Em conjunto com a celulite, as estrias são uma das grandes fontes de insatisfação das mulheres em relação à aparência. Os famosos risquinhos na pele que, quando aparecem, são vermelhos ou arroxeados e depois se tornam brancos, são comuns em algumas fases da vida como o estirão da adolescência e a gravidez — mas, afinal, o que causa estrias?
Leia este artigo para entender mais sobre elas, como evitar e como tratar!
O que causa estrias?
As estrias são lesões que aparecem na pele em decorrência da ruptura das fibras de colágeno e elastina, o que se dá quando essa pele é esticada em uma velocidade muito rápida.
É por isso, inclusive, que elas se relacionam tanto com situações específicos como:
- o surgimento dos seios;
- o estirão da adolescência;
- a gravidez;
- a obesidade;
- o intenso ganho de peso;
- o intenso ganho de massa muscular.
A pele, afinal, é o órgão que circunda todo o nosso corpo e é afetada diretamente por essas transformações corporais.
Embora o principal fator que propicie o aparecimento das estrias seja a genética, hábitos de alimentação e hidratação também participam dessa equação:
Entendendo as estrias
Logo que surgem na pele, as estrias têm uma aparência avermelhada ou arroxeada, porque o estiramento das fibras causa uma inflamação local. Já quando essa fibra é rompida de vez, elas se tornam brancas.
Outra informação que precisa ser dita sobre elas é que, apesar de serem mais comuns em determinadas regiões do corpo como seio, abdômen, nádegas e coxas, as estrias podem aparecer em qualquer lugar.
Quando elas aparecem, por vezes vêm acompanhadas de leves ardores ou coceiras, o que é natural, visto que está havendo uma inflamação na pele. Esses sintomas, no entanto, tendem a aparecer rapidamente.
Além disso, embora seja mais comum em mulheres, as estrias não são uma exclusividade feminina e alguns homens também se incomodam com elas.
Como evitar as estrias
Como falamos mais acima, as estrias estão muito relacionadas à genética, mas os nossos hábitos podem colaborar tanto para o seu surgimento como para evitá-las, e eles estão relacionados, principalmente, à hidratação e à alimentação.
Manter a pele bem hidratada, tomando a quantidade de água recomendada por dia (segundo a OMS, 2 litros) e utilizando cremes hidratantes é um fator que diminui os riscos de que as fibras se rompam e causem as estrias. Portanto, vale reforçar a administração do creme nos locais mais propícios em momentos chave — por exemplo, durante a gravidez.
- Leia também: Cuidados com a pele para manter a saúde em dia
Já quando o assunto é alimentação, apostar nas opções mais saudáveis fazem bem para a saúde como um todo e, também, para a pele. Na intenção de evitar as estrias, apostar em alimentos ricos em colágeno como a carne vermelha, especialmente as cartilagens bovinas, peixes e ovos também pode contribuir.
Além disso, vale evitar os banhos muito quentes, que colaboram com o ressecamento da pele, e o uso de roupas muito apertadas que, ao atrapalharem a circulação sanguínea, aumentam a chance das estrias aparecerem.
Como tratar as estrias
Até o momento ainda não foi desenvolvida nenhuma solução na estética que seja capaz de fazer as estrias desaparecerem, mas é possível amenizar sua aparência utilizando alguns cremes especificamente recomendados por um dermatologista (em geral, a base de ácido retinóico) ou por meio de procedimentos de consultório, como laser, peeling e dermoabrasão.
É importante ter em mente, no entanto, que as estrias vermelhas são as mais suscetíveis a essas abordagens e, portanto, o ideal é buscá-las logo que elas aparecem. Depois que se tornam brancas, elas são muito mais difíceis de atenuar.
Estrias X prótese de silicone
Como o surgimento das estrias está relacionado ao repentino estiramento da pele, é inegável relacioná-las ao implante de silicone nos seios. Isso porque, nesse caso, o aumento das mamas acontece de maneira não gradual, o que faz com que a pele da região, que já é sensível, não tenha tempo de se adaptar lentamente ao crescimento.
Colocar a prótese de silicone, porém, não é sinônimo do aparecimento das estrias porque é possível evitá-las! Alguns cuidados tanto no pré quanto no pós-operatório podem diminuir bastante esse risco. Se você sempre sonhou em aumentar as mamas, mas ainda não fez isso porque tem medo das estrias, é hora de desmistificar essa questão!
Para entender mais sobre o assunto e conferir dicas, não deixe de ler o nosso artigo sobre como evitar estrias no seio depois de colocar silicone.
Deixe um comentário