No passado era muito comum ouvir que várias mulheres tinham problemas com a rejeição do silicone. Atualmente, graças ao revestimento da prótese, isso raramente acontece.
Essa é uma ótima notícia, não é mesmo? Afinal, é muito bom saber que você vai realizar o seu sonho de aumentar os seios sem essa preocupação.
Mas você sabe qual é a importância do revestimento da prótese? Como ela contribui para que você tenha uma recuperação tranquila e sem rejeição do silicone?
Então não perca este post! Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre este assunto.
Quais são os tipos de revestimento da prótese de silicone?
Basicamente existem dois tipos de revestimento da prótese — a superfície lisa e a texturizada.
Veja as diferenças entre elas:
Revestimento da prótese de silicone lisa
Como o próprio nome diz, esta prótese tem a superfície lisa, sem nenhuma textura.
Durante muitos anos, todas as próteses fabricadas eram lisas. Portanto, quem colocou silicone há algum tempo tem esse tipo de implante.
Porém, ao longo dos anos, os médicos perceberam que o organismo tem dificuldade para aderir à prótese lisa.
Ela não gruda naturalmente nos tecidos. Então, o corpo começa a formar camadas e mais camadas de uma película para envolvê-la. A formação de uma película fina em volta do silicone é normal.
No entanto, se o corpo continua fazendo esse processo continuamente, ele forma uma camada grossa. Essa camada grossa tende a ficar cada vez mais rígida e a pressionar o silicone.
Assim, ocorre um processo de rejeição da prótese ou mesmo o rompimento do implante. Por isso, os fabricantes de próteses começaram a pesquisar para desenvolver outros revestimentos que aderissem melhor aos tecidos do corpo.
Depois de muitos anos de investimento e pesquisa, eles começaram a fabricar próteses com a superfície texturizada. Vamos falar sobre elas no próximo tópico.
Prótese de silicone texturizada
Após esse processo de evolução, atualmente os médicos praticamente só utilizam a prótese de silicone texturizada.
Ela tem a superfície levemente rugosa, granulada. Assim, embora seja feita com silicone como a lisa, ela é recebida pelo corpo de forma diferente.
Como se trata de um processo natural, o organismo começa a formar a película em volta do silicone.
Porém, devido à textura, a prótese logo adere aos tecidos em volta. Assim, ele para essa reação enquanto a membrana ainda está fininha.
Portanto, a membrana não se torna grossa e rígida o suficiente para contrair a prótese. O implante convive tranquilamente com o corpo, sem gerar complicações e nem causar dores ou transtornos.
Graças a essa tecnologia, atualmente a porcentagem de mulheres que apresenta rejeição à prótese de silicone não passa de 0,5%.
Ainda assim, em vários desses casos, houve negligência nos cuidados pós-operatórios.
Então, quando a mulher cumpre as recomendações do pós-operatório direitinho, as possibilidades de ter este problema são mínimas.
Prótese de silicone com revestimento de poliuretano
Existe ainda outro tipo de prótese texturizada. Porém, neste caso, ela tem um revestimento específico, feito em poliuretano.
Essas próteses recebem, ao final do processo de fabricação, uma camada de poliuretano vulcanizado.
Como resultado, a superfície fica com uma textura parecida com a do velcro, com aquelas “garrinhas”.
Então, devido a esse revestimento, a prótese adere ainda melhor aos tecidos que a cercam, facilitando a adaptação e reduzindo a possibilidade de rejeição.
No entanto, este revestimento não proporciona apenas vantagens. Como adere aos tecidos com muita facilidade, sua colocação é mais complexa.
Assim, a cirurgia exige uma técnica bem delicada para a colocação da prótese.
Além disso, o cirurgião precisa fazer uma incisão maior para colocar a prótese, para que ele possa realmente abrir bastante o espaço sem que ela encoste nas bordas.
Devido a essas dificuldades, ou a mulher precisa colocar uma prótese menor ou fica com uma cicatriz maior.
Então, ao avaliarem a relação entre o benefício desta prótese com as dificuldades para sua colocação, os médicos preferem outros implantes texturizados.
Como garantir que minha prótese tem o melhor revestimento?
Como você pode perceber, o revestimento da prótese está totalmente relacionado à tranquilidade da paciente após a cirurgia. Afinal, ao usar uma prótese texturizada, ela reduz drasticamente os riscos de uma rejeição e de uma nova cirurgia para a troca do silicone.
Mas como garantir que a minha prótese será texturizada e terá o melhor revestimento?
Selecionamos algumas dicas para ajudar você a não ter nenhum problema com a prótese:
Procure uma clínica com boa reputação
Clínicas já conhecidas no mercado e que seguem todos os protocolos e normas estabelecidas pela Anvisa só compram próteses de boa procedência.
Essas normas são bastante rígidas para garantir que o silicone das próteses é realmente puro, que ele é fabricado em condições ideais de higiene, e assim por diante.
Os testes a respeito da resistência também são importantes. Para você ter uma ideia, o silicone não se rompe nem mesmo se um carro passa sobre ele.
Portanto, buscar uma clínica séria é o primeiro passo para se assegurar de que você terá próteses seguras, modernas e altamente tecnológicas.
Nunca compre próteses fora da clínica
Clínicas e cirurgiões plásticos sérios não permitem que suas pacientes tragam próteses compradas em qualquer outro lugar.
Essa é uma questão de segurança, pois só é possível assegurar a procedência das próteses comprando-as diretamente dos fabricantes.
Se uma clínica recebesse próteses compradas por suas clientes em outros locais, elas poderiam ter uma série de problemas.
Infelizmente, há pessoas que não agem de boa fé. Assim, elas oferecem produtos falsificados, que podem colocar a saúde da paciente em risco.
O polímero de silicone usado por um fabricante certificado pela Anvisa é totalmente inofensivo para o organismo.
Porém, se um fabricante não certificado vende um produto falsificado, que contém silicone industrial em sua composição, isso coloca a paciente em perigo.
Então, nem mesmo tente driblar essas regras. Procure uma clínica de confiança, que compra diretamente do fabricante.
Inclusive, você receberá um certificado com todos os dados do produto (número do lote etc) atestando sua pureza e procedência.
Agora você já sabe quais são os revestimentos da prótese de silicone e qual é a importância deles para sua saúde e segurança.
Quer saber mais sobre este universo da cirurgia plástica? Siga nossos perfis no Facebook e Instagram para não perder nenhum conteúdo!
Deixe um comentário