Você já sentiu dores durante o sexo? Provavelmente, essa situação é extremamente constrangedora para você, pois, além do desconforto físico, essa situação traz um desconforto emocional e psicológico. É comum nesses casos a mulher se questionar e até se colocar como culpada. Entretanto, isso é o reflexo da falta de informação que temos durante a adolescência e infelizmente, cedo ou tarde os incômodos e as dúvidas em relação ao que acontece com o nosso corpo aparecem e não tem como ignorar.
Leia também:
- Cirurgia Íntima Feminina: Entenda os Tipos
- Cirurgia íntima: tudo que você precisa saber sobre a ninfoplastia
- Dor no sexo: mitos e verdades sobre fatores que podem tornar a relação sexual desagradável
Hoje, você vai descobrir o que pode estar causando suas dores e também a causa de outros incômodos que talvez você tenha acreditado que eram normais. Continue a leitura para descobrir mais sobre o assunto, mas já te adianto…Você não é a culpada!
Sinais
Alguns incômodos íntimos, que muitas mulheres têm ao longo da vida, podem ser reflexo da assimetria ou do tamanho excessivo nos pequenos lábios vaginais. Esse crescimento excessivo ou assimétrico pode acontecer de forma natural do corpo, por exemplo, após o período gestacional e o parto, ou também consequência de práticas da mulher, como o uso de anabolizantes.
O diagnóstico para esses casos começa com o mapeamento dos sinais e, após isso, a avaliação do ginecologista ou do cirurgião plástico para encontrar o melhor procedimento para cada caso. Mas agora, vamos entender quais são os sinais mais comuns.
Dores durante o sexo
É bem provável que você chegou aqui porque já sentiu incômodos durante a relação com o seu parceiro, isso pode acontecer pelo tamanho excessivo dos pequenos lábios vaginais, pois o atrito gerado durante o ato sexual pode machucar e causar dores na mulher.
Incômodos durante o uso de roupas mais justas
O tamanho excessivo dos pequenos lábios também é um problema para as mulheres na hora de se vestir. Quando a calça ou o shorts é justo, é comum gerar uma pressão e um atrito que machuca, além de constranger pelo volume na área íntima.
A prática de hipismo e ciclismo
Atletas femininas das modalidades de hipismo e ciclismo costumam sofrer com a hipertrofia (crescimento) dos pequenos lábios, isso porque essas práticas geram um grande atrito na área da genitália.
Infecções vaginais recorrentes
Outro sinal de alerta é a recorrência de infecções vaginais, como a candidíase, decorrentes da dificuldade de higiene vaginal gerada pelo tamanho excessivo dos pequenos lábios vaginais. Essa característica torna a genitália feminina propícia ao acúmulo de resíduos de urina e consequentemente, por ser uma área úmida, quente e escura aumenta as chances de infecções.
Insatisfação estética
Por último, mas não menos importante, temos o incômodo estético que tem um impacto gigantesco na autoestima da mulher e que reflete em várias áreas da vida, inclusive pode ser o primeiro a ser percebido.
A Ninfoplastia
O que é?
A Ninfoplastia tem o objetivo de tratar todos os sintomas que você viu anteriormente. Como você já entendeu, esses sinais podem aparecer quando os pequenos lábios vaginais estão assimétricos ou com tamanho excessivo.
Esse caso é inicialmente percebido pela própria paciente, mas para um diagnóstico ser definido é necessário a consulta com o cirurgião plástico ou um ginecologista. Nesse diagnóstico é considerado não só a necessidade de diminuição dos pequenos lábios, como outras situações que precisam ser corrigidas em conjunto buscando a priorizar a saúde íntima feminina.
O procedimento
Após o diagnóstico e a definição da Ninfoplastia como tratamento, o cirurgião retirará o excesso de mucosa e reconstrói os pequenos lábios de acordo com o ideal para cada mulher. A Ninfoplastia é um processo que dura no máximo 60 minutos e pode ser feito em consultório com anestesia local.
Recuperação
No geral, a Ninfoplastia tem uma recuperação tranquila, inclusive na maioria dos casos não utiliza pontos ou é feita com pontos absorvíveis. Após 3 dias da cirurgia, dependendo do que cada paciente faz, ela já pode voltar a trabalhar. Na primeira semana, é recomendado que as pacientes não usem roupas que pressione ou gere atrito na área operada. Ja restrição mais longa acontece só com atividades que gerem atrito na área operada, por exemplo, atividades que exijam longas caminhadas e esforços físico.
Em resumo, a Ninfonfoplastia tem o objetivo de acabar com os incômodos que limitam e constrangem a mulher, comprometendo sua saúde física e psicológica. Esse tipo de assunto não pode mais ser um tabu, então compartilhe este artigo com uma amiga e vamos ajudar outras mulheres.
Para ficar atualiza do nosso conteúdo fique sempre atenta aqui no nosso blog e no YouTube. Você também pode nos acompanhar no Facebook e no Instagram. Mas, caso você precise também, você pode entrar em contato com a nossa equipe via WhatsApp clicando no link abaixo.
Deixe um comentário