Você já percebeu que quando sofremos uma queda ou nos machucamos, uma das principais reações do organismo é ocasionar inchaço na região? Isso ocorre por uma condição normal do nosso corpo, que trabalha para proteger o local afetado. É por isso que o inchaço pós-cirúrgico, seja de um procedimento estético ou não, também é uma reação natural do organismo.
Isso porque, ainda que tenha sido uma lesão controlada, nossos mecanismos de defesa enxergam essa lesão como algo prejudicial à saúde do corpo. Então, ele atua para evitar ou minimizar que o tecido sofra ainda mais complicações. Isso também acontece em vários tipos de procedimentos, como a mamoplastia de aumento, por exemplo.
Porém, também é natural que, para melhorar a sensação de conforto, a paciente queira reduzir esse inchaço. Neste post, você vai descobrir como fazer isso!
1. Use o sutiã adequado para ajudar com o inchaço pós-cirúrgico
O primeiro passo para reduzir o inchaço após a mamoplastia é o uso correto do sutiã pós-operatório. Ele é feito de um tecido um pouco mais grosso e elástico, que comprime a região.
Isso é necessário porque ao comprimir os seios, o sutiã evita o acúmulo excessivo de líquidos nesta região. Por isso, ele deve ser usado por 30 dias, até para dormir. Só é permitido retirá-lo para tomar banho.
Inclusive, o uso do acessório será umas das primeiras recomendações que você deverá receber do cirurgião responsável pela sua cirurgia. Portanto, siga exatamente o que ele indicar ok?
2. Alimente-se bem após a mamoplastia
Existem alimentos que ajudam o corpo a desinchar. Eles estimulam a eliminação de líquidos, enquanto outros pioram o quadro de inchaço.
Assim, durante o pós-operatório é recomendável consumir vegetais frescos, cereais integrais e muitas frutas como melancia, melão, limão, abacaxi e pera.
Essas frutas, por conterem uma combinação de vitamina B, água e potássio, estimulam a urina. Portanto, use e abuse delas durante seu período de recuperação e inclua-as na sua alimentação.
Por outro lado, é bom evitar os alimentos que incham. Entre eles, nós destacamos as carnes vermelhas e gordurosas, além de produtos altamente industrializados e processados.
Geralmente, os produtos industrializados contêm uma grande quantidade de sódio, que é uma substância que aumenta a retenção de líquidos.
Então, durante o pós-operatório, é melhor evitar produtos como embutidos, enlatados, refrigerantes, fast food ou mesmo a comida caseira com muito sal. Bebidas alcoólicas, bem como o cigarro, também devem ser evitados.
No mais, hidrata-se o máximo possível. A ingestão de líquidos também é fundamental para a recuperação e diminuição do inchaço. Então, abuse da água e outros líquidos, como água de coco e sucos naturais de fruta.
3. Recorra à drenagem linfática para diminuir o inchaço pós-cirúrgico
Essa é uma técnica que utiliza manobras feitas com as mãos do terapeuta para estimular o sistema linfático.
Esse enorme sistema do organismo, composto por vasos bem fininhos, é essencial para que o corpo elimine líquidos e, com eles, as toxinas.
Portanto, se o seu médico recomendar ou autorizar a drenagem linfática no pós-operatório da mamoplastia de aumento, procure um bom profissional.
Vale a pena se programar com antecedência e reservar os recursos necessários para esse cuidado tão importante. Inclusive, o ideal é que você já inclua essa possibilidade dentro do seu planejamento para o implante de silicone.
Assim, a drenagem será sua aliada para reduzir rapidamente esse inchaço e ainda melhorar o funcionamento de outros sistemas do organismo.
Mas lembre-se: você só deve se submeter à drenagem se o seu médico realmente indicar. Afinal, cada organismo é único. Portanto, cada paciente pode reagir de uma forma à cirurgia e isso é que vai determinar se você deve ou não fazer a massagem linfática.
4. Fuja do sol no pós-operatório da mamoplastia
Evitar o sol é um dos cuidados pós-operatórios mais importantes. Afinal, a luz solar faz com que a marca da incisão ou os hematomas fiquem mais escuros e se tornem permanentes.
Porém, mesmo que você não vá tomar sol, no sentido literal, é melhor não se expor a ele. Quando aumentamos a temperatura do organismo, ele incha. Isso acontece com diversas partes do corpo, inclusive os seios.
Portanto, esse é apenas mais um motivo para evitar o sol nos primeiros 30 dias depois de colocar próteses de silicone. Aliás, manter-se em um ambiente fresco, sempre que possível, contribuirá para reduzir o inchaço.
5. Higienize o local da cirurgia adequadamente
Fazer a limpeza correta do local operado e cuidar dos curativos como indicado pelo médico é imprescindível para garantir uma boa recuperação e, consequentemente, evitar que a região fique ainda mais inchada. Isso porque, esta e uma forma de expulsar qualquer bactéria que possa ter contato com a cicatriz e causar infecções.
Lembre-se que o seu corpo está se recuperando de um processo inflamatório. Por isso, é preciso contribuir para que esse período ocorra de forma natural, sem agravantes.
Então, a dica de ouro é: atente-se às recomendações do médico cirurgião quanto à higienização do local para evitar situações que possam agravar o inchaço.
Finalizando
Entendeu o que você pode fazer para acelerar o seu processo de recuperação e diminuir o inchaço após a mamoplastia? Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários, e nós responderemos!
Você também pode obter outras dicas valiosas como as que você leu, navegando pelo nosso blog. Periodicamente publicamos conteúdos repletos de informações sobre a cirurgia queridinha das mulheres do Brasil e do mundo.
Além disso, em nossas páginas nas redes sociais, Facebook e Instagram, você também encontra tudo que precisa para a realização do seu sonho. Gostou? Então, siga-nos para não perder nenhum detalhe. Seja muito bem-vinda ao nosso espaço.
Deixe um comentário