Sabe aqueles pequenos detalhes que nós gostaríamos de mudar em nosso rosto? Graças à estética facial, hoje em dia, não precisamos mais de cirurgia plástica para corrigi-los.
Sim, o sonho de fazer aquelas pequenas mudanças sem precisar de uma anestesia profunda, internação, incisões e pós-operatório se tornou realidade.
Quer saber quais são os procedimentos que permitem essa transformação e as vantagens de recorrer a eles? Então, não perca este post!
O que a estética facial pode fazer por você?
Afinal, o que a estética facial consegue corrigir por meio de procedimentos minimamente invasivos?
Prevenção e desaceleração do envelhecimento
A passagem dos anos é inevitável. Porém, atualmente, a estética permite que os efeitos do tempo não fiquem tão evidentes no corpo e no rosto de uma pessoa.
Assim, por meio da estética facial, hoje é possível prevenir o surgimento de rugas e, caso elas já existam, suavizá-las, retardando o envelhecimento.
Além disso, diversos tratamentos estimulam a pele a formar um banco de colágeno, ou seja, uma quantidade excedente desta proteína para que, quando o corpo reduzir a produção, ela possa ser reposta sem nenhuma dificuldade.
Desta forma, a pele demorará muitos anos a mais para produzir os sinais do envelhecimento. Portanto, a paciente consegue adiar ou até mesmo evitar uma cirurgia plástica facial.
Correção de assimetria e outros problemas funcionais
Muitas vezes, as pacientes chegam a uma clínica ou consultório médico para melhorar sua aparência. Elas desejam se sentir ainda mais bonitas.
Porém, em diversos outros casos, as pacientes buscam pela correção de um problema que as aflige há anos. Eles podem ter sido até mesmo um motivo para bullying.
Um desses problemas é a assimetria facial. Existem pessoas com o maxilar um pouco torto, por exemplo, que se projeta mais para um lado que para o outro.
Esse tipo de assimetria, além do incômodo estético, pode prejudicar atividades funcionais, como a mastigação, gerando um desgaste irregular dos dentes.
Isso pode acontecer com outros traços também como o nariz, um canto da boca mais alto que do lado oposto e assim por diante.
Outro problema frequente é a retração do queixo, que forma um perfil desarmônico e pode interferir até mesmo na qualidade do sono de uma pessoa.
Afinal, o queixo recuado em relação à posição padrão altera o posicionamento da língua. Assim, ocorre uma obstrução na passagem de ar e o bloqueio ou estreitamento das vias aéreas.
Desta forma, durante o sono, quando os músculos da garganta relaxam, esta obstrução pode dificultar a passagem de ar, resultando em episódios de ronco e apneia do sono.
Portanto, ao corrigir esses problemas, os procedimentos estéticos proporcionam alívio para quem sofre com essas situações.
Estética facial melhora a aparência da pele
Grande parte dos tratamentos faciais, mesmo que tenham outro objetivo principal, melhoram a aparência, textura e firmeza da pele como benefício secundário.
Um bom exemplo é o preenchimento dérmico com ácido hialurônico. Pode ser que a paciente procure o consultório apenas para dar mais volume à boca, às maçãs do rosto ou ao queixo.
Porém, a mera aplicação do ácido hialurônico já provoca uma hidratação intensa na pele desta região, além de estimular a produção de colágeno e melhorar a qualidade da pele a médio e longo prazo.
Além disso, muitas pessoas procuram o consultório com problemas de pele extremamente sérios, como cicatrizes profundas de acne. Então, com procedimentos específicos, é possível amenizar bastante o problema.
Quais são os procedimentos de estética facial?
Diante de todos esses resultados, você deve estar se perguntando quais são os procedimentos de estética facial que promovem esses benefícios.
Não é possível listar todos pois, nos últimos anos, ocorreu uma grande evolução da estética. Portanto, existem inúmeros procedimentos.
Porém, nós selecionamos os principais, com resultados comprovados e suficientes para solucionar a maioria dos problemas estéticos. Confira!
Botox preventivo ou corretivo
O Botox, ou Toxina Botulínica tipo A, é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando usada em medicina estética, ela é purificada e usada em doses muito pequenas.
O principal uso do Botox é o tratamento de rugas dinâmicas ― as linhas de expressão que aparecem quando fazemos certos movimentos faciais, como franzir a testa ou sorrir.
Como é feita a aplicação de Botox?
O profissional injeta o Botox diretamente no músculo que, ao se contrair, forma a ruga. Isso é feito usando uma agulha muito fina, então a dor é geralmente mínima
Na maioria das vezes, o procedimento completo leva menos de 30 minutos e não requer nenhum tempo de recuperação. Os efeitos começam a aparecer de 3 a 7 dias após o procedimento e geralmente duram de 3 a 6 meses.
Quais são as vantagens da aplicação de Botox?
O Botox é uma maneira rápida e eficaz de tratar rugas linhas de expressão. Afinal, ele pode ter efeito preventivo (evitar a formação das rugas estáticas) ou corretivo (suavizar as marcas já existentes).
Também não podemos deixar de destacar que o procedimento é extremamente rápido e não há tempo de recuperação.
Além disso, o Botox pode ser usado preventivamente para evitar que rugas profundas se formem e ter ainda outras aplicações como o sorriso gengival, sudorese e assim por diante.
Existem riscos na aplicação de Botox?
Embora o Botox seja geralmente seguro, ele pode causar alguns raros efeitos colaterais. Os mais comuns são uma leve dor de cabeça, e em alguns casos, pode haver queda temporária da pálpebra.
