O aumento das mamas continua sendo o sonho de muitas mulheres. Porém, algumas tentam uma solução aparentemente mais simples que a cirurgia plástica e buscam alcançar seu objetivo com a lipoenxertia nos seios.
E você, já pensou em fazer uma lipoenxertia? Sabe como funciona esta técnica, suas vantagens e desvantagens?
Será que ela é indicada para aumentar os seios? Seu resultado é permanente? Existem riscos?
Se você também ficou curiosa para saber essas respostas, continue a leitura! Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a lipoenxertia nos seios.
O que é a lipoenxertia?
A lipoenxertia é um enxerto de gordura. Portanto, o médico retira parte do tecido adiposo de outra região do corpo e insere no local que o paciente deseja aumentar.
É possível fazer lipoenxertia em diversas regiões do corpo, e não apenas nos seios. Alguns exemplos de locais que recebem a gordura são o bumbum, as coxas e assim por diante.
Como é o procedimento da lipoenxertia nos seios?
Muitas das pacientes que chegam ao consultório do cirurgião plástico em busca de uma lipoenxertia fazem isso por temor de uma cirurgia para colocar silicone.
Elas têm receio do procedimento em um centro cirúrgico, da anestesia, da incisão… Porém, a lipoenxertia também envolve uma cirurgia.
O procedimento é dividido em duas etapas. A primeira delas é uma cirurgia de lipoaspiração, em que o médico retira gordura de outras regiões do corpo.
Então, o médico utiliza cânulas e um equipamento de sucção para retirar gordura do abdômen, das coxas, dos flancos ou dos glúteos da paciente.
Em seguida, esta gordura precisa passar por uma centrífuga onde será separada de outros fluídos do corpo, como o sangue.
Depois de todo esse processo, o médico utiliza seringas e microcânulas para preencher a mama, inserindo a gordura e aumentando o volume do seio.
Quais são as vantagens da lipoenxertia nos seios?
Como o médico utiliza a gordura da própria paciente para o preenchimento dos seios, não há rejeição do corpo ao material utilizado.
Além disso, a paciente não fica com nenhuma cicatriz na mama, pois a gordura é inserida a partir de cânulas e não há incisões.
Quais são as desvantagens da lipoenxertia nos seios?
A princípio, a lipoenxertia parece ser um procedimento mais tranquilo para a paciente, não é mesmo?
Porém, quando o desejo é aumentar realmente os seios, ele apresenta uma série de desvantagens. Veja a seguir:
Pós-operatório da lipoaspiração
Lembre-se de que, para colocar gordura na mama da paciente, o médico faz uma lipoaspiração em outra parte do corpo.
Assim, a paciente precisa enfrentar todo o pós-operatório de uma lipo depois do procedimento.
Isso significa usar uma cinta ou malha compressora no local, realizar drenagens linfáticas para eliminar o líquido que se acumula entre a pele e o músculo, ficar com aquela área do corpo roxa e dolorida…
Mesmo com esses cuidados, ainda existe o risco de formação de fibroses. Trata-se de uma complicação bastante comum após a lipoaspiração.
Nesses casos, o corpo forma um tecido cicatricial interno espesso e desorganizado, que deixa a pele irregular, mais rígida que o normal e com o aspecto de uma casca de laranja.
Portanto, ao pensar na possibilidade de uma lipoenxertia, é importante que a paciente esteja ciente desses riscos.
Limitação no volume dos seios
O enxerto de gordura é sempre um procedimento bastante delicado. Afinal, o médico precisa aplicá-la em um local, mas não pode permitir que ela entre na corrente sanguínea do paciente.
Quando a gordura entra na corrente sanguínea de uma pessoa, ela pode causar problemas sérios de saúde, como a embolia.
Nesses casos, o paciente corre o risco de obstrução de vasos do coração ou cérebro, o que coloca sua vida em perigo.
Por isso, os médicos não costumam enxertar grandes quantidades de gordura em nenhum local do corpo, incluindo os seios.
Assim, se uma mulher deseja realmente aumentar os seios, este procedimento não tem a capacidade de promover um volume muito grande.
Os seios diminuem após a lipoenxertia
Você se lembra que nós dissemos que o organismo não rejeita o enxerto de gordura porque são células do próprio corpo? Isso traz vantagens e desvantagens.
A vantagem, como já dissemos, é o fato de não haver um processo de rejeição. Porém, por outro lado, o corpo entende que precisa reabsorver esta gordura.
Então, apenas 1 ano depois do procedimento, o corpo já absorveu 30% da gordura enxertada. Se fosse um enxerto de 300 ml, sobrariam apenas 270.
E o corpo continua com esse processo de absorção ao longo do tempo, fazendo com que os seios diminuam gradualmente.
A gordura altera seu volume naturalmente
Células de gordura são como uma espécie de estoque do corpo. Elas guardam energia que o corpo acumula em forma de gordura.
