Mitos e verdades sobre a vida após a prótese de silicone
Você realmente sabe o que acontece com a mulher depois que ela coloca a prótese de silicone? Embora muitas pessoas tenham uma ideia sobre o que acontece no pós-operatório e na vida de alguém depois que ela se submete à mamoplastia de aumento, essas crenças, na maioria das vezes, estão carregadas de mitos.
Então, resolvemos escrever esse conteúdo e também trazê-lo em forma de infográfico, com objetivo de desvendar esses mitos e responder com propriedade as principais perguntas sobre o procedimento e sobre o pós-silicone.
Aqui, você vai conferir a seleção de mitos e verdades mais comuns sobre a vida após a prótese de silicone. Curtiu? Então, confira e depois conta pra gente nos comentários o que você achou.
1. Silicone e pós-operatório
Mito: o pós-operatório é muito complicado
Na verdade, o pós-operatório da mamoplastia de aumento é bem simples. No entanto, a paciente deve cumprir o repouso determinado pelos médicos e não levantar os braços. Mas de modo geral, a mulher praticamente não sente dores.
Verdade: o pós-operatório influencia o resultado
O comportamento da paciente no pós-operatório é decisivo para o resultado da cirurgia. Portanto, repouso, restrição de movimentos nos braços e sutiã cirúrgico são essenciais para facilitar a cicatrização e evitar complicações.
E como já dissemos acima, seguir todas as recomendações médicas também é imprescindível para alcançar os seios dos sonhos.
2. Amamentação e silicone
Mito: o silicone contamina o leite
O silicone utilizado na prótese mamária é totalmente inofensivo para o organismo. Portanto, não traz nenhuma contaminação. Além disso, ele fica atrás da glândula mamária ou do músculo, sem contato com o leite materno.
Além disso, o gel que é utilizado atualmente na produção da prótese é coesivo. Isso significa que ele é seguro suficientemente para evitar uma contratura capsular. Ou seja, quando o organismo entende que o material é um corpo estranho que precisa ser expulso.
Verdade: a prótese de silicone não impede a amamentação
As técnicas mais comuns para colocar o silicone inserem a prótese atrás da glândula mamária. Assim, os dutos não são cortados e a mulher consegue amamentar normalmente.
3. Complicações com a prótese de silicone
Mito: A prótese de silicone pode se romper sem nenhum motivo
O rompimento da prótese de silicone é muito raro, e pode acontecer somente se a mulher sofrer impactos muito fortes. Portanto, a menos que haja um acidente sério de carro, uma grande queda ou pancada, a probabilidade é mínima.
Verdade: Casos de rejeição de prótese de silicone são raríssimos
Atualmente, as próteses são fabricadas com superfícies texturizadas. Assim, elas aderem melhor aos tecidos do corpo. Dessa forma, a possibilidade de um processo de rejeição se torna extremamente reduzida.
4. Prótese de silicone e outras doenças
Mito: A prótese de silicone causa câncer
Não há relação entre o câncer de mama e o uso de próteses de silicone. Então, para evitar a doença é preciso controlar os fatores genéticos, hormonais e comportamentais (hábitos) que favorecem seu desenvolvimento.
Verdade: Doenças crônicas podem adiar a realização da cirurgia
Se a mulher já tem doenças crônicas como diabetes e hipertensão, o médico adia o procedimento até que esses problemas estejam sob controle. Isso evita dificuldades de cicatrização ou complicações durante a cirurgia.
5. Resultado da mamoplastia de aumento
Mito: O silicone deixa os seios com uma aparência artificial
Desde que a paciente respeite a recomendação do médico e utilize próteses proporcionais ao seu corpo, o resultado é extremamente natural. Assim, até a consistência dos seios fica muito parecida com o tecido mamário original.
Verdade: Próteses exageradas podem causar problemas
Além da aparência pouco natural, próteses exageradas causam dores nas costas e até problemas mais sérios, como a simastia. Por isso, é fundamental ouvir o médico e escolher um implante compatível com seu biótipo.
6. Estrias e cicatrizes
Mito: É possível colocar prótese de silicone sem deixar cicatrizes
Ainda não existe um método para colocar silicone sem fazer incisões (cortes) na pele. Portanto, a cirurgia deixa uma cicatriz. No entanto, ela é discreta, pequena e fica escondida na dobra do seio, praticamente imperceptível.
Verdade: Estrias podem surgir após a mamoplastia
As estrias podem aparecer se a pele não tem capacidade para se estender e acomodar o novo volume. Por isso, a melhor maneira de evitar o problema é iniciar uma rotina eficiente de hidratação com bastante antecedência.
Como fica a prevenção do câncer após o silicone
Os médicos orientam todas as mulheres a fazerem a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Portanto, com ou sem silicone, esse é um exame importantíssimo, que ajuda a detectar o câncer de mama precocemente, permitindo o tratamento imediato.
O silicone atrapalha a realização da mamografia?
Se a mamografia for feita da maneira correta, não. Afinal, os equipamentos de hoje são muito precisos, e permitem visualizar tumores até mesmo quando pequenos.
Porém, é preciso tomar um cuidado. A mulher com silicone deve avisar o técnico radiologista que tem prótese.
Assim, ele posicionará a máquina corretamente, para aumentar a visualização dos tecidos. Além disso, ele exercerá menos pressão sobre as mamas e utilizará determinados filtros para identificar qualquer anormalidade.
Na primeira parte do exame, o procedimento é normal. Porém, na segunda parte, o técnico aplica a Manobra de Eklund.
Nessa manobra, ele desloca a prótese para fora do campo de imagem. Assim, o equipamento comprime e gera imagens apenas do tecido mamário.
A mamografia pode romper a prótese de silicone?
Quem já fez mamografia sabe que a pressão sobre as mamas é muito grande. Por isso, o exame pode ser bastante incômodo e até mesmo doloroso.
Porém, as próteses de silicone atuais são extremamente resistentes. Elas não se rompem nem mesmo se um carro passa com a roda por cima delas.
Finalizando
Gostou do infográfico? Quer ter acesso a outros posts como esse? Então, siga nossas páginas no Facebook e Instagram para acompanhar tudo em primeira mão!
Você também pode continuar navegando pelo nosso Blog para conhecer tudo o que permeia a cirurgia de prótese de silicone. Assim, você fica por dentro de todos os detalhes e vai estar preparada para tomar a sua decisão de forma consciente e embasada.
Deixe um comentário