Muitas mulheres fazem a mamoplastia para terem seios lindos e volumosos. Mas, para sua surpresa, nos primeiros dias as mamas ficam muito altas, com uma aparência pouco natural. Embora essa seja uma situação relativamente comum no pós-operatório, as pacientes sempre se perguntam quanto tempo demora para a prótese de silicone descer.
Se você também tem essa dúvida ou nem sabia que essa situação poderia acontecer, não perca este post! Nele, nós vamos explicar:
- quanto tempo demora para prótese de silicone descer;
- quais são as razões para a prótese de silicone estar (ou parecer mais alta);
- como se comportar no pós-operatório para evitar problemas com o posicionamento da prótese.
Confira!
Quanto tempo demora para a prótese de silicone descer?
Essa é uma resposta que pode variar, já que cada organismo é único. Em algumas pacientes, a prótese encaixa e desce bem rapidinho, sem precisar de nenhuma medida especial.
É bastante comum que, nos primeiros meses, seus seios mudem de formato e tamanho.
A sensação de que a prótese está mais alta pode acontecer nos dois seios. Porém, em muitos casos, acontece apenas em um deles.
Quando a paciente percebe que somente uma das próteses está mais alta, ela pode pensar que se trata de uma assimetria ou até erro médico — mas não é nada disso!
Saber que essa possibilidade é totalmente normal, é muito importante para a paciente. Assim, ela não ficará tão ansiosa para saber quanto tempo demora para a prótese de silicone descer.
Mas para que não reste nenhuma dúvida, vamos explicar o que deixa as próteses altas e com uma aparência pouco natural e o que fazer.
Inchaço natural
O inchaço realmente está presente no pós-operatório. Como já falamos, é natural que ele demore cerca de 30 dias para desaparecer e que o formato da mama mude em até 6 meses após a cirurgia.
Portanto, se seus seios parecerem que estão mais altos nesse período, fique tranquila. Vá ao médico. Ele vai examinar e, na maioria das vezes, vai dizer que isso é totalmente normal.
Além disso, se ele perceber que seu implante está demorando mais que o natural para a prótese de silicone descer, ele vai orientá-la sobre o que fazer.
Acomodação da prótese
No entanto, essa não é a única razão para ter essa percepção de mamas mais altas.
O fato é que a cirurgia inseriu naquele espaço uma prótese que não fazia parte daquela estrutura do corpo da paciente.
O organismo vai tentar acomodar esse volume da melhor forma possível. O problema é que nem sempre essa “melhor” acomodação para o corpo produz o resultado estético esperado, que é uma aparência natural.
Em alguns casos, o corpo empurra a prótese para cima, e ela fica mais alta que o esperado, não desce ou não se encaixa naturalmente na posição correta.
Se isso acontecer com o seu implante, não fique preocupada. O cirurgião também tem uma solução bem simples.
Na maioria das vezes, o médico orienta a paciente a usar a faixa pós-cirúrgica para implante mamário também por cerca de 30 dias.
Técnica utilizada
No entanto, essas não são as únicas razões para ter essa percepção de mamas mais altas.
Outro fator que aumenta a possibilidade de isso acontecer é a técnica usada para o implante: quando ele é colocado por baixo do músculo (submuscular), isso é mais frequente.
O que é e para que serve a faixa pós-cirúrgica para implante mamário?
Essa situação é tão comum que a indústria relacionada à Medicina até desenvolveu um produto específico para as pacientes utilizarem nesses casos: trata-se da faixa pós-cirúrgica para implante mamário.
A faixa é recomendada pela maioria dos cirurgiões.
O período é que pode variar, já que cada organismo reage de um jeito e, por isso, esse tempo pode ser maior ou menor, de acordo com a avaliação feita pelo médico. Porém, geralmente a paciente usa por cerca de 30 dias.
A função da faixa é pressionar a região do colo, forçando a descida da prótese para a posição correta. Ela ainda estabiliza a região, impedindo que os movimentos normais da paciente empurrem o implante mamário para cima.
Para esse resultado, a faixa é posicionada em volta do tronco, entre os seios e as axilas.
