Por ser uma cirurgia extremamente segura, a colocação de prótese de silicone raramente apresenta complicações. Ainda assim, é perfeitamente normal que a paciente tenha dúvidas sobre o que ela deve considerar normal e o que não depois que ela se submete à cirurgia. Além disso, como uma paciente consegue perceber possíveis problemas após a mamoplastia de aumento?
Na maioria das vezes, a recuperação do procedimento é rápida e o desconforto, mínimo! Embora seja perfeitamente natural que, nos primeiros dias, a mulher perceba um certo inchaço. Essa é uma reação normal do organismo. Afinal, o corpo está agindo para recuperar tecidos que ele entende ter sofrido agressão.
Porém, se mesmo assim você tem dúvida, é sobre isso que falaremos neste post! Nós vamos te explicar em detalhes quais são os aspectos das mamas que você precisa ficar atenta e em quais situações você deve procurar pelo cirurgião. Então, continue a leitura!
1. Abertura da incisão após a mamoplastia
Depois da mamoplastia de aumento, a incisão deve permanecer fechada. A região estará inchada, mas ainda assim não deve haver abertura dos pontos. Quando isso acontece, é preciso procurar o médico imediatamente.
Porém, é importante que você saiba que a abertura da incisão é muito rara. Na verdade, ela pode acontecer quando a própria paciente não respeita as recomendações médicas.
Portanto, se você não levantar os braços, não fizer movimentos de torção do tronco, não realizar esforço físico e dormir na posição correta, a probabilidade de isso acontecer é insignificante.
2. Sintomas de infecção
Nossa pele contém muitos germes que vivem ali. Porém, se eles conseguem entrar no organismo (o que pode acontecer por meio da incisão), eles podem causar infecções.
A hiperemia é um dos primeiros sintomas de infecção. Isso significa que a região afetada recebe uma grande quantidade de sangue, deixando-a avermelhada. Também podem acontecer erupções na pele e, em casos mais sérios, febre.
Já em um estágios mais preocupantes, a infecção pode causar abscessos, que são nódulos inchados e doloridos, além da secreção de pus.
Por isso, é muito importante que a paciente tome os medicamentos que o médico prescreve logo após a cirurgia. Entre eles, há antibióticos que combatem esses germes, evitando a infecção.
Assim, se a paciente tomar os remédios e higienizar o local de acordo com as orientações médicas, as chances de uma infecção praticamente desaparecem!
3. Assimetria significativa
Durante o pós-operatório, o corpo ainda está se adaptando às próteses de silicone. Por isso, é comum elas parecerem mais altas que o normal e se acomodarem à posição certa aos poucos.
Porém, se você começar a perceber que um dos seios está ficando torto, preste atenção. É possível que esse implante mamário tenha se deslocado, e não haverá simetria.
Outro ponto de alerta é quando a parte mais alta da prótese não fica perfeitamente alinhada às aréolas.
Nesses casos, é importante procurar o médico para que ele analise o caso, constate se a evolução está normal ou se é necessário reposicionar o implante.
Nas pacientes que seguem as recomendações médicas para a recuperação da mamoplastia, o deslocamento também é bastante raro.
Portanto, manter os braços abaixados, evitar a torção de tronco e não fazer esforços ainda são as melhores formas de prevenir esse problema.
Além disso, existem acessórios que podem ajudar as próteses a ficarem na posição correta. O principal é o sutiã de compressão, mas algumas pacientes precisam usar também a faixa estabilizadora.
O que fazer para evitar problemas com a sua cirurgia
Como adiantamos acima, um dos principais cuidados após colocar silicone é com a movimentação dos braços, uma vez que eles podem esticar a pele da região da cirurgia, que estará sensível por algum tempo. No entanto, também é preciso se atentar a outras questões. Veja:
Cuidados para dormir
É recomendado, portanto, que você não levante os braços por até 30 dias após a cirurgia. Você pode mexer os cotovelos e elevar um pouquinho os braços, porém, deve fazer isso sempre de forma devagar e com muito cuidado.
Outro hábito imprescindível neste período é que você durma de barriga para cima durante 30 dias para não machucar ou deslocar a prótese. Você pode colocar uma almofada embaixo dos joelhos e um travesseiro que acomode bem a cabeça. Isso vai te ajudar a ficar mais confortável e a dormir melhor durante esse tempo.
Curativo e sutiã cirúrgico
Após a cirurgia, você precisa utilizar um sutiã específico para os seus novos seios se acomodarem. Esse sutiã é maior que os convencionais, tem uma sustentação boa e não possui nenhuma costura ou renda que possam machucar a cicatriz.
Também é importante que o sutiã seja fácil de abrir e fechar para que você não tenha que fazer movimentos muito amplos ou bruscos para retirá-lo. Existem sutiãs específicos para quem colocou silicone que vão te ajudar bastante durante o pós-operatório.
Falando em curativo, você vai ficar com o mesmo que foi colocado durante a cirurgia por cerca de 2 a 3 dias. Nesse período, é muito importante evitar molhar essa região para que a cicatrização seja mais rápida e a área fique sequinha e limpa.
Evite exposição ao sol
Para tomar sol também é importante esperar ao menos 30 dias. Isso porque a cicatriz precisa ficar protegida e é comum aparecerem pequenas manchas roxas perto da região operada. E, quando expostas aos raios UV, elas podem ficar escuras e permanentes. Além disso, evitar a exposição ao sol fará com que a cicatrização seja mais rápida.
Finalizando
Entendeu quais são os aspectos anormais após uma mamoplastia de aumento? Quer saber mais sobre essa cirurgia e sua recuperação? Então, navegue pelo nosso blog e encontre tudo o que você procura sobre a cirurgia plástica mais popular entre as mulheres de todo o planeta. Não perca amais tempo!
Ah siga-nos também no Instagram e Facebook para acompanhar nossos posts e não perder nenhuma informação. Em ambos os espaços postamos dicas valiosas sobre esse tema para auxiliar pessoas como você na realização do sonho dos seios perfeitos.
Agora, se você quiser falar diretamente com a gente, basta clicar no botão do WhatApp. As nossas consultoras estarão disponíveis para sanar quaisquer outras dúvidas que você possa ter sobre o procedimento. Gostou?
Então, seja muito bem-vinda ao Silicone Center.
Deixe um comentário