Porém, esses efeitos geralmente desaparecem por conta própria em poucos dias. Efeitos colaterais mais graves são extremamente raros.
É importante que a paciente busque um profissional qualificado para a aplicação do Botox. Assim, as injeções serão feitas corretamente e de maneira segura.
Preenchimento com ácido hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância que nosso corpo produz naturalmente e desempenha um papel vital na hidratação da pele. Afinal, ele pode reter até 1.000 vezes o seu peso em água.
Como preenchedor dérmico, o ácido hialurônico é usado para restaurar o volume perdido na pele. Assim, ele suaviza linhas e rugas, além de promover um aspecto mais jovem e revigorado.
Como é feito o preenchimento com ácido hialurônico?
Durante o procedimento, pequenas quantidades de ácido hialurônico são injetadas nas áreas desejadas do rosto com uma agulha muito fina.
Essas áreas podem incluir as bochechas, o contorno dos lábios, as linhas de marionete, os sulcos nasogenianos (bigode chinës) ou outras áreas que precisem de volume ou suavização.
Embora a duração do tratamento possa variar, geralmente leva cerca de 15 a 60 minutos, dependendo das áreas tratadas.
Quais são as vantagens do preenchimento dérmico?
O preenchimento com ácido hialurônico é minimamente invasivo e oferece resultados imediatos. Pode proporcionar um aspecto mais jovem e descansado, sem a necessidade de cirurgia.
Além disso, como o ácido hialurônico é uma substância que o corpo produz naturalmente, não costuma haver intolerância e o risco de reações alérgicas é baixíssimo.
Os resultados do preenchimento com ácido hialurônico geralmente duram de 6 a 18 meses, dependendo da área tratada e do tipo específico de preenchedor utilizado.
Existem riscos no preenchimento com ácido hialurônico?
O preenchimento com ácido hialurônico é extremamente seguro. Porém, em algumas pessoas, devido a intolerâncias do próprio organismo, podem ocorrer alguns efeitos colaterais temporários.
Entre os efeitos imediatos mais comuns, podemos destacar uma leve vermelhidão, inchaço controlado, dor no local da injeção, hematoma no local de inserção da microcânula e sensibilidade.
Raramente, podem ocorrer efeitos colaterais mais graves, como infecção, reações alérgicas ou a formação de nódulos sob a pele.
Como sempre, conte com um profissional de saúde qualificado para a realização desses procedimentos. Assim, ele proporcionará segurança e eficácia ao tratamento e evitará distorções como o pillow face.
Harmonização facial
E que tal combinar procedimentos como Botox e preenchimento para harmonizar as proporções do rosto e rejuvenescer? Esta é a proposta da harmonização facial.
A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos não cirúrgicos com o objetivo melhorar a simetria e o equilíbrio do rosto. Saiba mais nos próximos tópicos:
Como é feita a harmonização facial?
Personalização é a principal característica da harmonização facial. Ela pode envolver uma variedade de tratamentos, dependendo das necessidades e dos objetivos estéticos do paciente.
Portanto, ela pode incluir preenchimentos dérmicos para adicionar volume a áreas como as bochechas, o queixo ou os lábios, além de injeções de Botox para suavizar linhas e rugas.
Em alguns casos, o profissional pode indicar ainda procedimentos de contorno do rosto, como a bichectomia (remoção do tecido gorduroso das bochechas) ou a lipoaspiração do queixo e papada.
Além disso, a harmonização facial pode incluir tratamentos para a pele, como peelings químicos ou tratamentos a laser, para melhorar a textura e a aparência da pele.
Quais são as vantagens da harmonização facial?
A maior vantagem da harmonização facial é que ela permite aprimorar a aparência sem a necessidade de cirurgia invasiva.
Assim, o profissional realiza os procedimentos geralmente com anestesia local e o tempo de recuperação do paciente é mínimo.
Além disso, muitos dos tratamentos oferecem resultados praticamente imediatos, embora outros benefícios surjam nos meses seguintes.
A harmonização facial pode aumentar a autoestima e a confiança ao melhorar a aparência e promover uma sensação de equilíbrio e proporção.
Quais são os cuidados para fazer uma harmonização facial?
É importante lembrar que, embora a harmonização facial possa oferecer resultados impressionantes, a paciente precisa procurar um um profissional de saúde qualificado para realizá-la.
Quais são as vantagens da estética facial?
Além dos benefícios da estética facial, que você já conheceu em tópicos anteriores, existem algumas outras vantagens de recorrer a procedimentos minimamente invasivos.
O primeiro deles é a manutenção da rotina da paciente. Afinal, não há necessidade de internação, anestesias profundas ou de repouso no pós-operatório.
Muitas pacientes fazem grande parte desses procedimentos em um dia normal de trabalho, seja em um intervalo ou ao final do expediente.
Uma pessoa pode aplicar Botox e voltar normalmente ao trabalho, por exemplo. Ela só precisa tomar um pouco de cuidado com a posição do rosto e cabeça, evitando a migração da toxina para outras regiões.
Outros procedimentos, como o preenchimento labial ou de outras regiões do rosto, também são tranquilos. É comum que essas áreas fiquem um pouco inchadas após a aplicação, mas nada incontornável.
Assim, a pessoa pode disfarçar algumas pequenas marquinhas de cânulas com maquiagem.
Em outros casos, onde há mais inchaço, como um preenchimento labial significativo, ela pode realizar o procedimento ao final de uma sexta-feira e retornar ao trabalho normalmente na segunda-feira.
E então, qual desses procedimentos de estética facial você gostaria de fazer? Entre em contato com a nossa equipe pelos canais do site e agende agora mesmo a sua avaliação!
Deixe um comentário