Se fizéssemos um quiz sobre as diferentes partes da sua região íntima, quantos pontos você marcaria? Se você tem convicção de que tiraria 10, parabéns, porque a maioria das mulheres não sabe onde fica a vagina, pequenos lábios, clitóris…
Sim, esses números podem parecer absurdos, mas eles correspondem ao resultado de pesquisas feitas lá no Reino Unido. Na terra dos reis, rainhas e princesas, metade das mulheres não aponta o local correto da vagina em uma ilustração.
No Brasil, a situação não é muito diferente, embora faltem pesquisas mais extensas. A pesquisa mais recente foi feita em 2020. Nela, 400 mulheres de 16 a 45 anos precisavam responder algumas perguntas. Metade delas identificou de forma errada a vagina, confundindo-a com a vulva.
Se a vagina é tão pouco conhecida, imagine outras estruturas desta região como os pequenos lábios, grandes lábios, entrada da uretra e o tão negligenciado clitóris?
Por isso, neste blog, nós também falamos deste assunto. Neste post, por exemplo, você vai conhecer melhor os pequenos lábios, vai descobrir se eles são normais e o que acontece quando eles são alterados.
Ficou curiosa? Então, continue a leitura!
O que são os pequenos lábios?
Os pequenos lábios recebem o nome científico de labia minora. Eles são duas dobras estreitas de pele que se iniciam abaixo do prepúcio do clitóris e se estendem em direção à parte anterior do corpo.
Neste trajeto, eles circundam a entrada da uretra e também da vagina. Portanto, eles são extensos e uma estrutura importante da vulva.
Uma das características dos pequenos lábios é sua vascularização. Eles possuem uma quantidade imensa de vasos sanguíneos estreitos, os capilares, por onde circula muito sangue.
A aparência dos pequenos lábios varia bastante. Enquanto alguns são lisos, outros se mostram enrugados. A coloração também pode ser bem diferente e inclusive se modifica ao longo do tempo por influência de fatores hormonais.
Em algumas mulheres, os pequenos lábios têm realmente um tamanho reduzido, tornando-se pouco perceptíveis. Outras mulheres têm pequenos lábios volumosos e essa variação é bem-vinda, desde que não cause problemas funcionais.
Qual é a função dos pequenos lábios?
Os pequenos lábios têm diversas funções no aparelho genital. Veja a seguir:
Pequenos lábios protegem a entrada da vagina e uretra
A função principal dos pequenos lábios é proteger a abertura da vagina e da uretra. Assim, eles dificultam a entrada de bactérias e outros corpos estranhos.
Por isso, essa estrutura ajuda a evitar muitas infecções que poderiam atingir a vagina (e através dela, todo o sistema reprodutor) e a uretra (e por meio dela, todo o sistema urinário).
Pequenos lábios contribuem para a lubrificação
Os pequenos lábios estão ainda próximos das glândulas de Bartholin e Skene. Desta forma, eles ajudam a distribuir fluídos lubrificantes que mantêm o pH mais adequado a esta região, bem como a umidade equilibrada.
Durante a relação sexual, esses fluidos são ainda mais importantes. Afinal, sem lubrificação, o contato sexual seria doloroso, pois haveria um atrito muito grande entre o órgão masculino e a vagina.
Portanto, os pequenos lábios não são os únicos responsáveis pela lubrificação, mas eles contribuem para que ela ocorra, proporcionando mais conforto durante a relação sexual.
Pequenos lábios contribuem para o prazer sexual
Nós comentamos que os pequenos lábios são muito vascularizados, ou seja, possuem muitos vasos sanguíneos. Porém, não é só isso, eles também têm uma rica inervação.
Isso significa que, sob sua superfície, existe uma rede imensa de nervos, o que os torna muito sensíveis ao toque, pressão e temperatura.
Diferentemente de outras partes da vulva, os pequenos lábios não são cobertos por pele, e sim por uma mucosa. Os vasos sanguíneos presentes ali ficam cheios de sangue durante a estimulação sexual e por isso eles se dilatam (como o pênis) e se tornam ainda mais sensíveis ao prazer.
Essa sensibilidade faz com que os pequenos lábios sejam importantíssimos para o prazer sexual feminino, pois eles podem ser estimulados, produzindo excitação e até mesmo o orgasmo.
Qual é o tamanho ideal dos pequenos lábios?
Não existe um tamanho ideal para os pequenos lábios. Afinal, as variações são totalmente normais e não devem ser guiadas por um padrão.
Existem pequenos lábios finíssimos enquanto, em outras mulheres, eles podem alcançar até 5 cm de largura.
O que determina se o tamanho dos pequenos lábios é adequado ou se a mulher deve pensar em alterá-los se relaciona muito mais às questões funcionais do que estéticas.
Quando ocorre um crescimento realmente anormal dessas estruturas, a paciente pode receber o diagnóstico de hipertrofia dos pequenos lábios.
Para chegar a esse diagnóstico, o médico realiza uma avaliação extremamente criteriosa, que se baseia tanto em aspectos clínicos quanto nas preocupações pessoais da paciente.
Alguns sintomas que podem levar a esse diagnóstico são:
Desconforto ou dor
Muitas mulheres chegam ao consultório sem ter ideia de seu diagnóstico de hipertrofia dos pequenos lábios. Inclusive, várias delas não descobrem o problema na clínica de cirurgia plástica, e sim no ginecologista.
