Grande parte das mulheres que sonham em aumentar as mamas com silicone, e querem ser mães, tem um medo em comum: não poder amamentar. Você se identifica?
Além desse cenário de incertezas, que é natural, informações falsas e sem embasamento garantindo por especialistas são espalhadas por diferentes vias, mas principalmente pela internet e isso acaba tornando o silicone um vilão, o que não é verdade.
Aqui você vai acabar com as questões que te deixam em dúvida em relação à amamentação e do seu sonho de ficar turbinada. Ficou interessada? Então, segue a leitura.
O silicone impede a amamentação?
Essa é provavelmente a MAIOR MENTIRA sobre amamentação para quem tem silicone, pois, em ambas das técnicas mais utilizadas para implante de silicone, a prótese é posicionada sempre abaixo das glândulas mamárias e dos ductos de leite.
Ou seja, o fato de ter uma prótese de silicone nas mamas, não significa que a produção e nem o caminho que o leite percorre até chegar à boca do bebê serão interrompidos. Além disso, para uma prótese de silicone ser colocada no mercado é necessário que ela passe por muitos testes de qualidade, e ainda os resultados devem ser validados pela ANVISA e apenas após a aprovação da mesma que ela poderá ser vendida.
Vale ressaltar que como todos os outros mercados, os avanços também acontecem no mercado de prótese mamária. O revestimento das próteses tem se tornado melhor, pois a indústria descobriu que próteses texturizadas e de poliuretano tem melhor adaptabilidade ao corpo, de forma a diminuir os casos de rupturas e de contratura capsular.
A melhor incisão para não atrapalhar a amamentação.
Incisões
- Inframamária
A Incisão inframamária é a queridinha de muitos médicos, pois não afeta áreas com grande disposição nervosa e nem os ductos mamários. Ela é feita abaixo do seio, na linha do sulco mamário, e a cicatriz fica bem escondida.
- Transaxilar
Para quem quer reduzir riscos na amamentação essa incisão também pode ser uma escolha, porque assim como a anterior, ela não é feita em áreas importantes com ductos mamários e muitos nervos. Entretanto, a incisão Transaxilar é mais complicada e demorada, pois é feita na axila e precisa que um canal seja feito para levar até a posição correta a prótese de silicone.
- Periareolar
Em casos de mulheres que ainda querem engravidar e consequentemente amamentar, não é recomendado esse tipo de incisão, pois a Periareolar é feita na aréola e afeta muitos ductos mamários no momento de posicionar a prótese se tonando mais suscetível a dificuldades na amamentação e até um aumento ou redução da sensibilidade do seio.
Na realidade, não existe uma incisão que garanta que não haverá dificuldades na amamentação, pois além da cirurgia, existem inúmeras causas que podem dificultar a amamentação como: histórico familiar e estresse.
Sendo assim, o caminho mais viável é escolher uma incisão que diminua o máximo dos riscos e, se possível, busque profissionais especialistas em amamentação para que o processo seja guiado da melhor forma.
Dúvidas Frequentes
Em caso de rompimento de prótese, o silicone pode entrar em contato com o leite?
Como já dissemos antes, o risco do rompimento da prótese hoje é bem pequeno, mas se isso acontecesse nada entraria em contato com o leite. Isso porque o leite materno fica armazenado dentro do ducto mamário, o que evita qualquer contato com a prótese.
A prótese pode romper durante a amamentação?
Não! O rompimento da prótese só acontece em caso de grandes impactos, por exemplo, em acidentes graves. Porém, ainda sim, a possibilidade é bem pequena. Durante os testes de qualidade as próteses passam por avaliações de impacto e resistência, o que garante que só as mais resistentes sejam aprovadas.
O bebê tem maior dificuldade na hora de fazer a sucção do leite?
Não necessariamente. A sucção está relacionada com a pega do bebê na aréola, que é externa, ou seja, a dificuldade é dada por fatores externos. Entretanto, quando a prótese é maior que o recomendado e a mãe não conhece a forma certa da pega, pode existir uma dificuldade apenas no primeiro momento, e ainda sim, será mais relacionada a posição da qual o bebê faz a sucção.
É possível usar a bombinha para tirar o leite, se eu tiver silicone?
Como já falamos anteriormente, o silicone não atrapalha na sucção do leite e a bombinha fará o mesmo movimento que o bebê, então se a amamentação estiver acontecendo normalmente não existe problema.
Como fica o silicone após a amamentação?
As dúvidas das mamães sobre o silicone não vão apenas até o período de amamentação em si, elas chegam também no pós-amamentação, a maior delas é “O silicone cai depois que eu amamentar?”.
A verdade é que não, o silicone não cai após o final da amamentação! O que acontece é que, por conta da produção do leite nos ductos mamários, a camada de pele se expande para suportar o aumento daquela área. Ou seja, após a produção do leite cessar, a pele ficará flácida em excesso já que se perdeu volume nas mamas.
Entretanto, também existem outras situações possíveis nesse processo pós amamentação. Durante a gravidez as mulheres ganham peso, o que é natural do processo, algumas mais, outras menos, mas o fato é que essa mudança drástica no peso pode afetar aparência do silicone, principalmente quando a mulher perde bastante peso no pós-gestação.
Essas situações não são cenários incomuns, por isso é importante que as mulheres tenham consciência disso, já que é uma variável que nem os médicos podem controlar. Mas os cirurgiões estão preparados para agir e amparar as mulheres que estão vivendo nesse cenário.
Por isso é importante que você procure o seu cirurgião após esse processo, ele é quem vai analisar o seu caso e te mostrar as melhores opções. Por exemplo, nesses dois cenários ditos anteriormente existem 2 soluções mais comuns:
- Quando a mulher está com um caso simples de flacidez é possível fazer a troca da prótese, nesse caso, se muda o tamanho para preencher o volume por completo e acabe com a flacidez.
- Já nos casos de ganho e perda de peso drásticos, é provável que apenas o implante da prótese não resolva. Esses casos podem se encaixar em quadros de ptose, sendo necessário retirar pele e levantar o seio.
Claro que o autodiagnóstico não é suficiente para definir o procedimento mais adequado, para isso faça uma consulta com o seu cirurgião plástico.
Enfim, suas dúvidas foram esclarecidas? Esses são tópico mais frequentes, mas se você ainda tem alguma dúvida comente aqui que será um prazer te ajudar. E se você quiser mais informações sobre mamoplastia de aumento, entre em contato com a nossa equipe clicando no botão verde abaixo.
Não esqueça de passa no perfil do Silicone Center no Facebook, Instagram e no nosso canal lá no YouTube, por lá você vai encontrar muito mais sobre o universo da beleza e da cirurgia plástica.
Deixe um comentário