Próteses de alta tecnologia e técnicas avançadas. A combinação entre esses dois elementos faz com que a troca ou retirada da prótese seja cada vez menos necessária. No entanto, algumas mulheres ainda precisam fazer esse tipo de cirurgia depois de colocar a prótese de silicone no seio.
Quer saber o que motiva essas novas cirurgias e como evitar um novo procedimento? Então, confira o post e entenda tudo sobre esse tema!
É preciso trocar a prótese de silicone colocada no seio?
Décadas atrás, quando uma mulher colocava silicone no seio, esse procedimento não era definitivo. Depois de alguns anos era necessário retirar ou trocar a prótese.
Em alguns casos, a troca acontecia muito antes. Assim, devido aos casos de rejeição, um número relativamente grande de cirurgias precisavam ser refeitas.
No entanto, felizmente essa foi uma área da cirurgia plástica que evoluiu bastante. Com técnicas modernas e próteses altamente tecnológicas, essa realidade ficou no passado.
Devido à superfície texturizada, as próteses atuais são bem aceitas pelo organismo. Assim, raramente é necessário trocá-las por esse motivo.
Para se ter uma ideia, muitos fabricantes dão garantia vitalícia à mulher. Isso significa que dificilmente haja um incidente que obrigue a paciente a trocar as próteses mamárias. Sendo assim, a troca do silicone por tempo de uso não é mais uma necessidade iminente.
Atualmente sua substituição só acontece em situações realmente muito específicas. Para identificar essa eventual necessidade, os médicos recomendam acompanhamento anual com objetivo de verificar a integridade das próteses. Com essa avaliação periódica, a mulher tem ainda mais tranquilidade de que tudo está bem.
Por que as mulheres trocam o silicone no seio?
Porém, existe um motivo para troca de silicone que está além da tecnologia ou das técnicas utilizadas. Algumas pacientes, depois da cirurgia, sentem-se insatisfeitas com o volume dos seios.
Para algumas, as mamas ainda ficaram pequenas. Para outras, o volume ficou exagerado. Então, elas pedem uma nova cirurgia para trocar o tamanho da prótese.
A única forma de evitar esse novo procedimento é a definição criteriosa do tamanho da prótese. É fundamental conversar abertamente com o cirurgião, expor suas expectativas e principalmente ouvir o que o profissional tem a dizer.
Com sua experiência, o cirurgião consegue conciliar dois fatores: a harmonia corporal e o desejo da paciente. Ele propõe não só o tamanho mais adequado, mas também o perfil indicado para obter um resultado natural e satisfatório.
Como acontece a troca da prótese de silicone?
Caso a mulher realmente não fique satisfeita com o tamanho das próteses, ela tem a opção de trocá-las. No entanto, isso exigirá uma nova cirurgia e todos os custos relacionados a ela.
Muitas vezes, o médico consegue retirar a prótese fazendo uma nova incisão no mesmo local.
Ainda assim, a cirurgia é mais demorada que a mamoplastia de aumento. Porém, a cicatriz continua no mesmo local e tamanho da anterior.
Porém, se a mulher tinha uma prótese muito grande e quer substituir por uma menor, a troca pode não ser tão simples. Para acomodar o volume do implante mamário, a pele se esticou. Assim, quando ele for retirado, pode haver uma certa flacidez.
Nesse caso, o médico não precisa apenas retirar o implante mamário. Ele também fará outras incisões para eliminar as sobras de pele.
Portanto, para que o médico retire o implante de tamanho maior e corrija a flacidez, o procedimento não é uma simples mamoplastia de aumento. Trata-se de uma mastopexia com prótese, que além de ser mais complexa, deixa outras cicatrizes.
Outras razões para a troca do silicone
Ruptura
A ruptura só acontece em casos excepcionais. Quando a paciente sofre um acidente ou pancada muito forte, por exemplo, existe uma chance remota de que a prótese não resista. Mas, veja, estamos falando de um impacto realmente muito forte para que isso de fato aconteça. Apesar disso, o conteúdo interno não vaza e não é absorvido pelo organismo de nenhuma maneira.
Mau posicionamento
O mau posicionamento da prótese pode acontecer por uma série de razões. Nessas situações, a única forma de corrigir o problema é por meio de uma nova cirurgia plástica, infelizmente.
No entanto, existem alguns cuidados que podem evitar o mau posicionamento. O primeiro deles é procurar por uma clínica de confiança e um cirurgião experiente. Essa escolha, sem dúvida, é um dos pontos que mais merecem a sua atenção.
Dessa forma, a paciente evita riscos como a abertura de uma loja muito grande para a colocação da prótese ou a escolha de um implante de tamanho inadequado.
Contratura capsular
Apesar de toda a tecnologia das próteses, cada organismo é único. Então, o sistema imunológico de algumas mulheres pode apresentar alguma reação exagerada à presença do implante.
Quando isso acontece, a paciente pode ter contratura capsular. Isto é, quando a membrana que o corpo forma em volta da prótese se torna espessa e começa a pressionar o implante. Assim, ocorre, portanto, o endurecimento das mamas, desconforto, assimetria nos seios, ondulações na superfície e até mesmo dores.
Questões estéticas
Mesmo que esteja tudo bem com a paciente e com a prótese, algumas delas têm o desejo de mudar o tamanho. Portanto, nesses casos, a única solução é a troca.
Mas veja, todo o processo de decisão precisa ser construído junto ao cirurgião plástico responsável pelo procedimento. Somente ele será capaz de orientá-la sobre qual melhor caminho a seguir, de maneira que você realize o seu sonho, mas sem por em risco a saúde do seu corpo.
Finalizando
Entendeu por que é importante conversar abertamente com seu médico e decidir criteriosamente o tamanho e formato da prótese de silicone? Isso garantirá a sua satisfação e evitará uma nova cirurgia.
Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em responder!
Se você quiser saber mais sobre a cirurgia plástica queridinha entre as mulheres, navegue pelo nosso Blog. Semanalmente, publicamos artigos exclusivos que podem te ajudar a tomar a melhor decisão em relação à cirurgia.
Além disso, em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, você também pode obter dicas quentinhas para sanar todas as suas dúvidas.
Deixe um comentário