Sim ou não. Será que a prótese de silicone usa dreno? Bom, se você está pensando em realizar uma cirurgia de mamoplastia de aumento, com certeza tem passado bastante tempo pesquisando sobre o assunto e muito provavelmente tenha se deparado com essa questão em relação ao dreno, certo?
Saiba que este é um momento realmente muito importante em que você deve coletar o máximo de informações possíveis e responder as suas principais perguntas para que o seu procedimento alcance os resultados que você espera.
O pós-operatório da mamoplastia, por exemplo, é tão importante para que você tenha um bom resultado quanto à cirurgia em si. Por isso, nós sempre trazemos informações relevantes sobre esse período.
Neste conteúdo, em específico, vamos abordar o uso ou não de dreno na recuperação da cirurgia de implante de silicone. Sabemos que muitas pessoas têm essa dúvida, por isso, vamos saná-la aqui e agora.
Então, se você também busca resposta para essa pergunta, continue a leitura! Vamos explicar qual é a função desse equipamento cirúrgico e se ele é realmente necessário. Preparada? Então, boa leitura.
Prótese de silicone usa dreno?
Após a cirurgia para colocar prótese de silicone, a maioria das mulheres não precisa utilizar dreno. Isso porque, trata-se de um procedimento relativamente simples, geralmente sem complicações, que não exige esse cuidado extra.
No entanto, essa não é uma regra, uma vez que ainda existem médicos que optam por colocar o dreno em suas pacientes. Em todo caso, não há nenhum protocolo que obrigue a usá-lo ou que proíba o procedimento.
Para que a prótese de silicone usa dreno?
Primeiro, vamos explicar o que afinal é o dreno. Veja, trata-se de um pequeno equipamento que aspira o líquido que o corpo produz naturalmente depois de uma cirurgia. Ele pode ser feito de silicone e funciona a vácuo, enviando o material drenado para um reservatório acoplado.
Embora o dreno normalmente não provoque dor, ele pode causar um certo incômodo e exige alguns cuidados. O principal é não puxá-lo acidentalmente, arrancando-o.
Afinal, o dreno é fixado com pontos e só deve ser retirado no consultório, pelo especialista. O médico sabe exatamente qual é a força com que ele deve tracionar esse equipamento para puxá-lo sem causar danos e dor ao paciente.
Em relação ao líquido gerado pela mamoplastia de aumento, ele não é tão significativo e pode ser eliminado naturalmente de outras formas. Por isso, muitos cirurgiões entendem que não vale a pena colocar o dreno, já que é possível evitar certos riscos e incômodos.
Como drenar o líquido naturalmente?
É natural que, após a mamoplastia de aumento, os seios fiquem inchados. Afinal, o corpo acumula líquido em regiões que ele entende que estão lesionadas. É um mecanismo de proteção, sobretudo.
Porém, com alguns cuidados simples, a paciente pode ajudar o seu corpo a eliminar esse líquido de forma natural. Veja algumas dicas:
Use o sutiã cirúrgico
Essa peça comprime o peito, evitando o aumento do inchaço e estimulando a eliminação do líquido. Portanto, o sutiã cirúrgico é seu principal aliado para evitar o edema. Inclusive, o uso desse modelo de sutiã é indicado pelo cirurgião logo após o procedimento. Por isso, não deixe de usá-lo.
Além disso, ao comprimir o peito, o sutiã obriga os tecidos que foram lesionados a ficarem muito próximos. Assim, ele evita que o líquido se acumule entre eles e acelera a cicatrização. Viu como ele pode ser um grande aliado na sua recuperação?
Evite o calor
Naturalmente, nosso corpo tende a ficar mais inchado no calor. Isso acontece até mesmo com os pés, não é mesmo?
Então, durante sua recuperação, evite ficar em ambientes muito quentes e abafados. Quanto mais fresco for o lugar, menor será a chance de reter líquidos.
Além disso, procure usar roupas leves e que sejam fáceis de vestir e retirar. Lembre-se que por algumas semanas você não poderá levantar os braços. Por isso, aposte em looks que favoreçam esse manuseio.
Hidrate-se
Tomar uma quantidade significativa de água diariamente é importante para qualquer organismo. No período pós-operatório, isso se faz ainda mais necessário, considerando que o corpo está naturalmente acumulando líquidos, como explicamos acima.
Portanto, priorize a ingestão de água, água de coco e sucos naturais de frutas. Mantendo o corpo hidratado isso favorecerá a eliminação dos líquidos que o organismo tem gerado em razão da cirurgia.
Cuide da alimentação
Alimentos industrializados, pesados e gordurosos, muito salgados ou doces fazem o corpo reter mais líquido. Portanto, mantenha-os longe do seu cardápio durante o pós-operatório. A bebida alcoólica também é uma grande vilã neste período.
Porém, se a sua alimentação for composta por vegetais frescos, frutas, grãos integrais e proteínas, seu corpo vai agradecer. Ele terá facilidade não só para eliminar o líquido, mas também para regenerar suas células como um todo.
Além de cuidar da alimentação, vai aí uma outra dica muito importante: evite o uso de cigarro. O hábito de fumar pode comprometer, e muito, a cicatrização do corpo, além de interferir em outras funções do organismo. Portanto, evite ou, se possível, abandone de vez este hábito pelo bem da sua recuperação e da sua saúde como um todo.
Finalizando
Se você tinha medo de fazer a cirurgia por achar que a prótese de silicone usa dreno, agora está livre desse mito! Então, que tal aprender um pouco mais sobre o que fazer ou não durante o período de recuperação e pós-operatório?
Leia nosso artigo completo sobre o pós-operatório do silicone e tire todas as suas dúvidas!
Você também pode acompanhar todas as novidades exclusivas e conteúdos inéditos que periodicamente publicamos em nossas redes sociais. Facebook e Instagram.
Agora, se você já se sente preparada para dar um novo passo rumo à realização do seu sonho, clique no banner e fale agora mesmo com uma de nossas consultoras. Elas terão o maior prazer em tirar outras dúvidas que possam ter surgido sobre a mamoplastia de aumento. Além disso, você pode marcar sua primeira consulta e alinhar com o cirurgião as suas expectativas quanto à cirurgia. Será um prazer recebê-la!
Deixe um comentário