Seu uso pelo período recomendado garante o posicionamento correto da prótese e o efeito estético desejado pelas pacientes.
O que fazer no pós-operatório para ajudar a próteses de silicone a descer?
O grande segredo do sucesso na cirurgia para colocação da prótese de silicone é o cuidado pós-operatório.
O que a paciente faz nesse período é fundamental não só para evitar complicações, mas também para que o resultado apareça mais rápido e seja totalmente compatível com suas expectativas.
Por isso, mais importante que saber quanto tempo demora para a prótese de silicone descer, é revisar esses cuidados e se preparar para eles.
Repouso
A cirurgia para a colocação do implante mamário é relativamente simples. No entanto, não se engane achando que vai poder sair da clínica ou hospital e realizar as atividades normais do dia a dia. É preciso que a paciente cumpra direitinho o período de repouso recomendado pelo médico.
Portanto, faça todos os ajustes necessários para ficar quietinha no pós-operatório.
Programe uma licença médica no trabalho ou faça o procedimento durante suas férias. Os médicos costumam recomendar pelo menos 7 dias afastada, mas em alguns casos o período pode ser maior.
Além disso, estar liberada para trabalhar não significa que você vai poder levantar os braços, carregar pesos, fazer atividades que exigem esforço ou até mesmo dirigir.
Então, se o seu trabalho exige esse tipo de movimento, realmente programe um período maior.
Cuidado com a posição e movimentos
Já falamos disso no tópico anterior, mas aqui vamos ampliar algumas questões.
- durante 30 dias, evite levantar o braço acima da altura dos ombros (90°);
- não carregue peso nenhum ao longo desse período;
- não dirija nas duas primeiras semanas após a cirurgia e aguarde a liberação do seu médico;
- providencie ajuda para as tarefas domésticas e cuidado pessoal, pois nos primeiros dias será difícil até mesmo tomar banho sozinha e lavar o próprio cabelo;
- embora você possa começar a fazer algumas atividades físicas leves após 40 dias da colocação do implante, os exercícios de musculação para ombros, peitoral e costas só estão liberados a partir de 3 meses depois da cirurgia;
- mantenha os braços fechados, com os cotovelos bem próximos do corpo;
- para dormir, também é importante não virar de lado ou de bruços;
- use apoios para dormir de barriga para cima, com os braços junto ao corpo;
- evite qualquer tipo de movimento brusco, inclusive de torção no tronco. Eles podem forçar a incisão e abrir pontos, prejudicando sua recuperação.
Use o sutiã cirúrgico
O sutiã é muito importante no período pós-operatório. Ele é colocado ainda no hospital, logo após o final da cirurgia, e deve ser usado por pelo menos 30 dias.
Essa peça tem uma série de funções. Como ela tem uma compressão ideal para as mamas operadas, evita que os seios inchem demais e também previne sangramentos.
Por comprimir as mamas, o sutiã também reduz a movimentação de toda essa área do corpo.
Assim os seios ficam mais firmes mesmo quando a paciente se move ou caminha. O resultado é a diminuição das dores e a redução do deslocamento do corte, facilitando a cicatrização.
Além disso, no pós-operatório o organismo está se adaptando ao implante: ao volume e ao peso que foram colocados ali.
Portanto, o sutiã ajuda a suportar esse peso até que o corpo se acostume e consiga sustentá-lo com facilidade e sem provocar dores.
O uso do sutiã ajuda a prevenir vários problemas:
- desconforto no pós-operatório;
- deslocamento da prótese;
- seroma (acúmulo de líquido embaixo da pele após a cirurgia, deixando a área da cicatriz mais alta);
- dores intensas;
- flacidez.
Como você pode ver, existem razões de sobra para usar o sutiã no pós-operatório. Ele é um grande aliado para ter os seios firmes e turbinados que toda mulher deseja!
Agora você já sabe quanto tempo demora para a prótese de silicone descer e o que fazer para ajudar esse posicionamento a ser mais rápido.
Quer descobrir depois de quanto tempo você verá o resultado final da sua mamoplastia de aumento? Continue aqui no blog e confira o post!
Deixe um comentário