Do mesmo jeito que todas as cirurgias plásticas são cercadas de expectativas positivas, é claro, é importante se informar sobre contratempos que podem acontecer durante ou após a realização de qualquer procedimento cirúrgico estético e também como evitá-los. É por isso que conhecer os sintomas da rejeição silicone podem ajudar a paciente a identificar o problema rapidamente e a buscar uma solução.
Porém, antes de começarmos a falar sobre o tema, é importante pontuar que a rejeição da prótese de silicone é uma ocorrência cada vez mais rara. Isso mesmo! São extremamente raros os casos de pacientes que sofrem com o problema. Ainda assim, é muito importante conhecer o assunto para saber o que fazer diante de uma complicação.
Pronta para começar? Então vamos lá!
Como a rejeição silicone acontece?
A prótese de silicone é um corpo estranho que o organismo vai receber. Dessa forma, é natural que aconteça uma reação de defesa, um processo inflamatório ou uma forma de proteger os tecidos que ficam em volta.
No caso da prótese de silicone, o corpo tem uma maneira especial de se defender. Assim, ele cria uma camada em volta do implante mamário, feita com tecido conjuntivo, para isolá-lo dos tecidos da mama. Trata-se do encapsulamento.
Na maioria das mulheres, isso acontece de forma normal. Então, o corpo cria a cápsula, entende que os tecidos estão protegidos por essa barreira e pronto.
Porém, em algumas mulheres, esse processo de cicatrização acontece de forma anormal. Trata-se da contratura capsular.
O organismo dessas pacientes entende que aquela barreira inicial não é suficiente. Então, ele continua engrossando a cápsula, que perde sua elasticidade e causa o endurecimento dos tecidos da mama.
Como resultado, o seio fica mais rígido que o normal e pode até mesmo mudar sua aparência. A mama sofre alterações no formato, apresenta assimetria em relação à outra e gera, nos graus avançados, desconforto e dor.
Esse processo de cicatrização anormal e enrijecimento da cápsula é chamado de contratura capsular. Em casos mais extremos, a pressão sobre a prótese é tão forte que ela pode se romper.
Quais são os sintomas da contratura capsular?
Os sintomas dependem do grau da contratura capsular. Então, entenda o que acontece em cada uma dessas fases:
Grau I
A mama tem aparência e consistência normais. Assim, mesmo que a cápsula esteja se formando em volta da prótese, a paciente não sente nada e nem percebe que o processo está acontecendo.
Grau II
Nesse estágio, a contratura ainda é mínima. Não há nenhum sinal visível e esteticamente a prótese está perfeita. No entanto, a paciente já começa a sentir a presença do implante mamário quando apalpa os seios.
Grau III
Nesse ponto, a contratura capsular realmente começa a incomodar. Assim, a prótese fica bem perceptível quando o seio é apalpado. A mama se torna mais rígida e surge um sinal visível, que é a assimetria.
Portanto, quando a mulher observa suas duas mamas, ela percebe que o seio com contratura está diferente do outro. Também podem aparecer ondulações na superfície da prótese.
Grau IV
No grau máximo da contratura capsular, o seio fica endurecido e seu formato está visivelmente alterado. As dores são constantes e ao tocar as mamas, percebe-se que elas estão frias.
Quais são as causas da rejeição silicone?
Até pouco tempo atrás, o maior fator para a rejeição da prótese era o revestimento dos implantes mamários. Como eles eram lisos, o organismo identificava aquele corpo estranho e rapidamente começava esse processo exagerado de defesa.
No entanto, hoje as próteses têm superfícies com revestimento texturizado. Assim, o organismo não tem uma reação tão extrema e logo acontece uma aderência entre os tecidos do corpo e o implante mamário.
Porém, ainda existem alguns fatores que contribuem para a ocorrência da contratura capsular. Alguns deles são infecções nas mamas, mesmo que não apresentem nenhum sintoma.
Além disso, também é importante saber que o rompimento da prótese em um acidente, por exemplo, pode causar esse problema. Por isso, é muito importante procurar o médico e avaliar seu implante caso algo assim aconteça.
Complicações no pós-operatório e próteses muito antigas também podem aumentar as chances de ocorrência da contratura capsular.
Entretanto, a evolução tecnológica das próteses e o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas avançadas estão tornando a contratura cada vez menos comum. Hoje, ela atinge menos de 0,5% das mulheres com silicone.
Erro médico pode causar o problema?
Muitas mulheres ainda acreditam que o cirurgião plástico e um possível erro médico podem ser responsáveis pelo problema, porém isso não passa de um mito.
Como já falamos, a contratura capsular, responsável pela rejeição dos implantes, é uma reação do próprio organismo, que pode estimular de forma mais intensa os mecanismos de defesa a reagir contra as próteses. Então, isso é algo que o médico não consegue prever antes ou durante o procedimento.
Como tratar a rejeição silicone?
Quando a paciente identifica a contratura logo no início e procura o médico, é possível buscar alternativas de tratamento. Uso de medicamentos e massagens são efetivos para mulheres com os graus I e II.
No entanto, se o processo de contratura já estiver adiantado, é preciso substituir a prótese atual por uma nova. Isso é feito através de uma segunda cirurgia plástica.
É possível minimizar as chances de rejeição do silicone?
Sim! Os cuidados que a paciente vai ter durante o período pós-operatório podem interferir nas chances de uma rejeição do implante.
Por isso, vale muito a pena tomar os cuidados para evitar a rejeição. Escolher uma boa prótese texturizada e cumprir as recomendações do médico no pós-operatório tornam a probabilidade de uma contratura capsular estatisticamente insignificante.
A paciente precisa estar atenta e seguir à risca as recomendações médicas como tomar a medicação, usar o sutiã cirúrgico, não fumar, não fazer uso de bebida alcoólica, além de fazer o repouso corretamente.
Todos esses cuidados diminuem as chances do organismo reagir mal aos implantes. Assim as chances de uma contratura capsular diminuem consideravelmente.
Entendeu o que é a rejeição da prótese de silicone e quais seus sintomas? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários e teremos prazer em respondê-la!
Deixe um comentário