O seio é um símbolo muito forte da feminilidade e que costuma causar bastante impacto no emocional das mulheres: não são poucas as que se angustiam com assuntos como o tamanho dos seios e câncer de mama.
É muito comum que mulheres que estejam insatisfeitas com seus seios pequenos sonhem com o implante de silicone, mas acabam desistindo por medo da prótese aumentar as chances do desenvolvimento de um tumor na mama.
Essa questão, porém, precisa ser desmistificada com informação. Silicone causa câncer? De cara, já vamos responder a essa pergunta com um não! Siga a leitura para conferir mais informações a respeito do assunto.
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é uma doença provocada pela multiplicação desordenada de células no seio, gerando um tumor maligno. A condição não tem uma causa definida, mas pode estar relacionada a diversos fatores:
- idade;
- questões endócrinas;
- saúde reprodutiva;
- genética;
- comportamento.
Como o quesito “comportamento” acaba sendo bastante amplo, não é incomum que mulheres se assustem com a ideia da prótese mamária, já que ela não deixa de ser uma interferência externa nessa região tão sensível do corpo.
A questão é que os fatores comportamentais são, sumariamente, relacionados a hábitos alimentares e ao consumo de tabaco — o silicone não tem nada a ver com isso!
Colocar silicone é seguro?
A resposta para essa pergunta é simples e direta: sim! Desde que a cirurgia de implante de silicone seja realizada em uma clínica regulamentada e confiável, tanto o procedimento quanto a prótese em si são bastante seguros.
Por mais que seja a inserção de “um material estranho ao organismo”, a prótese não é tóxica e é constituída por elastômero de silicone e gel de alta coesividade. Essas palavrinhas parecem difíceis, mas o que elas querem dizer é que o implante tem alta elasticidade e uma ligação muito forte entre suas moléculas, o que não permite que elas simplesmente saiam se espalhando pelo corpo.
Colocar uma prótese de silicone devidamente certificada pela Anvisa, portanto, é extremamente seguro. O risco de rejeição do organismo ao material é de menos de 1% — e, ainda assim, essa rejeição não tem a ver com câncer.
Silicone e câncer de mama
Agora que você já recebeu resposta para a sua pergunta se silicone causa câncer e sabe que não, vamos falar um pouco da relação entre esses dois fatores por outro âmbito: a reconstrução mamária em mulheres que precisaram realizar mastectomia.
Que o implante mamário é um importante aliado da autoestima feminina, isso provavelmente você já sabia — mas no caso de pacientes que tiveram câncer de mama, ele se torna peça praticamente essencial da reconstrução da autoimagem.
Como falamos no início do texto, o seio é um símbolo forte da feminilidade, o que faz com que as mulheres se sintam muito fragilizadas em caso de mastectomia, não apenas pela doença, mas por conta da retirada dessa parte do corpo.
A prótese de silicone entra, então, como um fator de transformação profunda. Após a vitória em um tratamento de câncer, a reconstrução da mama com um implante é mais um capítulo da celebração da cura.
Mais uma vez, por conta da mistificação em torno do tema, muitas pacientes se mostram receosas em relação à realização da cirurgia de implante após o câncer. Os profissionais especializados, no entanto, afirmam que a prática é extremamente positiva, desde que realizada da maneira adequada e recomendada pelos médicos que acompanham o caso.
Conheça o Silicone Center
Como falamos no artigo, a colocação de um implante de silicone é totalmente segura, desde que realizada em clínicas especializadas e regulamentadas. O Silicone Center é uma clínica de cirurgia plástica idealizada por médicos especialistas, que tem o objetivo de facilitar o acesso à mamoplastia de aumento.
Por ser dedicada exclusivamente a esse tipo de procedimento, a clínica está totalmente preparada para receber pacientes com as mais diversas histórias e, de forma muito atenciosa e humanizada, ajudá-las na reconstrução de sua autoestima.
Nossas estruturas contam com todos os equipamentos, a segurança e o conforto necessários para a realização das cirurgias, as pacientes têm alta no mesmo dia e contam com todo o apoio da equipe durante o pré e o pós operatório.
Para conhecer melhor sobre a clínica, que já conta com 10 unidades no estado de São Paulo, acesse o site do Silicone Center.
Deixe um comentário