Atualmente, não existem dúvidas: a prótese texturizada é, incontestavelmente, a melhor opção para quem deseja colocar silicone.
A questão não é simplesmente estética. Afinal, o mais importante é a resposta do organismo à prótese e a redução na probabilidade de rejeição do silicone.
Neste post, você vai entender como esses fatores estão ligados e de que forma a prótese texturizada tornou esse procedimento ainda mais seguro.
Ficou interessada? Então, continue a leitura!
O que é a prótese de silicone texturizada?
A prótese de silicone texturizada é um tipo de implante utilizado em cirurgias plásticas, principalmente quando as mulheres desejam aumentar os seios com silicone.
Assim como outras próteses, ela é preenchida com um gel de silicone de alta coesividade. Isso significa que, mesmo que a prótese se rompa, o conteúdo não vaza ou se espalha.
No entanto, a grande diferença da prótese texturizada está em seu revestimento. A concha de silicone não é lisa, e sim rugosa, levemente áspera.
Mas como esse pequeno detalhe interfere na cirurgia plástica? Isso é o que você vai descobrir nos próximos tópicos!
Quais são as vantagens da prótese texturizada?
A prótese texturizada oferece várias vantagens em comparação aos outros tipos de próteses de silicone. Algumas delas incluem:
A prótese texturizada reduz a incidência de contratura capsular
O corpo forma uma película em volta da prótese para isolá-la de outros tecidos da mama. E por ter uma superfície rugosa, a prótese texturizada facilita a aderência dessa película ao implante.
Assim que essa aderência acontece, o sistema imunológico reduz sua reação à prótese e tende a não formar inúmeras camadas fibrosas em torno do implante.
Desta forma, a cápsula continua fina, minimizando o risco de contratura capsular.
A prótese texturizada permanece mais estável na mama
Mais uma vez, a capacidade de aderência exerce um papel importante na recuperação da paciente.
Os tecidos da mama se fixam à prótese, evitando que ela se mova, migre e gire, mantendo-a na posição adequada para um bom resultado estético.
Quais são os outros tipos de superfícies das próteses de silicone?
Porém, a prótese texturizada é uma verdadeira evolução quando falamos em fabricação de implantes mamários.
Até poucos anos atrás, a prótese texturizada não existia. Então, os implantes tinham a superfície completamente lisa.
Por outro lado, depois do surgimento da prótese texturizada, os fabricantes também desenvolveram uma nova opção: o implante revestido de poliuretano.
A seguir, nós vamos contar a você quais são as características de cada uma dessas próteses e os efeitos delas sobre o corpo.
Prótese de silicone lisa
As próteses lisas são caracterizadas por uma superfície externa suave e brilhante.
Assim, a princípio, elas têm uma aparência mais natural e proporcionam uma sensação suave ao toque.
Vantagens da prótese lisa
Porém, este toque liso e suave não é, de forma alguma, uma característica que torna o organismo mais adaptável à prótese de silicone.
Por isso, a verdade é que o implante com revestimento liso não possui nenhuma vantagem e, pelo contrário, aumenta as chances de rejeição da prótese.
Portanto, ele tem sido cada vez menos usado pelos médicos, que preferem principalmente a prótese texturizada.
Desvantagens da prótese de silicone lisa
Como a superfície da prótese de silicone é lisa, o tecido do corpo que fica em volta do implante após sua colocação tem muita dificuldade de aderir a ele.
Pense no seguinte ponto: a prótese de silicone é um corpo estranho colocado no organismo. Assim, nosso sistema de defesa cria uma película para isolar este objeto dos outros tecidos.
Porém, como a superfície da prótese é lisa, esta película não consegue aderir a ela. O corpo, então, entende que precisa criar uma nova camada de película.
Essas camadas vão se sobrepondo umas às outras, formando uma cápsula cada vez mais grossa.
Ao final desse processo, a prótese fica recoberta por uma camada espessa e rígida, que pode começar a pressioná-la, gerando uma contratura capsular.
Portanto, as próteses lisas apresentam uma maior incidência de contratura capsular e de rejeição em comparação às próteses texturizadas.
Em alguns casos leves, é possível controlar o quadro com medicamentos, massagens e compressas.
Porém, em outros casos, esse quadro de rejeição evolui causando dores, deformidade, assimetria e até mesmo a necessidade de retirar a prótese.
Por isso, atualmente os médicos preferem não fazer a paciente correr este risco e utilizam próteses texturizadas, que tornam as chances de rejeição praticamente inexistentes.
Prótese revestida de poliuretano
Esse tipo de prótese é revestida com uma camada de espuma de poliuretano, que proporciona uma superfície externa macia e porosa.
Assim, sua textura externa lembra um pouco a de um velcro. Desta forma, ela também facilita a adesão dos tecidos do corpo.
