Foi-se o tempo em que, para colocar uma prótese nos seios, você precisava desembolsar uma fortuna. Atualmente, o valor do silicone permite que grande parte das mulheres realizem este sonho.
Mas é possível que você tenha uma série de dúvidas sobre este assunto. Por isso, decidimos reunir, neste único post, as principais perguntas que chegam aqui à Clínica ou às nossas redes sociais sobre o tema.
E então, ficou interessada? Quer descobrir tudo sobre o valor do silicone? Continue a leitura e entenda todos os custos envolvidos nesta cirurgia.
1. Silicone valor: quanto custa uma prótese de mamas?
Uma prótese de seios pode ter preços muito diferentes. Afinal, existem vários fabricantes e modelos, cada um com sua especificidade.
Atualmente, no ano de 2023, próteses de silicone de boa qualidade custam a partir de cerca de 3 mil reais. Tudo dependerá da marca e da linha escolhidas.
Isso não significa que colocar uma prótese custa 3 mil reais. Como você verá em alguns dos próximos tópicos, a cirurgia envolve também outros custos.
2. Silicone valor: próteses maiores custam mais caro?
Existem muitos fatores que impactam no preço da prótese de silicone. O tamanho pode ser apenas um deles.
Algumas marcas cobram, sim, um valor adicional quando se trata de próteses maiores, que elas chamam de tamanhos especiais. Geralmente, são os implantes acima de 400 ml.
Outros fatores que impactam no preço da prótese estão relacionados às marcas, linhas e formatos.
A marca Silimed, por exemplo, no ano de 2023, oferece duas linhas diferentes de prótese de silicone para mamas ― a linha Standard e a linha Biodesign.
Segundo o fabricante, a linha Standard oferece implantes redondos clássicos e versáteis, adequados a diversos biotipos.
Já a linha Biodesign permite que o cirurgião plástico escolha o implante de silicone de acordo com o biotipo da paciente, considerando suas medições da mama para definição da medida de base da prótese.
Portanto, como você pode ver, cada uma das linhas tem uma proposta diferente. Consequentemente, uma prótese de 300 ml da linha Biodesign é mais cara que a da linha Standard.
Essas diferenças de preços também podem acontecer devido às diferenças de marcas presentes no mercado.
Portanto, não há uma resposta única a esta pergunta. Uma marca pode cobrar o mesmo preço para próteses de 210 ou 300 ml, mas praticar um valor diferente para o implante de 450 ml. É algo muito variável.
3. Silicone valor: marcas mais baratas são perigosas?
Em tese, quando compramos um produto mais caro, entendemos que ele apresenta uma qualidade melhor, não é mesmo?. Porém, nem sempre isso é fato.
No caso das próteses de silicone, existem muitas variantes que determinam o preço de um implante e não é este o critério que define o grau de segurança.
Todas as próteses de silicone com a comercialização autorizada pela Anvisa são seguras. Se um implante não cumpre requisitos tanto de pureza quanto de resistência, ele não pode ser disponibilizado no mercado.
Para isso, o Inmetro faz uma série de testes com próteses enviadas pelos fabricantes. Assim, eles atestam a segurança de cada lote ou impedem sua comercialização.
As únicas próteses realmente inseguras são aquelas que não possuem a aprovação da Anvisa. Por isso, as clínicas confiáveis e sérias só compram diretamente do fabricante e mediante essa certificação.
4. Silicone valor: se eu encontrar uma prótese mais barata, posso comprar?
Não é recomendado. Aliás, muitas clínicas nem aceitam que a paciente traga suas próprias próteses para a cirurgia.
Afinal, quando se pensa na segurança de uma paciente, a Clínica precisa ter certeza de que aquela prótese veio de um fabricante confiável. Como ela se certificaria disso sem conhecer o fornecedor?
Então, se uma clínica é séria, ela não permitirá que você compre uma prótese barata e traga para a cirurgia porque ela não conhece a procedência.
Nesses casos, o barato sai caro. O preço desta “economia” pensando em reduzir o valor do silicone pode ser impagável, depois.
E se a Clínica permite que você traga uma prótese da qual ela não conhece a procedência, infelizmente a sua segurança não é prioridade. Fique atenta!
Também vale a pena entender que, no momento da cirurgia, o médico pode alterar a prótese escolhida antes. Geralmente, essas diferenças são muito pequenas, mas trazem impacto ao resultado.
Então, suponha que você pudesse levar sua própria prótese e tivesse combinado com o médico que ele colocaria 240 ml.
Porém, no momento da cirurgia, ele percebe que, para o seu biotipo, uma prótese de 285 ml seria melhor. Você concorda que não seria possível parar o procedimento para trocá-las?
Já a clínica possui próteses de volumes diferentes e o médico consegue trocá-las. Desta forma, a paciente tem um resultado melhor.