Portanto, se nós ingerimos mais calorias do que gastamos no dia a dia, o corpo transforma essa energia em gordura e estoca nessas células.
Assim, elas aumentam seu volume. Desta forma, nós ficamos mais “gordos”, com as medidas acima do normal.
Por outro lado, quando nós gastamos mais calorias do que ingerimos, seja por uma rotina que exige muito movimento ou com exercícios, o corpo usa esse estoque de energia.
Então, neste caso, as células de gordura são esvaziadas para que o organismo utilize a energia. Elas murcham, diminuem o volume e emagrecemos.
Quando uma mulher aumenta seus seios usando essas células de gordura, ela está sujeita a essas variações.
Se ela engordar, as células de gordura da mama também aumentarão seu volume. Se ela emagrecer, as mamas têm uma redução em seu tamanho.
Quando os médicos indicam o enxerto de gordura?
Talvez você esteja pensando que, se a lipoenxertia tem tantas desvantagens, por que e em que casos os médicos indicam este procedimento?
Existem algumas situações em que realmente ele é o mais indicado. Veja a seguir:
Melhorar o formato da mama
Algumas mulheres precisam melhorar o formato da mama por diversas razões e, para não submetê-las a uma nova cirurgia para trocar a prótese, o médico faz o enxerto de gordura.
Quer um exemplo? Algumas mulheres tiveram câncer de mama e precisaram retirar o seio. Nesses casos, a melhor alternativa é a prótese em formato de gota.
Porém, seja porque elas fizeram a cirurgia plástica antes do desenvolvimento da prótese em gota ou porque o médico utilizou a prótese redonda, elas ficaram com o formato do implante extremamente marcado.
Lembre-se de que, diferentemente de uma mulher que deseja aumentar os seios por motivos estéticos, uma paciente com câncer pode precisar tirar todo o tecido dos seios.
Então, apenas nesses casos, a prótese redonda deixa os seios com um formato artificial, com a prótese aparecendo completamente.
Assim, o médico pode fazer um enxerto de gordura em determinadas áreas da mama, em volta da prótese, para que ela fique com o formato adequado.
Lipoenxertia nos seios para correção de assimetrias leves
Quando a mulher tem uma assimetria muito leve nas mamas, mas não quer alterar seu volume, ela tem a opção de fazer uma lipoenxertia.
Então, o médico adiciona apenas um pouco de gordura à mama menor para que elas fiquem com volumes equivalentes.
Isso é especialmente comum quando a mulher já vai fazer uma lipoaspiração em outra parte do corpo, como abdômen, culote ou glúteos.
Assim, em vez de simplesmente descartar a gordura retirada, ela a aproveita para fazer a correção nos seios.
Degrau na parede torácica após a mastectomia
Algumas mulheres não colocam silicone após uma cirurgia para retirar um tumor na mama. Afinal, nem sempre é preciso retirar todo o tecido mamário.
Porém, após a mastectomia, este seio pode ficar deformado, formando uma espécie de degrau, e deixando a paciente insatisfeita com o resultado.
Então, o médico enxerta gordura no local para modelar a mama e deixá-la com o formato mais perfeito possível.
Como você pode ver, a lipoenxertia é indicada apenas para pequenas correções, e não para o aumento significativo das mamas.
Portanto, ela está muito mais alinhada aos procedimentos reparadores do que aos estéticos. Para quem realmente deseja aumentar os seios, o silicone é a melhor opção.
Quais são as vantagens de aumentar os seios com silicone?
Diferentemente da lipoenxertia nos seios, o silicone tem efeito definitivo, ou seja, ele não reduz ou aumenta seu volume ao longo do tempo.
Portanto, quando uma paciente coloca silicone, ela sabe que aquele será o resultado até o final de sua vida. Não há surpresas desagradáveis.
Além disso, o pós-operatório do silicone é muito mais tranquilo que o de uma lipoaspiração, em que o risco de formação de fibroses é relativamente grande.
Também não podemos nos esquecer de que a prótese de silicone modela a mama e deixa os seios bem preenchidos, empinados e lindos.
Afinal, existem diferentes perfis da prótese e o médico indicará aquele que deixará seus seios mais bonitos e sensuais, de forma proporcional e harmônica ao seu corpo.
Agora você já sabe tudo sobre a lipoenxertia nos seios, suas vantagens, desvantagens e até mesmo a melhor opção para aumentar os seios com segurança e com um resultado previsível.
Gostou do post? Ele tirou suas dúvidas sobre o assunto? Descobriu por que é importante aumentar os seios com o procedimento certo para ter um resultado melhor e definitivo?
Então, não perca tempo! Agende já sua avaliação com a nossa equipe e dê o primeiro passo para conquistar os seios com que sempre sonhou!
Deixe um comentário