Imagine o dia em que você irá realizar o sonho de colocar silicone. Imaginou?Assim que a cirurgia termina, você passa um tempo em observação e chega a hora de voltar para casa. Porém, a alta é apenas o começo de um período igualmente importante, que é o pós-operatório da mamoplastia.
Você sabia que esse período de recuperação é tão importante quanto o procedimento? Afinal, o médico já fez a parte dele, que foi usar todo o seu conhecimento e técnica para aumentar as suas mamas.
No entanto, a partir da alta a paciente se torna a grande protagonista da realização do sonho. O bom resultado dependerá dos cuidados que ela precisa ter para uma boa cicatrização, tanto internamente quanto externamente.
Quer saber que cuidados são esses? Selecionamos os principais! Confira nos tópicos a seguir!
Principais cuidados no pós-operatório da mamoplastia
O pós-operatório da mamoplastia costuma ser muito tranquilo. As pacientes que colocam silicone sentem apenas um leve incômodo, que na maioria das vezes nem chega a se tornar uma dor.
Essa é uma vantagem de colocar prótese de silicone, mas também pode se tornar um problema. Afinal, como as mulheres se sentem muito bem, elas acham que já podem voltar a realizar suas atividades normais.
É nesse momento que elas podem ter complicações, não devido à cirurgia, mas por falta de cuidado. Abertura de pontos e deslocamento da prótese estão entre os problemas comuns para quem não segue a orientação médica.
Então, veja que recomendações são essas e prepare-se para o pós-operatório da mamoplastia de aumento.
1. Restrição do movimento dos braços
Cada vez que a paciente movimenta os braços, especialmente para levantá-los, os músculos e tecidos da região peitoral também se movimentam.
Essa movimentação dificulta a cicatrização, pois esses tecidos precisam permanecer estáveis para se colarem novamente uns aos outros.
Portanto, toda paciente precisa evitar movimentos bruscos com os braços, levantá-los acima da linha dos ombros ou fazer esforços como carregar peso.
Realizar esses movimentos gera pressão sobre os tecidos e cicatrizes. Assim, a paciente sente dor, os pontos podem se abrir e a prótese se deslocar, já que ela ainda não se fixou no local correto.
No entanto, se a paciente segue a recomendação médica, cumpre o repouso e restringe esses movimentos, a cicatrização e recuperação acontecem de forma bastante tranquila.
2. Usar o sutiã cirúrgico o tempo todo
Nos primeiros 30 dias, a paciente precisa utilizar o sutiã cirúrgico. Ela não pode usar outros tipos de sutiã e nem passar algum período do dia e da noite sem ele.
O único momento em que a paciente pode retirar esta peça é durante o banho. Assim que ela se seca, deve colocar a peça novamente. Para saber mais sobre o sutiã cirúrgico, confira nosso post completo sobre esse tema.
3. Cuidar dos curativos de acordo com a orientação médica
Depois de colocar silicone, a paciente fica com uma cicatriz muito pequena. O cuidado é simples e, na maioria das vezes, basta trocar a fita micropore conforme a indicação médica.
4. Dormir de barriga para cima no pós-operatório da mamoplastia
Durante os primeiros 45 dias, a paciente precisa dormir de barriga para cima. Dormir de lado pode fazer com que a prótese se desloque e, ao dormir de bruços, haverá uma pressão enorme sobre a região operada.
O ideal é cercar-se de travesseiros para evitar a mudança de posição. Portanto, mantenha o tronco mais elevado que o corpo, proteja suas laterais ou use aquelas almofadas especiais em forma de triângulo.
5. Não dirigir no pós-operatório da mamoplastia
Dirigir é uma atividade muito simples, principalmente para quem já faz isso automaticamente. No entanto, para pacientes durante o pós-operatório da mamoplastia, essa atividade não é adequada.
Ao dirigir, a mulher precisa sustentar os braços levantados, mesmo que apoiados no volante. Porém, existem outros fatores que podem apresentar risco.
O primeiro deles é a necessidade de fazer um movimento brusco. No trânsito, pode haver uma situação que surpreende e que exige uma manobra repentina.
Portanto, se a paciente está dirigindo, ela pode ter que virar seu braço em um ângulo inadequado, fazer um movimento brusco ou mesmo aplicar força. Dessa forma, ela compromete o resultado da cirurgia.
Outra situação, embora muito simples, que pode acontecer quando a mulher dirige é ela se virar para pegar algum objeto no banco ao lado ou mesmo no banco de trás.
Como a maioria de nós se vira automaticamente para fazer esses movimentos, não pensamos em sair do carro, abrir a porta de trás (ou do outro lado), para pegar o objeto sem torcer o tronco.
Então, para não correr o risco de abertura de pontos e deslocamento da prótese, a recomendação médica é não dirigir por 20 dias.
6. Suspender a prática de exercícios
No pós-operatório da mamoplastia, a paciente precisa suspender a prática de exercícios físicos. Embora a recomendação seja não ficar totalmente parada, também não é possível correr, ir à academia ou praticar crossfit.
A partir de 30 dias após o procedimento, a paciente pode voltar a caminhar na esteira. Já para os exercícios de musculação, especialmente na parte superior do corpo, é fundamental aguardar pelo menos 60 dias.
Para a corrida, o ideal é esperar um tempo até maior, dependendo das recomendações do seu médico. No entanto, a paciente precisa usar um top bem firme, para evitar a movimentação dos seios.
Sempre vale a pena destacar que, mesmo que exista esse tempo médio, quem libera o retorno aos exercícios é o seu médico. Portanto, ele avalia sua evolução para determinar quando seu corpo está pronto para o exercício.
Além disso, a volta precisa acontecer gradualmente, acostumando o corpo ao movimento sem forçar a área da cirurgia.
7. Mantenha-se longe do sol
Depois de colocar silicone, você provavelmente terá vontade de ostentar seus novos seios com um belo biquíni. Porém, é preciso manter-se longe do sol durante pelo menos 30 dias.
Após o procedimento, é normal o corpo apresentar inchaço e marcas roxas. O calor do sol aumenta o inchaço e, consequentemente, a pressão sobre os tecidos em recuperação.
Porém, o maior cuidado deve ser em relação às manchas. A luz do sol pode fixar essas manchas na pele. Então, espere mais um pouco para não comprometer seu resultado.
8. Fique atenta aos procedimentos complementares
De acordo com a indicação do médico, a paciente pode precisar de alguns procedimentos ou acessórios complementares.
Portanto, se ele indicar uso de faixa estabilizadora, fita de silicone ou sessões de drenagem linfática, siga essas recomendações.
A drenagem linfática precisa ser muito leve, e por isso sempre é recomendado a realização com um especialista. O objetivo é ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquidos e acelerar a recuperação.
9. Não falte ao retorno
Finalmente, a paciente precisa retornar ao médico nas datas indicadas pelo cirurgião. Haverá um momento específico para retirar os pontos, além do acompanhamento da evolução da cicatrização.
Saiba que seu cirurgião está ali para cuidar de você. Então, caso tenha dores excessivas, vazamento de líquido ou sangue da cicatriz ou perceba um ponto aberto, entre em contato com ele imediatamente.
Agora você já sabe como precisa se programar para o pós-operatório da mamoplastia. Que tal fazer sua avaliação? Marque agora mesmo sua consulta com nossos especialistas!
Deixe um comentário