Se você está pesquisando sobre como aumentar os seios e, no momento, o assunto está bem presente no seu dia a dia, certamente você já deve ter percebido que de vez em quando surge a notícia de que algum fabricante foi proibido de vender suas próteses de silicone no país. Este é um assunto delicado, que merece muita atenção e cautela, e o grande destaque que a mídia dá a esses acontecimentos pode gerar certa insegurança às mulheres que, assim como você, têm procurado mais informações sobre a mamoplastia de aumento.
Mas será que isso significa que as mulheres precisam adiar ou abandonar o sonho de turbinar as mamas? A resposta é não! Neste post, nós vamos contar o que fazer para saber se as próteses de silicone que você vai colocar são seguras! Preparada? Então, boa leitura.
Próteses de silicone: o que pode causar a suspensão de uma marca?
Antes de entrarmos no assunto, é importante que você conheça o cenário da cirurgia de prótese de silicone no Brasil. Para se ter uma ideia, o país é o que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. O procedimento queridinho, que motiva 1 em cada 5 visitas aos consultórios, é a mamoplastia de aumento.
Os números cada vez mais elevados demonstram a segurança do procedimento e a capacidade técnica dos nossos cirurgiões, requisitados, inclusive, em outros países.
Mas e quando falamos em prótese, o que esperar?
Veja, nós já contamos aqui no blog do que são feitas as próteses de silicone. Inclusive, com o avanço da tecnologia e das pesquisas sobre o assunto, os materiais utilizados na produção do silicone estão cada vez mais seguros. Veja, tanto o elastômero de silicone quanto o gel de alta coesividade, presentes nas próteses, não são tóxicos não causam câncer e não predispõe a nenhuma doença. Assim, eles não causam qualquer prejuízo à saúde.
Mas aí, você deve estar se perguntando “Se a prótese de silicone não oferece riscos, por que em alguns momentos os órgãos de fiscalização proíbem a comercialização de determinadas marcas?”. Vamos adiante que nós vamos te explicar.
1. Necessidade de melhorar as práticas de fabricação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um órgão muito sério. Por meio de protocolos rígidos e avaliações muito técnicas, a Agência estabelece parâmetros que precisam ser seguidos pelos fabricantes para que eles possam comercializar os seus produtos dentro do país. O maior critério que eles avaliam, sem dúvida, é a segurança que o produto pode oferecer para as pessoas.
Assim, quando ela detecta a presença de partículas na superfície das próteses, bem como a não-conformidade com boas práticas de fabricação, por exemplo, ela impede a comercialização dos produtos, como aconteceu em 2015. Naquele ano, o órgão suspendeu a venda de todas as próteses da marca brasileira Silimed.
Porém, depois da suspensão, no mesmo ano a marca fez as adequações solicitadas. Depois que o produto passou por novos testes, foi novamente liberado.
2. Suspensão preventiva para investigação
Já no ano de 2018, houve um episódio de proibição. Porém, nenhum problema foi constatado nas próteses. A decisão se baseou na proibição de certas próteses pela Agência Francesa de Segurança de Medicamentos e Produtos para a Saúde (ANSM, na sigla em francês).
Como essa agência tem acordos de cooperação com a Anvisa, o órgão fiscalizador brasileiro também decidiu investigar melhor esses produtos aqui também. Porém, a suspensão foi divulgada junto com a informação de que:
- a proibição tem caráter cautelar: o produto não apresentou nenhum defeito, trata-se apenas de uma operação preventiva;
- visa a investigação: o objetivo é realizar análises mais aprofundadas para garantir a segurança das próteses de silicone;
- não foram identificados riscos à saúde.
Quando situações como essas acontecem, é muito importante que se observe o desenrolar dos fatos, uma vez que em boa parte das vezes os fabricantes conseguem se adequar as exigências de forma muito tranquila.
Próteses de silicone: como saber se são seguras?
O processo de aprovação das próteses de silicone pela Anvisa é muito criterioso, como adiantamos acima, o que impede a comercialização de produtos com potencial de risco. O órgão avalia cada detalhe, justamente para garantir o menor índice de intercorrência possível.
Então, se um produto chegou ao mercado com o selo de aprovação da Anvisa, você pode confiar que ele foi analisado e é totalmente seguro.
No Brasil, as clínicas só podem trabalhar com próteses de silicone certificadas pela Anvisa. A partir do momento que uma marca é suspensa, mesmo que apenas para investigação, os médicos não a utilizarão nas cirurgias.
Portanto, de uma coisa você pode ter certeza: se você procurar uma clínica e fizer uma mamoplastia de aumento hoje, não existe a possibilidade de colocação de próteses de silicone que não tenham sua segurança atestada.
Além disso, a paciente pode perguntar sobre esse assunto na sua consulta de avaliação. O cirurgião informará qual é a marca de prótese que será utilizada. Dessa forma, ela pode pesquisar sobre o produto e se certificar da qualidade.
Inclusive, o ideal é que se pesquise não apenas sobre a prótese, mas também sobre a clínica e o cirurgião. Afinal, isso é fundamental para que você faça uma boa escolha para o seu procedimento. Isso porque, uma clínica séria, com profissionais experientes e capacitados, jamais utilizará uma marca de prótese que ela não sinta confiança. Então, se informe e faça todas as perguntas que você achar necessário para que a sua cirurgia seja um grande sucesso.
Finalizando
Agora você compreendeu que as clínicas só podem fornecer produtos seguros e certificados pela Anvisa? É importante que você tenha em mente que tanto a cirurgia quanto o material utilizado na prótese são seguros. Ainda assim, é fundamental que você pesquise muito sobre a clínica e o cirurgião que você pretende escolher para o seu procedimento.
Quer ter mais informações sobre a mamoplastia de aumento antes de tomar sua decisão? Então, continue no blog e confira nosso Manual Completo da Prótese de Silicone.
Você também pode mais informações e dicas valiosas em nossas redes sociais Facebook e Instagram. Por lá, todos os dias postamos conteúdos que vão ajudar você a realizar o seu sonho. Preparada? Então, seja bem-vinda ao Silicone Center.
Deixe um comentário