O preenchimento facial é um dos tratamentos estéticos mais conhecidos e realizados, mas ainda costuma ser muito confundido com a aplicação de toxina botulínica. Os dois procedimentos, no entanto, não são a mesma coisa!
Leia este artigo para entender:
- o que é preenchimento facial;
- qual é a diferença entre essa técnica e a do botox;
- para que é indicado;
- como é realizado o procedimento;
- quanto tempo duram os efeitos;
- se preenchimento facial é seguro.
O que é preenchimento facial
Preenchimento facial é uma técnica realizada por meio da aplicação de ácido hialurônico em algumas regiões do rosto.
O ácido hialurônico, que ficou muito famoso no campo da estética nos últimos anos, é um ativo produzido pelo próprio organismo e que preenche os espaços entre as células. Com propriedades hidratantes, ele também estimula a produção de colágeno, substância responsável por manter a firmeza e a elasticidade da pele.
Com o envelhecimento, no entanto, nossa produção natural de ácido hialurônico diminui, e esse é um dos motivos pelos quais a pele começa a demonstrar sinais de idade. A aplicação do ativo visa diminuir esses efeitos.
Qual é a diferença entre o preenchimento facial e o botox?
Embora se complementem nos efeitos, as técnicas de preenchimento facial e aplicação de botox são diferentes. O botox, que na verdade é o nome de uma marca, virou a denominação popular para o procedimento de aplicação de toxina botulínica na pele.
Ao contrário do ácido hialurônico, utilizado na técnica de preenchimento facial, a toxina botulínica não é produzida pelo nosso organismo e atua de maneira bem diferente. Enquanto o ácido ameniza as rugas e linhas de expressão por meio do preenchimento dos espaços vazios entre as células, que acabam ficando frouxos, a toxina botulínica paralisa o músculo.
Quando a movimentação é paralisada, consequentemente a formação das linhas de expressão também é atenuada e, até mesmo, prevenida. Para saber mais sobre esse assunto, leia o nosso artigo que explica o que é toxina botulínica e para que ela serve na estética.
Para que é indicado o preenchimento facial
A aplicação do ácido hialurônico pode ser realizada nos mais diversos pontos do rosto e resolver muitas insatisfações. Como ela não paralisa o músculo e não impede o movimento, não tem restrições específicas como a aplicação da toxina botulínica, que não pode, por exemplo, ser feita em músculos essenciais no dia a dia, como os que participam da alimentação.
Algumas das principais indicações de preenchimento facial são:
- amenizar a linha do sorriso (ou “bigode chinês”);
- aumentar o volume dos lábios;
- amenizar as linhas que se formam entre as sobrancelhas;
- alterar o contorno dos lábios;
- alterar o contorno do rosto;
- elevar as sobrancelhas;
- minimizar as olheiras.
Como é realizado o preenchimento facial
Primeiramente, o profissional vai avaliar a situação e, de acordo com as necessidades e desejos de cada paciente, marcar quais serão os pontos de preenchimento.
Em seguida, a aplicação do ácido hialurônico é realizada no rosto por meio de agulhas específicas chamadas de microcânulas. Sua ponta, diferente do convencional, permite que o resultado seja mais uniforme e natural.
Quanto tempo duram os efeitos do preenchimento facial
A média de duração dos efeitos do preenchimento facial é de 12 a 18 meses — desde que a paciente siga as recomendações de hábitos alimentares e estilo de vida saudável.
É importante ter em mente, ainda, que o tempo de duração dos resultados depende também do local de aplicação e da marca do produto utilizada. Atualmente, é possível encontrar no mercado muitos preenchedores faciais aprovados pela Anvisa, e cada um deles tem o seu próprio tempo médio de duração.
Preenchimento facial é seguro?
Como o ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo organismo, não existe o risco de rejeição. No entanto, como tratam-se de aplicações minuciosas, o procedimento precisa ser realizado por profissionais especializados: médicos (preferencialmente cirurgiões plásticos e dermatologistas) e cirurgiões-dentistas.
Além disso, é claro, todas as exigências de segurança e higiene devem ser respeitadas, em especial as relacionadas aos instrumentos perfurocortantes que precisam ser descartados corretamente a cada uso para evitar qualquer contaminação.
Por isso, para realizar seus procedimentos estéticos com segurança e confiança nos resultados, procure sempre estabelecimentos reconhecidos! O Silicone Center é referência em São Paulo em colocação de prótese de silicone e já realizou o sonho de muitas mulheres que precisavam reconstruir sua autoestima.
Agora estamos ampliando nosso leque de atuação e oferecendo, também, outros serviços como o preenchimento facial — todos realizados por uma equipe extremamente qualificada para avaliar e indicar as melhores soluções para cada caso. Para mais informações, acesse a página desse tipo de serviços em nosso site.
Deixe um comentário