A ruptura das próteses de silicone ainda é um tema de muitas dúvidas e preocupações das mulheres.
Apesar de ser uma situação bastante rara, ela não é impossível. Porém, para que a ruptura aconteça, a mulher precisa passar por algumas situações muito mais perigosas do que o rompimento do silicone.
Quer entender melhor este assunto? Então, continue a leitura!
Fizemos esse artigo com as principais dúvidas sobre a durabilidade das próteses de silicone. Assim, você entenderá o nível de segurança do implante e poderá tomar sua decisão sem qualquer receio.
É possível provocar a ruptura das próteses de silicone?
Dizer que essa é uma situação que jamais aconteceu não é verdade. Afinal, alguns desses casos são amplamente noticiados.
No entanto, esses casos são cada vez mais raros. Tente se lembrar da última vez que você ouviu algo desse tipo. Faz tempo, não é mesmo?
Somente no ano de 2018, aconteceram mais de 211 mil cirurgias para colocar silicone apenas no Brasil.
Portanto, os rompimentos são raríssimos quando comparados à quantidade de próteses colocadas diariamente.
Por que a ruptura das próteses de silicone é cada vez mais rara?
Existem alguns motivos que tornam a ruptura da prótese de silicone cada vez mais rara. Um deles, sem dúvida, é o grande desenvolvimento tecnológico.
Atualmente, as próteses de silicone de boas marcas, aprovadas pela Anvisa, são feitas com um gel de silicone de alta coesividade.
Isso significa que, dentro da prótese, não existe um líquido. A substância é viscosa, pastosa e extremamente resistente.
Assim, mesmo se um carro passar por cima da prótese de silicone, ela não vai se romper. Este teste já foi feito inúmeras vezes, filmado e transmitido, mostrando o quanto o implante é resistente.
Outro ponto que torna a ruptura da prótese raríssima é a evolução da própria Medicina.
Afinal, os métodos de incisão das próteses também são pensados com base na sua estrutura física, resultado e tipo de prótese.
Isso significa que, além de ficar do jeito que você queria, o silicone estará bastante protegido. Portanto, dificilmente, irá se mover ou romper.
Mas então, o que pode fazer uma prótese de silicone se romper? Vamos falar de algumas situações a seguir.
Rompimento das próteses de silicone após traumas
Quando a pessoa passa por algum tipo de trauma, como um acidente de carro, as chances de a prótese se romper aumentam um pouco.
No entanto, para que o acidente cause a ruptura da prótese, ele realmente precisa provocar um grande impacto. Nessas situações, o menor problema com que a mulher precisa se preocupar é com o silicone.
Um acidente dessa dimensão pode provocar fratura de ossos, perfuração de órgãos, hemorragia… Todas essas situações são imensamente mais perigosas que a ruptura da prótese.
Outros traumas que podem causar a ruptura da prótese são quedas e pancadas. No entanto, mais uma vez, elas precisam ser muito fortes para produzirem esse resultado.
Afinal, se a prótese é capaz de resistir ao peso de um carro, imagine a força da pancada necessária para rompê-la.
Então, se algum desses eventos traumáticos acontecer com você, é fundamental procurar um médico. Ele fará exames para garantir que está tudo em ordem com a prótese e com a sua saúde.
Rompimento das próteses de silicone por contratura capsular
Outra possível causa de ruptura do silicone é a contratura capsular. Esse problema acontece como resultado de um processo de rejeição da prótese.
Nesses casos, o corpo cria uma camada muito espessa para isolar a prótese dos tecidos que ficam em volta dela.
Assim, ao longo do tempo, essa película vai se tornando mais rígida e grossa, pressionando a prótese até rompê-la.
No passado, o processo de rejeição era relativamente frequente. Por isso, não era incomum você ouvir de mulheres que tiveram o rompimento da prótese ou precisaram retirá-la.
Porém, agora, a situação é completamente diferente. As próteses de hoje são muito modernas e desenvolvidas com tecnologias e materiais que se adequam ao corpo da mulher.
Consequentemente, os casos de rejeição se tornaram raríssimos. E ainda assim, nós vamos ensinar o que você pode fazer para evitá-los.
O que você pode fazer para evitar o rompimento da prótese?
Algumas circunstâncias da vida estão totalmente fora do nosso controle. Afinal, quem tem um acidente não planejou aquela situação. Ela simplesmente aconteceu.
Porém, existem outras situações sobre as quais você tem controle, e estamos nos referindo aos cuidados pós-operatórios de silicone, que são fundamentais para evitar a rejeição da prótese.
Quer saber quais são eles? Veja agora!
Cumpra o repouso estabelecido pelo médico
Depois da cirurgia, a prótese de silicone precisa ficar paradinha no lugar correto, bem estabilizada. Assim, ela adere aos tecidos em volta de forma bastante natural.
Quando a paciente não cumpre o repouso da forma devida, a prótese não fica estabilizada. Isso faz com que o corpo reaja à sua presença iniciando um processo de rejeição.
Use o sutiã pós-cirúrgico
O sutiã pós-cirúrgico tem várias funções. Uma delas é também contribuir para a estabilização da prótese de silicone na mama, pois ele comprime o implante e os tecidos do peito.
Mantenha o acompanhamento médico
Como em todos os casos que tratam da saúde, a prevenção é sempre o melhor caminho.
Embora as complicações com a prótese praticamente não aconteçam, o exame preventivo de mama é fundamental para acompanhar e ajudar a identificar algum problema.
Vale a pena destacar que as próteses de hoje são extremamente duráveis e resistentes. Então, não há necessidade de trocá-las periodicamente, desde que o acompanhamento mostre que elas estão em bom estado.
Sempre é importante reforçar que a cirurgia de aumento de mama é super moderna e segura. Não é à toa que é uma das mais procuradas no mundo.
O que acontece se a prótese silicone se romper?
Mas e se, mesmo assim, o silicone se romper? Nós já dissemos que as próteses são resistentes, que existem formas de evitar a rejeição, mas e se você for um dos casos raríssimos de ruptura?
Sabe o que acontece nesses casos? Nada. O rompimento do silicone não coloca você em risco imediato, como em uma emergência.
Até porque, atualmente, com os implantes mamários feitos com gel de alta coesividade, o conteúdo não escorre. Haverá o rompimento, mas a ideia de que a prótese de silicone pode vazar ficou lá no passado.
Então, procure o médico caso um acidente desses aconteça, peça para ele verificar o estado das próteses, mas saiba que você está segura, mesmo se ele identificar a necessidade de substituição.
A preocupação de que a prótese de silicone vai se romper ou não vai durar muito, já ficou bem lá atrás! Pare de se preocupar e não fique adiando mais o seu sonho de conquistar seios lindos e turbinados!
Solicite o contato da nossa equipe agora mesmo, agende sua avaliação e dê o primeiro passo rumo à conquista desse sonho!
Deixe um comentário