Se você chegou até aqui é porque, certamente, está considerando a prótese de silicone após o nascimento do bebê, certo? Mas você sabe se pode colocar silicone depois de amamentar? Veja, para muitas mulheres que ficaram felizes com o aumento das mamas durante a gravidez, o sonho se desfaz logo após o período de lactação. Isso porque, os seios voltaram ao tamanho anterior, causando uma certa frustração nas novas mamães. Então, surge a pergunta: é possível colocar silicone depois de amamentar?
Bom, antes de entrarmos na questão é importante dizer que toda mulher, seja ela mãe ou não, tem todo o direito de procurar por procedimentos estéticos ou cirúrgicos que a faça sentir-se bem consigo mesma. O que é preciso ter como prioridade, no entanto, é a saúde do corpo.
Então, se você tem essa consciência, elaboramos esse conteúdo especialmente para você. Nesse artigo exclusivo vamos responder sobre a prótese de silicone após a amamentação. Por isso, se você também tem essa ou outras dúvidas sobre o assunto, continue a leitura! Vamos explicar se essa cirurgia é recomendada nesses casos e qual é o melhor momento para realizá-la. Confira!
O que acontece com os seios durante a gestação e lactação
Os seios começam a se preparar para o período de lactação – ou seja, amamentação – durante toda a gravidez. Assim, logo nas primeiras semanas da gestação, o estrogênio atua para aumentar o volume das mamas.
Além do crescimento natural da glândula mamária, os seios também incham. Isso porque ocorre o aumento da circulação sanguínea na área, o que é perfeitamente normal. É neste momento que as mamas volumosas fazem a alegria das futuras mamães que, até então, tinham os seios pequenos.
E mais: as mamas permanecem volumosos ainda durante todo o período de amamentação. Assim, cerca de três meses depois que o bebê para de mamar, eles voltam ao tamanho normal.
Porém, algumas mulheres pode ter uma condição chamada atrofia mamária pós-gestacional acentuada. Isso significa que elas ficam com os seios ainda menores que antes da gravidez. É neste momento que a cirurgia de implante de silicone começa ser cogitada.
Mas é preciso cautela. Afinal, o organismo de uma recém-mãe está se readaptando após o nascimento do bebê. Então, é preciso entender esse processo natural do corpo para saber exatamente qual o momento certo para um procedimento estético ou cirúrgico.
A mulher pode colocar silicone depois de amamentar?
Antes de responder essa pergunta, é importante relembrar que o objetivo da mamoplastia de aumento é dar volume aos seios. Ou seja, ela não corrige a flacidez nas mamas, ok?
Procuramos destacar essa informação porque é comum que mulheres com flacidez nas mamas ou com os seios caídos, devido à gravidez e à amamentação, confundam a mamoplastia de aumento – prótese de silicone para dar volume aos seios – com a mastopexia, que é a correção das mamas caídas.
Veja, em muitas mulheres, já acontece um aumento no volume da glândula mamária a partir da 20ª ou 22ª semana de gestação. Assim, elas ficam com as mamas maiores durante a gravidez e lactação.
Porém, depois que a mulher amamenta, os seios naturalmente voltam ao tamanho normal. Então, caso ela queira recuperar o volume, precisa fazer uma cirurgia plástica nas mamas.
Por isso, se a mulher quer colocar silicone apenas para ficar com os seios grandes e bem preenchidos outra vez, esse é o procedimento adequado. O silicone aumentará suas mamas, e de forma definitiva! Maravilhoso, não é mesmo?
No entanto, algumas mulheres não têm apenas o crescimento da glândula mamária. Por vários motivos, acontece um aumento de peso durante a gravidez.
Deste modo, depois que o bebê nasce, algumas delas emagrecem e perdem o volume das mamas. Porém, além da redução do tamanho, também surge a flacidez nos seios, um grande incômodo para as mulheres, já que isso afeta diretamente sua autoestima.
Veja, nesses casos, a mamoplastia de aumento não é a cirurgia mais indicada. Isso porque, nesse procedimento, o médico não retira o excesso de pele típica da flacidez, o que seria necessário para solucionar o problema.
Qual é o melhor momento para colocar o silicone?
Mesmo depois que a mulher para de amamentar, seus seios levam um tempo para voltar ao normal. No entanto, esse período é variável, pois cada organismo tem um ritmo de resposta diferente às mudanças hormonais.
Por isso, os médicos recomendam que a mulher comece o processo para colocar o silicone cerca de 6 meses após o fim da amamentação. Dessa forma, a avaliação das mamas será mais precisa e a cirurgia terá um resultado mais previsível e efetivo.
Além disso, existem dois riscos em fazer a cirurgia logo após o fim da amamentação. O primeiro é a própria indicação do procedimento mais adequado.
Afinal, só depois que as mamas voltarem ao tamanho normal o médico poderá avaliar o grau de flacidez. Se ela for bem leve, talvez o silicone preencha o seio e resolva o problema.
Porém, se a flacidez for de grau moderado e acentuado, a prótese de silicone não é suficiente. Nesses casos, o cirurgião indicará o lifting de mamas, ou seja, a mastopexia.
Outra questão importante é a sua satisfação com os resultados. O cirurgião sempre orienta a paciente para que ela coloque uma prótese que deixe seus seios proporcionais e harmônicos com o restante do corpo.
Se o médico faz essa avaliação logo após a amamentação, os seios ainda estarão volumosos. Assim, ele deve sugerir uma prótese menor e, depois que as mamas voltarem ao tamanho normal, o volume ficará aquém das suas expectativas.
Finalizando
Entendeu em que casos a mulher pode colocar silicone depois de amamentar e quando essa cirurgia não é recomendada? Quer saber se a melhor indicação para o seu caso é a mamoplastia de aumento ou o lifting de mamas?
Então, não perca tempo! Entre em contato conosco agora mesmo e agende sua avaliação com nossa equipe!
Você também pode acompanhar todas as nossas novidades sobre prótese de silicone em nossas redes sociais. Diariamente, publicamos conteúdos exclusivos que vão te ajudar a saber tudo sobre esse universo.
Deixe um comentário