Uma das principais preocupações da mulher que deseja aumentar os seios é a cicatriz. Algumas acreditam, então, que colocar a prótese de silicone pela axila é a solução para não ficarem com a marca do procedimento nos seios.
Porém, será que essa é, realmente, a melhor opção? Qual é a técnica que deixa a cicatriz mais discreta e imperceptível? Isso é o que você vai descobrir neste post. Então, continue a leitura!
Como fica a cicatriz de quem coloca prótese de silicone pela axila?
Para colocar a prótese de silicone pela axila, faz uma incisão que procura seguir a dobra natural da pele nessa região. Portanto, ela costuma disfarçar a marca.
No entanto, isso não significa que a cicatriz fica invisível. Quando a mulher levanta o braço, por exemplo, ela aparece. Isso faz com que muitas pacientes sintam-se constrangidas ao usarem uma blusa cavada ou de alça.
Por que alguns cirurgiões indicam a incisão transaxilar?
A incisão transaxilar, ou seja, a colocação da prótese de silicone pela axila, tem indicações muito específicas.
Geralmente, os cirurgiões optam por esta técnica somente quando a mulher realmente possui uma forte tendência a queloides.
Portanto, como a pele da axila é menos propensa a queloides, o cirurgião pode entender que essa é a melhor opção.
Porém, ainda assim muitos cirurgiões preferem realizar a incisão sob a mama (inframamária) e usar outros recursos para tratar um possível queloide.
Afinal, atualmente já existem formas de conter a formação de queloides como o uso da fita de silicone, aplicações de corticoides e betaterapia.
Por que os cirurgiões evitam colocar prótese de silicone pela axila?
Com exceção a essa indicação bastante específica, colocar prótese de silicone pela axila não costuma ser uma opção vantajosa. Veja por quê:
Complexidade da cirurgia para colocar prótese de silicone pela axila
Quando o médico faz a incisão abaixo do seio ou em volta do mamilo, ele tem acesso direto à mama. Porém, na incisão axilar isso não acontece.
Portanto, o médico precisa abrir todo um caminho desde a axila até a loja, que é o espaço atrás da glândula mamária onde ele colocará a prótese.
Isso torna o procedimento mais complexo e de maior dificuldade técnica. Então, os médicos preferem evitar o procedimento.
Tempo cirúrgico mais longo
Toda essa complexidade faz com que a cirurgia seja mais demorada. Portanto, a paciente também permanece anestesiada e no centro cirúrgico por um período maior.
Necessidade de instrumentos específicos
A axila está mais longe do tecido da mama que precisa ser aberto para a colocação da prótese. Por isso, os instrumentos usados na cirurgia são diferentes.
Eles são mais longos para permitirem a dissecção de uma área distante. Ao mesmo tempo, precisam ser mais delicados, porque a abertura em que vão passar será estreita.
Portanto, o médico precisa ser altamente capacitado a utilizar esses instrumentos e realizar as manobras necessárias de forma precisa.
Interrupção de vasos linfáticos
A região da axila e sua ligação com a mama possui muitos vasos linfáticos. Eles fazem parte de toda uma rede de canais que transportam a linfa pelo organismo.
Esse sistema linfático tem muitas funções importantes, como o transporte de células de defesa. Portanto, ele é fundamental para nossa resposta imunológica.
Além disso, eles retiram células mortas dos nossos tecidos e promovem toda uma limpeza de toxinas.
Para que o médico não precise interferir nesses vasos linfáticos, ele evita a incisão transaxilar.
Limitação no tamanho das próteses
Esse é o motivo que convence a maioria das mulheres a não optarem pela incisão transaxilar. Afinal, muitas pacientes desejam aumentar significativamente os seios.
A incisão transaxilar não permite a colocação de uma prótese grande. Existe uma limitação tanto na abertura do corte na axila quanto em todo o caminho que leva até a parte de trás da mama.
Pós-operatório doloroso
O pós-operatório das pacientes que colocam prótese de silicone pela axila costuma ser mais doloroso do que o de outras incisões.
Então, embora esse seja um desconforto temporário, na maioria dos casos não existem benefícios que justifiquem uma recuperação menos tranquila.
Cicatriz evidente
A cicatriz da incisão transaxilar aparece sempre que a mulher levanta os braços. Portanto, caso ela utilize um vestido ou blusa sem manga, bem como um biquíni, a marca ficará visível em diversas situações.
Qual é a incisão que deixa a cicatriz mais discreta?
Atualmente, a incisão mais utilizada para aumentar os seios é a inframamária, ou seja, aquela que é feita abaixo do seio.
Ela é considerada a mais vantajosa por uma série de motivos. Um deles é justamente a discrição da cicatriz.
O médico faz uma incisão pequena, que na maioria das vezes tem entre 3 e 4 centímetros, na dobra que fica abaixo do seio. Então, ele coloca a prótese por ali.
Depois da cirurgia e cicatrização, a marca fica praticamente imperceptível, pois a mama tem um caimento natural que cobre esse sulco.
Assim, a cicatriz da incisão inframamária fica totalmente invisível quando a mulher:
- está usando roupas
- usa blusas e vestidos sem manga, com exposição da axila
- coloca sutiã
- usa a maioria dos modelos de biquíni
- está nua e com os braços abaixados
A cicatriz só aparece quando a mulher, sem roupa ou com um biquíni realmente muito pequeno, levanta os braços.
Portanto, como você pode perceber, essa é a incisão considerada mais vantajosa atualmente. Também por isso, ela é a técnica mais recomendada pelos cirurgiões.
Veja outras vantagens da incisão inframamária:
Acesso à loja
O cirurgião consegue acessar a loja, que é a região onde ele colocará a prótese, com muito mais facilidade a partir da incisão inframamária.
Assim, ele reduz o tempo cirúrgico e ainda consegue dissecar os tecidos com maior precisão, definindo o local exato da prótese.
Redução no sangramento
Um dos motivos para a escolha dessa região para a incisão e abertura da loja é o fato de que o sangramento desses tecidos é menor. Isso torna a cirurgia mais segura.
Recuperação tranquila
A recuperação da mulher, após o procedimento, é mais tranquila. Segundo muitas pacientes, a sensação pode ser classificada muito mais como um mero desconforto do que como uma dor.
Entendeu em que situações o cirurgião recomenda a colocação de prótese de silicone pela axila? Quer saber mais sobre a técnica mais vantajosa e mais utilizada pelos médicos?
Então, continue aqui no blog e confira nosso post completo sobre a incisão inframamária.
Deixe um comentário