A mamoplastia de aumento é a segunda cirurgia plástica mais feita no mundo, fato que reflete o sonho de muitas mulheres e isso nos instiga a pensar o porquê desse alcance.
A verdade é, colocar o silicone tem um impacto que abrange muitos aspectos importantes da vida da mulher, principalmente o sexual.
As mamas têm um papel significativo na imagem feminina e automaticamente, na autoestima. Porém, para entender mais sobre essa relação, é necessário explorar um pouco mais sobre libido e o impacto da mamoplastia e nesse artigo, você poderá fazer isso!
Boa leitura!
O que é a libido?
Uma palavra bem comum quando o assunto é atividade sexual, a libido é caracterizada pelo desejo, o impulso sexual importantíssimo natural do ser humano. Segundo a OMS, a saúde sexual faz parte do bem-estar físico, emocional e é um aspecto principal para definir a qualidade de vida.
A libido está relacionada aos níveis de estrogênio e de testosterona que influenciam diretamente na capacidade de excitação do corpo, seja ele feminino ou masculino. Entretanto, quando falamos da libido feminina, é necessário um olhar mais abrangente.
Diferente do homem, a mulher precisa de muito mais estímulos para chegar a altos níveis de excitação e esses estímulos são bem mais variados. Além disso, os estímulos, para mulher principalmente, são como uma construção diária.
Ou seja, se algo não vai bem no cotidiano, é possível que a libido da mulher seja afetada.
A falta da libido
A ausência da libido é relaciona a diversos fatores, sendo a queda nos níveis de hormônios a mais comum. Como parte crucial do bem-estar, a ausência da libido também pode estar relacionada a outros aspectos, físicos e psicológicos.
Os conflitos nesses aspectos são traduzidos em problemas de saúde, emocionais ou psicológicos como:
- Diabetes e hipertensão
- Menopausa
- Uso de excessivo de medicamentos
- Insatisfação com o corpo/autoimagem
- Estresse e ansiedade
Como melhorar a libido?
Pensando em melhorar a libido, o primeiro passo é identificar a razão pela qual a libido diminuiu. Essa busca deve começar pela procura de um especialista ginecológico e provavelmente, por uma seleção de exames que irão mapear seus níveis hormonais para analisar se existe alguma disfunção hormonal.
A partir dos resultados desses exames, o especialista partirá para a análise do caso como um todo, considerando também a sua rotina, a fim de entender se outros aspectos podem também ser responsáveis por essa ausência da libido.
Se você faz tratamentos medicamentosos há muito tempo, se seu cotidiano aumenta o estresse e gera ansiedade ou ainda, se você se encontra em um momento de insatisfação com a imagem do seu corpo, esses podem ser pontos a se trabalhar junto ao tratamento hormonal (quando necessário).
O impacto da autoestima na libido
Como você já viu por aqui, a libido feminina é construída e o seu nível depende de vários fatores, um bem importante entre eles é a satisfação com o corpo e a autoimagem. Pode ser o peso, o formato do corpo ou o tamanho dos seios, todos esses afetam a libido feminina.
As insatisfações com isso afetam diretamente o emocional e o psicológico da mulher, o que a deixa insegura, preocupada e ansiosa.
Para analisar isso de forma mais clara, podemos considerar o tamanho dos seios. Como você deve saber, os seios têm uma grande participação na construção da autoestima e da segurança da mulher no cotidiano e também nos momentos a dois.
Como um símbolo de feminilidade e sensualidade, as mamas grandes e empinadas são parte significativa para a confiança de muitas mulheres. Quando as mamas são muito pequenas, ou então já passaram por processos de queda, é comum prejudicarem o emocional e a segurança da mulher na relação com o parceiro por vergonha.
Recentemente, a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) fez uma pesquisa com algumas mulheres que fizeram a mamoplastia de aumento para analisar o impacto da cirurgia, na vida sexual de cada uma delas.
A pesquisa aconteceu no processo pré e pós-cirúrgica, em que elas respondem um questionário sobre o assunto. O relatório final mostra a melhora significativa na sexualidade das pacientes já após 4 meses depois da mamoplatia de aumento, principalmente, no quesito domínio de excitação e satisfação sexual.
A perda da sensibilidade nas mamas
Ainda, quando nós comentamos sobre o papel do silicone e do seu impacto na libido, é comum surgir questionamentos sobre a perda da sensibilidade. Esse fato é muito relevante, pois a área das mamas tem uma participação protagonista durante a relação sexual e nos estímulos da libido.
A verdade é que a sensibilidade das mamas pode ser reduzida, em alguns casos perdida, ou até aumentada após a cirurgia, entretanto essa mudança é temporária. Durante os primeiro 12 meses é comum isso acontecer, pois o organismo está se adaptando a vida após aumentar as mamas.
O inchaço, o trauma e a adaptação da prótese levam tempo para encerrarem o seu processo durante a recuperação, e o equilíbrio da sensibilidade das mamas é reconquistado gradativamente.
Os resultados da mamoplastia de aumento só podem ser definidos após seus 12 primeiros meses, mas é comum o seu impacto na vida sexual da mulher ser percebido antes, assim como mostrou a pesquisa da RBCP anteriormente.
Não há como negar! Os seios grandes e empinados proporcionam mais segurança, mais confiança e sensualidade às mulheres e isso reflete totalmente no seu desejo sexual. A mamoplastia de aumento é capaz de diminuir a ansiedade e o estresse gerado pela insatisfação com o corpo durante a relação com o parceiro.
Por isso, se você se enxerga nessa realidade, saiba que você pode e deve buscar por um especialista que te ajude a acabar com essa insegurança. Existem várias formas de tratamento, por exemplo, a mamoplastia de aumento, você só precisar buscar no lugar certo.
Achou interessante o tema? Então aproveite nossos conteúdos no YouTube, Facebook e no Instagram. E se você deseja entrar em contato com a nossa equipe, é só clicar no botão para o WhatsApp. Te esperamos.
Deixe um comentário