De verdade, não é difícil entender quem tem medo de fazer uma harmonização facial. Infelizmente, em alguns casos o efeito pillow face é tão acentuado que deforma o rosto.
E como sempre, o que é negativo ganha muito destaque do que o positivo. Não faltam notícias quando alguém surge com o rosto muito alterado, descaracterizado ou com preenchimento exagerado.
Mas e quanto a você, faria uma harmonização facial? Tem vontade de mudar algumas características do rosto, mas também tem medo de ter um resultado bizarro?
Isso não precisa acontecer! Neste post, você vai aprender o que é pillow face e o que fazer para evitá-lo.
O que é pillow face?
Pillow face, ou rosto de travesseiro, é o nome que damos às deformações na face devido a preenchimentos ou harmonização facial feitos de forma equivocada e que deixam a face com aspecto inchado.
Quando feita de forma correta, para destacar os pontos fortes do rosto e corrigir imperfeições, a harmonização facial proporciona um resultado excelente.
Os traços adquirem uma boa projeção, se tornam proporcionais à face como um todo e, por isso, esse é um procedimento muito procurado.
A mesma coisa acontece com preenchimentos como a rinomodelação e o aumento do volume dos lábios.
Porém, em alguns casos, devido à falta de preparo de alguns profissionais ou por insistência do paciente, o resultado do preenchimento pode ficar muito artificial.
Um desses exemplos é justamente o pillow face, que acontece quando algumas áreas do rosto recebem tanto ácido hialurônico que ficam com o aspecto estufado.
Assim, em vez de ficar com um rosto proporcional, equilibrado e harmônico, a pessoa parece ter acabado de acordar.
Quer entender melhor? Veja os tópicos a seguir:
Como identificar uma pillow face?
O efeito pillow face pode ser identificado a partir de algumas características. Veja quais são elas:
Pillow face com exagero no volume do osso malar
Um dos sinais de pillow face é o volume exagerado no osso malar, que é bastante comum em preenchimentos realizados de forma incorreta.
Neste caso, aquele osso que se destaca na parte superior da bochecha, já próximo aos olhos, se torna muito proeminente.
O excesso de ácido hialurônico nesta região, seja para destacar o malar ou para preencher olheiras, deixa os olhos com o aspecto apertado, como os de alguém que realmente acabou de acordar ou está muito acima do peso.
Portanto, é importante entender que não se deve exagerar no preenchimento dessa região.
Infelizmente, o preenchimento excessivo do malar é visto como uma alternativa para puxar a pele para cima e diminuir o sulco nasolabial (bigode chinês).
Porém, apesar de realmente suavizar a linha em volta da boca, essa alternativa deixa a parte superior da bochecha com um aspecto muito artificial.
Pillow face com excesso de preenchimento no queixo e maxilares
Outras vezes, especialmente em homens, o pillow face se revela através do exagero de volume no queixo e maxilares.
Assim, a pessoa muda completamente o contorno facial e, em alguns casos, o terço inferior da face se torna até mesmo desproporcional ao rosto.
Embora a harmonização facial melhore o contorno facial, não deve haver exagero a ponto de descaracterizar a pessoa.
Por isso, é de extrema importância buscar profissionais preparados, com apurado senso estético e experiência em procedimentos faciais.
Boca extremamente volumosa
O preenchimento labial é um dos procedimentos estéticos mais realizados da atualidade. E na medida certa, ele dá destaque à boca, hidrata e ainda estimula a formação de colágeno!
Porém, quando em exagero, o preenchimento labial também traz problemas. Um deles é o efeito boca de pato.
Isso acontece quando o ácido hialurônico é aplicado no local inadequado do lábio superior. Então, o profissional coloca o preenchedor, mas não vê aumento no volume.
Portanto, ele aumenta a quantidade de preenchedor mas, por estar no local inadequado, ele reduz a curvatura superior do lábio, deixando-o no formato de um bico de pato.
Outro efeito indesejado é a boca de macaco, quando ocorre um exagero de volume tanto na parte inferior quanto superior, deixando os lábios saltados e com tamanhos praticamente equivalentes.
O que causa o efeito pillow face?
A causa do pillow face é sempre um erro na aplicação de ácido hialurônico. Porém, este equívoco pode se referir a diferentes aspectos. Saiba mais a seguir:
Pillow face por erro no local da aplicação
O local da aplicação é um dos motivos para a ocorrência de pillow face. Então, neste caso, o profissional insere a agulha em um ponto ou tecido não adequado.
Como resultado, a parte que sofre a alteração não é exatamente a área que precisava de intervenção. Assim, o paciente sofre duplamente com um prejuízo.
Em primeiro lugar, ele ficará com alguma região do corpo deformada. Um exemplo, como já mencionamos, é a boca de pato.
Ao colocar o produto no local incorreto, ocorre uma redução na curvatura do lábio superior, especialmente no arco do cupido.