Inclusive, é uma prática relativamente comum deixar a paciente consciente de que esta troca pode acontecer e levar duas ou três opções para o centro cirúrgico.
5. Silicone valor: por que o silicone líquido é mais barato que a prótese?
Infelizmente, as pessoas às vezes se deparam com promessas de aumento de seios (ou bumbum, coxas, etc) com silicone líquido. Realmente, os preços parecem tentadores.
Porém, eles não são o mesmo produto e o silicone líquido jamais pode ser aplicado no corpo. Ele coloca a vida das pessoas em risco.
Caso alguém ofereça a você um aumento de seios com silicone industrial ou líquido, fuja! Aliás, a solução não é apenas fugir, mas denunciar o “profissional”.
No Brasil, o uso de silicone líquido em procedimentos estéticos é um crime contra a saúde pública. Está previsto no Código Penal.
Afinal, este produto só serve com finalidade industrial. Ele limpa peças de aviões, lubrifica esteiras, impermeabiliza objetos.
Também pode ser usado como ingrediente de cosméticos, como cremes, shampoos e outros produtos de uso externo.
Porém, dentro do organismo, o silicone líquido ou industrial causa inflamações, se espalha pelo corpo, causa siliconomas, fibroses… E pior: quando a paciente começa a ver esses resultados terríveis, não há solução.
Como o silicone líquido se espalha pelo corpo, não é possível retirá-lo. Ele não tem uma forma definida e permeia os tecidos.
Então, não confunda! A prótese é feita com um gel de silicone puríssimo, de alta coesividade, um elastômero biocompatível e testado quanto à sua segurança à saúde. Já o silicone líquido ou industrial representa perigo de morte.
6. Valor da cirurgia: quais são os custos envolvidos?
Como já falamos anteriormente, as próteses representam apenas uma parte do custo da cirurgia. Este é o preço do implante, daqueles dois objetos arredondados preenchidos com silicone.
Porém, a prótese só tem valor quando colocada no corpo da paciente. Por isso, o custo maior não é o do implante, mas dos profissionais que realizam este trabalho, do hospital onde o procedimento acontece e assim por diante.
Além da prótese de silicone, veja quais são os custos da cirurgia para aumentar os seios:
Silicone valor dos honorários médicos
O preço total inclui os honorários do médico que realiza o procedimento. Ele é o responsável pela realização da cirurgia e coordenar o trabalho da equipe multiprofissional envolvida.
Para uma cirurgia segura e de sucesso, é fundamental que você busque um cirurgião plástico experiente, que já realizou o procedimento muitas vezes.
Contar com um profissional que domina bem a técnica proporcionará a você um resultado mais alinhado às suas expectativas, além da redução de riscos.
Silicone valor dos honorários do anestesiologista
O anestesiologista é um médico que monitora a paciente durante todo o procedimento. Ele aplica a sedação e a anestesia local.
Porém, o trabalho do anestesiologista vai além da aplicação do anestésico. Ao longo da cirurgia, ele acompanha os sinais vitais da paciente, o que evita intercorrências durante o procedimento.
Silicone valor da equipe auxiliar
Por permanecer sedada, a paciente geralmente não vê todos os profissionais que participam da cirurgia. Porém, eles são muitos.
Os médicos contam, durante o procedimento, com profissionais fundamentais para a segurança e bem-estar da paciente, bem como do bom andamento da cirurgia.
Esta equipe inclui enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrumentadores cirúrgicos.
Silicone valor da internação hospitalar
A internação hospitalar é um dos custos mais significativos quando falamos de uma cirurgia para colocar silicone.
O hospital cobra tanto o tempo de uso do centro cirúrgico quanto o período de internação da paciente.
Como você sabe, alguns hospitais praticam um preço mais alto. Isso acontece principalmente devido à localização, conforto das instalações e comodidades oferecidas.
O hospital também cobra por todo e qualquer material utilizado durante a cirurgia. Portanto, desde a seringa até o esparadrapo, tudo é contabilizado.
Silicone valor de custos adicionais
Ao se programar para uma cirurgia plástica, é importante que você também se prepare para algumas despesas adicionais.
Elas não estão relacionadas aos honorários médicos, hospital ou equipe multidisciplinar. No entanto, elas são indispensáveis para que você tenha uma boa recuperação.
Alguns exemplos dessas despesas são a compra de um sutiã pós-operatório, anti-inflamatórios e antibióticos, bem como a drenagem linfática, quando indicada pelo seu médico.
Após contabilizar todas essas despesas, o valor médio para colocar silicone, em São Paulo, no ano de 2023, varia entre 15 e 40 mil reais.
E agora, tirou suas dúvidas sobre o valor do silicone? Ainda tem alguma pergunta? Deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em responder.
E não se esqueça de seguir nosso perfil no Instagram para saber tudo sobre a cirurgia para colocar silicone e acompanhar todas as novidades desta área.
Deixe um comentário