O nariz ocupa uma posição central no rosto, chamando muito a atenção. Inúmeras pessoas desejam mudá-lo, mas gostariam da possibilidade de fazer rinoplastia sem cicatriz.
Afinal, as pessoas querem os benefícios e o resultado da cirurgia plástica, mas não sentem o menor desejo de ostentar uma cicatriz por aí.
A situação se torna ainda mais evidente quando pensamos que uma cicatriz no rosto é bastante visível e, portanto, indesejada.
Mas será que é possível alterar o tamanho ou o formato do nariz sem ficar com uma cicatriz no rosto? Isso é o que você vai descobrir neste post.
Então, continue a leitura para saber tudo sobre este assunto.
É possível fazer rinoplastia sem cicatriz?
Em alguns casos, é possível fazer rinoplastia sem cicatriz aparente. Porém, isso depende muito do problema que a pessoa precisa resolver.
A seguir, você vai entender melhor esse assunto:
Rinoplastia sem cicatriz aparente
Existe uma técnica de cirurgia plástica no nariz chamada rinoplastia fechada. Neste procedimento, a cicatriz fica dentro do nariz e, portanto, invisível na parte externa do rosto.
Na rinoplastia fechada, o cirurgião faz cortes dentro das narinas. Por meio dessas incisões, ele acessa ossos, cartilagem e pele para fazer as alterações que o paciente deseja.
Assim, quando o procedimento termina, o paciente fica com alguns sinais externos como inchaço e manchas roxas.
Porém, à medida que as semanas passam, estes sinais desaparecem e o nariz fica perfeito, sem cicatrizes visíveis.
Vale a pena destacar que nem sempre é possível realizar a rinoplastia fechada. O espaço de manobras do cirurgião plástico é muito pequeno, o que pode não permitir determinadas alterações.
Além disso, a rinoplastia fechada exige extrema perícia do cirurgião, que utiliza instrumentos pequenos e delicados, pois não pode abrir a parte superior do nariz.
Exemplos de correções que permitem a rinoplastia fechada
Um exemplo de correção que permite a rinoplastia fechada é a cirurgia para empinar a ponta do nariz.
Neste procedimento, o médico consegue fazer incisões por dentro das narinas para tirar trechos de cartilagem de alguns pontos e colocar esse tecido na ponta do nariz, modelando-a.
A rinoplastia fechada pode ser feita ainda para reduzir um pouco a altura do nariz, removendo uma pequena parte do osso dessa região e deixando o dorso modelado.
Outra rinoplastia que pode ser feita com cicatriz interna é a correção do desvio de septo. Quando a pessoa tem este problema, estruturas internas como a lâmina perpendicular do etmóide, o vômer e a cartilagem do septo são “tortas”.
Então, como elas são deslocadas para a lateral, elas criam uma obstrução que dificulta a passagem do ar, gerando ainda problemas como sangramento, apneia do sono, ronco, e favorecendo a sinusite frequente.
Para corrigir o septo, o médico pode fazer incisões para remodelar e alinhar as estruturas que já mencionamos. Às vezes, é possível realizar o procedimento sem cortes externos, embora essa decisão dependa de avaliação médica.
Esses são alguns exemplos ilustrativos, apenas para que você compreenda a técnica e algumas de suas aplicações.
No entanto, para saber se a rinoplastia fechada é a melhor técnica para o seu procedimento, você realmente precisa consultar um cirurgião plástico.
Ele é o único profissional capaz de avaliar se a alteração que você deseja é permitida com as manobras possíveis com a rinoplastia fechada.
Vantagens da rinoplastia fechada
Talvez você pense que a rinoplastia fechada é vantajosa apenas por não deixar cicatrizes aparentes. Porém, seus benefícios vão além da questão estética.
Os cirurgiões costumam destacar que a recuperação dos pacientes costuma ser mais rápida após uma rinoplastia fechada, o que permite um pós-operatório mais curto e mais tranquilo.
Rinoplastia com cicatriz aparente
Em muitos casos, não é possível alterar o nariz do paciente com a rinoplastia fechada. Então, o cirurgião realiza uma rinoplastia aberta.
Na rinoplastia aberta, o médico faz uma incisão que permite levantar toda a parte superior do nariz. Assim, ele consegue visualizar o dorso e outras estruturas que ele precisará modificar.
Esta incisão acontece na columela, ou seja, na parte de baixo dessa pele que divide as duas narinas, no centro do nariz.
A partir desta pequena incisão, o médico descola toda a pele da parte superior do nariz. Em seguida, ele faz novas incisões na parte interna das narinas.
Toda essa pele é afastada do osso ou das cartilagens de forma suave e delicada, permitindo que o médico tenha o espaço necessário para as manobras.
A partir dessas incisões, ele consegue lixar o osso do nariz ou até mesmo serrá-lo, de acordo com o resultado esperado para a cirurgia.
Vantagens da rinoplastia aberta
Com a rinoplastia aberta, o médico consegue fazer alterações mais significativas para modificar o tamanho ou o formato deste traço.
Devido à maior possibilidade de alterações e à facilidade para fazer manobras mais precisas, a rinoplastia aberta continua sendo a técnica mais utilizada pelos cirurgiões.
Cicatrizes da rinoplastia aberta
Quando falamos em rinoplastia, existem inúmeras correções que uma pessoa pode fazer, dependendo de seu tipo de nariz.
Então, quando falamos em redução da altura deste órgão, o médico precisará reduzir o osso do centro do nariz, serrando-o ou lixando-o. O mesmo acontece quando se trata de diminuir a largura na área da giba.