Em segundo lugar, o paciente sai da clínica sem obter o volume no local desejado ou, para isso, precisa arcar com custos maiores devido a uma quantidade exagerada de ácido hialurônico aplicada para balancear o resultado.
Pillow face por excesso de preenchedor
Embora exista uma moda referente à aparência, o profissional que atua na área da beleza precisa conhecer alguns princípios estéticos atemporais.
Assim, ele deve entender a importância de manter a proporção harmônica dos traços faciais.
Quando o paciente solicita algum procedimento que levará a um resultado exagerado, é dever do profissional orientá-lo quanto a possíveis distorções.
Inclusive, o profissional não tem a obrigação de fazer um procedimento caso ele perceba que o resultado não será benéfico ao paciente.
Portanto, é importante procurar um bom profissional para que ele, com sua capacidade técnica, seja apto a preencher o rosto deixando o aspecto natural.
Pillow face causado por inadequação do produto
Não existe um único tipo de ácido hialurônico. O AH de baixa densidade, por exemplo, tem uma consistência mais suave, fluida e maleável.
Portanto, os profissionais utilizam o AH de baixa densidade para o preenchimento de linhas finas, como aquelas que ficam ao redor dos olhos, bem como das rugas superficiais.
Já o ácido hialurônico de média densidade é um pouco mais espesso e, por isso, consegue preencher de forma satisfatória as rugas moderadas, como o bigode chinês.
Muitos profissionais também utilizam o ácido hialurônico de média densidade para realçar o contorno dos lábios.
Finalmente, o ácido hialurônico de alta densidade é o mais espesso de todos. Ele é bem viscoso e firme.
Assim, os médicos costumam usar AH com essa consistência para procedimentos que requerem sustentação e um volume maior, como preenchimento da maçã do rosto, queixo e mandíbula.
Como você pode ver, a densidade do produto o torna adequado para determinadas regiões e inadequado para outras. Então, a aplicação no local errado pode levar a um resultado estético desagradável.
Pillow face causado por indicação equivocada do procedimento
O ácido hialurônico tem uma série de indicações na estética, mas isso não significa que ele corrige todos os problemas relacionados ao envelhecimento da face.
Então, se o paciente tem a pele do rosto muito flácida, não é possível solucionar o problema simplesmente acrescentando preenchimento a uma camada superficial.
Afinal, em alguns casos, o paciente precisa de um preenchimento mais profundo, que começa com a recuperação do volume da estrutura da face.
Assim, para um resultado natural, seria necessário cuidar tanto dessa estrutura quanto da qualidade da pele.
Porém, em outros casos, nem mesmo esse conjunto de procedimentos é suficiente para reverter a flacidez. Então, um bom profissional o informará que a solução de seu problema depende de cirurgia plástica.
Como obter um resultado natural com procedimentos estéticos?
A maioria das pessoas que faz procedimentos estéticos deseja continuar com um aspecto jovem, mas sem que os tratamentos fiquem evidentes.
Então, para que isso aconteça, o procedimento precisa proporcionar um resultado natural.
Para que o resultado chegue a esse nível de naturalidade e satisfação, é importante tomar alguns cuidados:
Previna o envelhecimento
O rosto não se torna flácido de um dia para o outro. Trata-se de um longo processo. Portanto, não espere milagres ao final desta jornada.
Em vez disso, comece a atuar preventivamente, evitando a formação de rugas profundas e a perda de elasticidade da pele.
Então, além de uma rotina de skincare, é muito importante evitar que as rugas dinâmicas se aprofundem e se tornem estáticas.
Assim, invista na prevenção com procedimentos como botox preventivo e bioestimuladores, entre outros.
Procure um profissional qualificado
Quando se trata de procedimentos estéticos, a qualificação do profissional é a diferença entre a satisfação e a decepção.
Então, converse muito com este profissional antes do procedimento para entender qual é a proposta de trabalho dele e os fundamentos de sua prática.
Este profissional precisa tanto do conhecimento técnico, da capacidade de reconhecer as estruturas do rosto que precisam ser alteradas quanto de apuração no senso estético.
Portanto, confie apenas em profissionais e clínicas que realmente demonstram alta qualificação.
Você não precisa e nem deve ter medo de fazer algum tipo de preenchimento ou harmonização facial, desde que esteja nas mãos de bons profissionais.
Pode ter certeza de que, para cada aberração que você vê nas notícias, existem milhares de pessoas que fizeram esse procedimento, tiveram ótimos resultados, mas você nem imagina, porque houve uma aplicação natural.
A diferença entre um caso e outro é sempre a mesma: quem teve um bom resultado foi cuidado por profissionais preparados. Esse é o segredo.
Agora você já sabe o que causa o efeito pillow face e o que fazer para não cair nesta armadilha, e o Silicone center pode ajudá-lo.
Nós disponibilizamos uma equipe altamente qualificada para atender você. Marque sua avaliação agora mesmo!
Deixe um comentário