De uns tempos para cá, o mundo da estética ganhou um novo protagonista: a harmonização facial. Desde que conquistou o coração das celebridades, esse tipo de transformação nunca mais parou de aparecer nas notícias e se tornou o desejo de muitos brasileiros.
Mas afinal, o que é harmonização facial? Leia este artigo para entender a grande sensação estética dos últimos anos!
O que é harmonização facial
Muito mais do que um procedimento específico, a harmonização facial é um conjunto de intervenções que visa, como o próprio nome sugere, trazer como resultado um rosto mais esteticamente harmônico.
Os procedimentos, que têm objetivos como aumentar os lábios, preencher e suavizar rugas e até mesmo redefinir os contornos da face, devem ser realizados apenas por cirurgiões plásticos ou cirurgiões dentistas especializados!
Para quem são indicados os procedimentos de harmonização facial
Há não muitos anos, os procedimentos estéticos faciais costumavam ser uma busca de mulheres a partir da meia idade. Atualmente, no entanto, eles se difundiram muito mais e hoje a harmonização facial é indicada para homens e mulheres, mesmo que ainda jovens, que se queixam de insatisfações variadas com o rosto que poderiam ser atenuadas com pequenas intervenções não cirúrgicas.
É importante, sempre, passar por uma avaliação com um profissional especializado que poderá apresentar as opções mais adequadas a cada caso, levando em consideração as expectativas do paciente e o cenário real.
Quais aspectos do rosto podem ser alterados na harmonização
A primeira etapa da harmonização facial é a conversa e a avaliação médica de quais aspectos precisam ser modificados para que o rosto se alinhe mais com as expectativas do paciente.
As partes que podem ser contempladas são:
- olhos: avalia-se a necessidade de elevá-los para corrigir a angulação com sobrancelhas;
- nariz: correção da ponta, para elevá-la ou rebaixá-la e, ainda, alteração da largura;
- maçãs do rosto: deixá-las mais ou menos evidentes;
- mandíbula: alongamento ou maior definição do ângulo;
- lábios: preenchimento para conferir mais volume ou, ainda, alongamento;
- contorno: é avaliado para entender a necessidade de alongá-lo ou aumentar sua projeção por meio de preenchimento;
- linhas de expressão e rugas: passam pelo procedimento de preenchimento para serem suavizadas.
Harmonização facial: procedimentos realizados
Agora você já entendeu quais são os aspectos do rosto que podem ser alterados na harmonização facial, mas, afinal, quais são os procedimentos utilizados para realizar essas modificações?
É importante deixar claro que eles não contemplam uma cirurgia plástica! São técnicas menos invasivas, realizadas em clínicas e que costumam ser bem rápidos. Além disso, são reversíveis, o que alivia a angústia de pacientes que têm medo de realizá-los e não curtir o resultado.
Apesar disso, quando feitos por profissionais especializados e referenciados, que conseguem balancear as expectativas dos pacientes com as possibilidades reais de alteração, os resultados costumam ser muito positivos.
Entenda um pouco mais sobre os tipos de procedimentos mais realizados em um protocolo de harmonização facial:
Preenchimento facial
A técnica do preenchimento facial consiste na aplicação de ácido hialurônico em determinadas partes do rosto, seja com o objetivo de suavizar rugas e linhas de expressão (ocupando o espaço entre as células) ou também para modificar os contornos, aumentando sua definição ou o volume das bochechas, por exemplo.
Preenchimento labial
O preenchimento labial utiliza a mesma substância, mas, dessa vez, como o próprio nome deixa claro, o objetivo é alterar o aspecto da boca, conferindo mais volume e até mesmo modificando o seu formato para buscar um resultado mais harmônico ou, mesmo, de destaque.
Aplicação de toxina botulínica
A aplicação de toxina botulínica, por sua vez, visa a paralisação temporária de determinados músculos do rosto que impactam na formação de rugas e linhas de expressão.
- Leia também: O que é toxina botulínica e para que serve na estética
Apesar de mais simples e menos invasivos que as cirurgias plásticas, os procedimentos praticados na harmonização facial são delicados e exigem a competência de profissionais capacitados para que sejam seguros e entreguem resultados de acordo com a expectativa dos pacientes.
O Silicone Center é uma clínica de cirurgia plástica de tradição no ramo das próteses de silicone e que está expandindo seus serviços para outras áreas da estética, sempre com o objetivo de realizar o sonho das pacientes e contribuir ativamente com a reconstrução de sua autoestima.
Para entender mais sobre esses novos procedimentos, acesse a página em nosso site!
Deixe um comentário