Em grande parte dessas cirurgias, quando se trata de remodelar a parte central, o médico pode fazer apenas uma incisão na columela.
Assim, a cicatriz externa ficará localizada na parte central do nariz, entre as duas narinas, perto da região em que existe uma dobra natural entre o nariz e o filtro labial (pele entre o nariz e a boca).
Esta cicatriz costuma formar uma linha muito fina e, como já existe uma dobra nesta região e a ponta do nariz costuma ser a parte mais evidente, a marca não costuma chamar a atenção.
Existem inúmeras pessoas com as quais você encontra e que fizeram esta cirurgia mas que, por terem uma cicatriz bem discreta, você nem a identifica.
No entanto, outros tipos de correções cirúrgicas exigem que o médico faça incisões em outras partes do nariz.
Um bom exemplo é a alectomia, que afina o nariz aproximando as asas nasais da parte central do rosto. Para isso, o médico faz uma incisão que contorna essa área mais redondinha da lateral do nariz e a sutura em uma posição diferente.
Como você pode deduzir, neste caso, a posição da cicatriz é completamente diferente. Ela também contornará as asas nasais, ficando o mais escondida possível sob a dobra desta região.
Rinomodelação é rinoplastia sem cicatriz?
Nos últimos anos, outro procedimento se tornou muito frequente. Trata-se da rinomodelação.
É importante destacar que a rinomodelação não é uma cirurgia plástica, e sim um procedimento estético, que não altera a estrutura do nariz.
Na rinomodelação, o profissional aplica um preenchedor (geralmente, ácido hialurônico) em determinadas regiões do nariz, com o objetivo de modelá-lo para corrigir o formato e imperfeições.
Trata-se de um método minimamente invasivo, pois não há incisões e nem retirada de tecidos. O profissional introduz o preenchedor por meio de uma seringa com microcânulas.
A rinomodelação permite aumentar levemente o volume do nariz, deixar o dorso mais reto, minimizando a curvatura de um nariz mais aquilino ou, em outros casos, criar uma curvatura ao empinar a ponta.
Quais são as diferenças entre rinoplastia e rinomodelação?
Existem muitas diferenças entre a rinoplastia e a rinomodelação. Conheça as principais:
A rinomodelação tem resultado temporário
Diferentemente da rinoplastia, que altera a estrutura do nariz e, por isso, tem um resultado definitivo, a rinomodelação tem efeito temporário.
Ao longo de meses, o ácido hialurônico, o principal preenchedor usado na atualidade, é absorvido pelo corpo. Esse período não tem uma definição precisa, pois pode variar de acordo com o organismo.
Então, em alguns casos, a pessoa precisa repetir o procedimento após 6 meses. Outros pacientes levam até 1 ano e meio para necessitarem de uma manutenção no preenchimento.
Também é importante destacar que esses procedimentos começaram a ser realizados há alguns anos. Ainda não se sabe, a longo prazo, como eles se comportam no organismo.
Assim, alguns profissionais defendem a ideia de que parte do produto injetado pode migrar para outros locais do rosto, causando deformidades.
Ainda segundo eles, a migração pode acontecer devido à má técnica, aplicação de uma quantidade exagerada do produto, realização de injeção sob pressão, aplicação em áreas de pele fina ou em posição muito superficial etc.
Vale a pena lembrarmos que esta migração não é comum e, por ser um procedimento relativamente recente, ainda não existem tantos estudos que avaliam seu resultado no longo prazo.
Portanto, é importante ficarmos atentos a novas pesquisas para avaliarmos se os benefícios do procedimento a curto prazo realmente valem sua realização.
A rinomodelação não diminui o nariz
É importante que o paciente entenda que a rinomodelação não permite diminuir nenhuma parte do nariz, pois ela só consegue adicionar volume.
Então, para quem tem um nariz grande e em formato um pouco diferente, a rinomodelação não permite fazer uma correção satisfatória.
Ela até conseguiria deixar o nariz mais reto, volumizando outras partes, mas para isso o nariz ficaria ainda maior.
Diferentemente da rinomodelação, na rinoplastia o médico consegue reduzir tanto o tamanho total do nariz quanto determinadas partes, como um ponto onde o osso é mais projetado.
A rinomodelação é um procedimento minimamente invasivo
A rinomodelação é feita no próprio consultório do profissional, geralmente com anestesia local tópica. Às vezes, o preenchedor também contém anestésico.
Portanto, para fazer a rinomodelação, o paciente não precisa de sedação, de preparo pré-operatório e nem de repouso pós-operatório.
Isso não acontece quando se trata da rinoplastia. Por ser uma cirurgia plástica, ela acontece em centro cirúrgico, com sedação e anestesia geral ou local, dependendo da avaliação médica.
A rinoplastia também é seguida de um pós-operatório mais complexo, visto que demanda a recuperação de inúmeros tecidos e sua cicatrização.
Agora você já sabe que é possível fazer rinoplastia sem cicatriz e também viu algumas das diferenças entre a cirurgia plástica e a rinomodelação.
Gostaríamos de destacar que o Silicone Center não realiza nenhum desses procedimentos. Portanto, não oferecemos a rinoplastia e nem a rinomodelação.
No entanto, trazemos esses temas ao nosso blog por entendermos que nossas pacientes geralmente se interessam por eles e encontram aqui uma fonte confiável de informações.
Gosta de conteúdos sobre beleza e cirurgia plástica? Então, siga nossos perfis no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade.
Deixe um comentário