Vantagens da prótese revestida com poliuretano
Diferentemente da prótese lisa, o implante revestido com poliuretano apresenta uma série de vantagens. Veja quais são elas:
Menor risco de contratura capsular
As próteses de poliuretano possuem uma superfície porosa, que facilita a aderência do tecido ao redor do implante.
Portanto, a película que se forma em volta da prótese consegue se fixar rapidamente, o organismo para de produzir novas camadas e a cápsula continua fina.
Essa característica reduz significativamente o risco de contratura capsular, uma das complicações mais comuns relacionadas aos implantes de silicone, assim como acontece com a prótese texturizada.
Estabilidade do implante
A camada de espuma de poliuretano proporciona maior estabilidade ao implante. Afinal, como ela gruda nos tecidos em volta, ela reduz a chance de deslocamento ou rotação.
Isso contribui para a manutenção da posição correta da prótese e, consequentemente, resultados estéticos mais duradouros e satisfatórios.
Menor incidência de infecções
O poliuretano inibe o crescimento de bactérias. Por isso, outro benefício desta prótese é o fato de reduzir a chance de infecções no pós-operatório.
Sem dúvida, reduzir o risco de infecções é importante para uma recuperação mais rápida e segura.
Porém, é importante destacar que as infecções não são frequentes no pós-operatório do silicone. Elas podem acontecer, mas em raríssimos casos.
Portanto, embora seja uma característica deste tipo de prótese, ela não é, de fato, uma necessidade da maioria das pacientes.
Menor chance de formação de seromas
Seromas são acúmulos de líquido que podem ocorrer sob a pele e ao redor da prótese, especialmente após cirurgias de reconstrução mamária.
As próteses de poliuretano apresentam menor incidência de formação de seromas, acelerando a recuperação das pacientes.
Desvantagens da prótese de poliuretano
Embora sejam reconhecidas como um avanço na área de cirurgia plástica, as próteses revestidas com espuma de poliuretano também têm algumas desvantagens:
Incerteza quanto à durabilidade do revestimento
As próteses de poliuretano começaram a ser fabricadas há pouco tempo. Por isso, a durabilidade do revestimento ainda é uma incógnita.
Embora não haja unanimidade entre os médicos a respeito do assunto, o fato é que algumas pesquisas sugerem a possibilidade de uma degradação ao longo do tempo.
Assim, caso isso se confirme daqui a alguns anos, a paciente teria uma exposição do implante de silicone, o que poderia comprometer sua eficácia e segurança.
Complexidade na colocação e remoção
Como a espuma de poliuretano é extremamente aderente, é difícil tanto colocá-la quanto retirá-la do seio, em caso de necessidade de um explante.
Por isso, quando o médico coloca uma prótese revestida com poliuretano no seio da mulher, ele pode precisar fazer uma incisão maior.
A mesma dificuldade ocorre no momento de remover ou trocar as próteses para alteração em seu volume.
Assim, a cirurgia de explante ou substituição se torna mais complexa e demorada.
Dificuldade em identificar rupturas
Essa é uma desvantagem ainda mais importante, pois pode colocar pacientes em risco. Afinal, embora a ruptura da prótese seja rara, ela pode acontecer.
Então, as pacientes com prótese de poliuretano ficam em desvantagem nesse momento, pois o revestimento pode mascarar rupturas e vazamentos.
Assim, a paciente pode ter um atraso tanto em seu diagnóstico quanto na intervenção médica necessária para solucionar o problema.
Disponibilidade e variedade
Quando se trata de implante mamário, é muito importante que a mulher conte com uma variedade de modelos, volumes e perfis da prótese de silicone.
Afinal, para que o resultado fique proporcional e harmônico, a prótese precisa ter um perfil compatível com seu biotipo.
Porém, as próteses de poliuretano nem sempre estão disponíveis em todos os países ou em todas as clínicas. Isso dificulta sua utilização.
Além disso, pode haver menos variedade de tamanhos e perfis em comparação com outros tipos de próteses, o que pode influenciar a escolha do implante mais adequado para cada paciente.
Custo
Finalmente, o custo de uma prótese de poliuretano é mais alto que o de uma prótese lisa ou texturizada.
Diante disso, tanto médicos quanto pacientes, ao analisarem as opções, muitas vezes chegam às conclusões que os custos são maiores que os benefícios que elas oferecem.
Qual prótese de silicone escolher?
No entanto, vale a pena destacar que, ao indicar uma ou outra opção, o médico considera características, necessidades e até mesmo o histórico clínico da paciente.
Portanto, discuta todas essas opções com ele e, diante de uma indicação precisa, vale a pena acolher a recomendação médica para ter maior segurança e um melhor resultado.
Gostou do post? Quer saber mais sobre silicone, cirurgias plásticas e outros procedimentos para deixar você ainda mais bonita?
Então, siga agora mesmo nossos perfis no Facebook e Instagram. Assim, você não perde as nossas próximas publicações e ainda tem muitas outras informações sobre o universo da beleza!
Deixe um comentário