Essas mulheres, durante a anamneses, relatam problemas como dor e desconforto na região genital, e esses sintomas podem aparecer tanto no momento da relação sexual quanto em atividades cotidianas.
Algumas vezes, o desconforto aparece durante o exercício físico ou ao apenas usar uma calça justa, por exemplo. Não é incomum esse atrito frequente causar irritações crônicas e lesões, que podem servir de porta de entrada para bactérias, causando infecções.
Dificuldades na higiene íntima
Desde bebês, as mulheres têm dificuldade com a higiene da região íntima. Afinal, sua vulva possui muitas dobrinhas, retém umidade e está mais sujeita a infecções por fungos e bactérias.
Quem já trocou bebês de sexos diferentes sabe muito bem do que estamos falando. A limpeza do menino é muito mais fácil. A da menina, exige mais atenção e cuidado com os detalhes.
Na vida adulta, essa dificuldade permanece. Porém, com mais conhecimento sobre sua região íntima, a mulher consegue fazer uma limpeza eficiente.
No entanto, se ela tem atrofia dos pequenos lábios, os sulcos se tornam mais profundos, o que favorece a retenção de umidade e proliferação de bactérias.
Problemas funcionais
A hipertrofia dos pequenos lábios pode interferir na funcionalidade da região genital. Assim, a mulher pode ter alguns desconfortos ao urinar, bem como durante o sexo.
Como o médico diagnostica a hipertrofia dos pequenos lábios?
Quando a paciente apresenta algumas das dificuldades funcionais que mencionamos no tópico anterior, o médico levanta a hipótese de uma possível hipertrofia nos pequenos lábios.
Para confirmar ou descartar esta hipótese, ele realiza alguns procedimentos e utiliza determinados critérios de avaliação:
Avaliação Clínica
Inspeção visual e medição
Durante o exame físico, o médico realiza uma inspeção visual dos pequenos lábios. Ele observa a forma dessas estruturas e, muitas vezes, mede sua extensão e largura.
Em alguns casos, as medidas são anotadas para documentar o tamanho e a forma dos lábios. Esse registro é importante caso o médico e a paciente decidam observar a evolução do quadro antes de definirem um tratamento.
Afinal, o tamanho dos pequenos lábios pode variar em algumas situações específicas, em que os hormônios atuam e geram desde pequenas alterações até mudanças mais significativas.
Alguns desses eventos são a puberdade, gravidez, uso de anticoncepcionais, terapias hormonais e menopausa.
Outras vezes, essas medições têm o objetivo de comparação com médias populacionais que ajudarão a definir um diagnóstico. Falaremos mais sobre isso a seguir.
Comparação com médias populacionais
Como já falamos, não existe um tamanho padrão para os pequenos lábios. Porém, a comparação com a média populacional pode ajudar a definir um diagnóstico.
Com a análise desses dados, é possível estabelecer um intervalo médio. Volumes que saem muito desta curva de normalidade e causam prejuízo funcional à paciente talvez sejam um indicativo da necessidade de cirurgia.
Assimetria
A assimetria entre os pequenos lábios pode ser considerada normal. Aliás, a assimetria está presente em todo o nosso corpo.
Porém, quando a diferença é excessiva, causa desconforto físico ou preocupações estéticas à paciente, isso pode ser um fator contribuinte para o diagnóstico de hipertrofia.
Fatores psicológicos
Além das características físicas, alguns fatores psicológicos podem determinar o diagnóstico da hipertrofia dos pequenos lábios:
No diagnóstico de hipertrofia, o médico não pode negligenciar a avaliação psicológica. Afinal, algumas mulheres sentem um impacto negativo na autoestima, imagem corporal e bem-estar devido a esta diferença.
Motivação para a cirurgia
Quando uma paciente procura o médico para realizar esta cirurgia, o médico deve conversar abertamente e procurar descobrir suas motivações e expectativas.
Aliás, isso faz parte do protocolo para a realização de qualquer cirurgia plástica. O médico não opera pacientes que tenham expectativas irreais quanto ao resultado da cirurgia ou de seus efeitos em sua vida.
Portanto, a paciente pode querer reduzir o tamanho dos pequenos lábios porque eles causam dor durante o sexo, mas o médico não promete que ela chegará ao orgasmo em todas as relações, pois isso depende de inúmeros fatores.
E quando a paciente não tem hipertrofia, mas outros problemas?
Embora a hipertrofia dos pequenos lábios seja a causa mais comum da busca por cirurgia íntima para correção desta região, ela não é o único problema possível.
Algumas mulheres, seja devido à idade ou por passarem por processos de grande emagrecimento, têm uma flacidez significativa na vulva, causando tantos prejuízos funcionais quanto a hipertrofia.
Portanto, nesses casos, a indicação também pode ser a cirurgia plástica íntima. A labioplastia ou ninfoplastia costuma ser a solução, pois elimina tanto o excesso de tecido quanto de pele dos pequenos lábios.
E você, identificou algum desses sinais? Sente desconforto, dores durante o sexo e talvez uma dificuldade de acesso ao clitóris e outras estruturas da vulva?
Então, não perca tempo. Procure um médico especialista para uma avaliação completa e restaure seu bem-estar. Acesse nossos canais e agende agora mesmo a sua consulta.
Deixe um comentário