Grande parte das mulheres está insatisfeita com os próprios seios e, embora muitas delas tenham o sonho de aumentá-los, nem todos os incômodos se resumem a tamanho, porque o peito caído é outra das principais questões que atormentam a autoestima feminina.
flacidez nos seiosMas, afinal, o que causa a temida flacidez nos seios e o que é possível fazer para combatê-la? Leia este artigo para entender!
O que causa a flacidez nos seios
Também conhecida como ptose mamária, a flacidez nos seios é muito relacionada à idade, afinal de contas, com o passar dos anos, os tecidos do corpo ficam naturalmente menos firmes. Existem, no entanto, outros fatores que participam desse problema. São eles:
Efeito sanfona
Processos de engorda e emagrecimento constantes afetam o aspecto dos seios porque, além das glândulas mamárias, eles se constituem basicamente de gordura. Como o emagrecimento reduz a quantidade de gordura, o efeito sanfona impacta negativamente na elasticidade da pele, o que faz com que ela perca, aos poucos, sua capacidade de acompanhar a perda lipídica.
Quando sobra pele e falta gordura para preenchê-la, o resultado é que os seios fiquem caídos.
Excesso de sol
O sol em excesso é um grande vilão da saúde da pele como um todo, e um dos efeitos da exposição constante aos raios UV é a aceleração do processo de degeneração do colágeno, a substância responsável por manter a elasticidade da pele.
- Leia também: Cuidados com a pele para manter a saúde em dia
Gravidez e amamentação
Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por inúmeras transformações, tanto internas quanto externas. Os quilinhos a mais, as alterações hormonais e a preparação dos seios para a amamentação podem causar um grande impacto na elasticidade da pele da mama.
O aumento repentino de tamanho das glândulas mamárias e da quantidade das células de gordura na região causam um forte estiramento na pele e, em alguns casos, ela não volta totalmente ao que era antes quando o processo acaba — o que resulta em flacidez.
Falta de água
Manter o corpo (e, consequentemente, a pele) hidratado é fundamental para a saúde em diversos aspectos, já que nossas células são constituídas em grande parte de água. A desidratação na pele se traduz em secura e perda de elasticidade.
Tabagismo
O tabagismo é outro grande vilão da saúde que também deixa suas marcas na aparência da pele. Além de acelerar o processo de envelhecimento, facilitando o aparecimento de rugas, as substâncias do cigarro prejudicam a constituição da proteína elastina que, aliada ao colágeno, é outra grande responsável por manter a firmeza da pele.
Falta de sustentação
Quanto maiores as mamas, mais elas precisam de sustentação para se manterem empinadas, porque é inegável que a gravidade participa do processo de flacidez dos seios. Por isso, o uso correto do sutiã faz toda a diferença, a longo prazo, para mulheres com seios grandes — e não apenas por esse aspecto.
O peso excessivo dos seios, quando não sustentado, pode causar até mesmo problemas na coluna.
Genética
Após a listagem desses tópicos, é preciso dizer que a hereditariedade abarca todos eles. A genética é um fator determinante para a firmeza da pele e, por isso, mulheres que já percebem casos de ptose na família devem tomar ainda mais cuidado.
Como combater a flacidez nos seios
Evitar a flacidez dos seios tem tudo a ver, é claro, com a busca de bons hábitos relacionados aos fatores listados acima:
- evitar o tabagismo;
- priorizar a alimentação saudável;
- beber ao menos os 2 litros diários de água recomendados pela OMS;
- utilizar o sutiã adequado ao seu seio;
- evitar o excesso de sol.
Além disso, a utilização de cremes hidratantes específicos para a região dos seios pode ser uma grande aliada da hidratação da pele local e, consequentemente, da desaceleração dos processos de envelhecimento e flacidez.
A prática de exercícios físicos também ajuda muito na prevenção dos seios caídos, porque fortalecem a musculatura tanto do organismo como um todo quanto da região do peitoral, no caso de movimentos que atuam diretamente nessa parte do corpo.
Mesmo que você não consiga prevenir a flacidez, é possível remediar o problema e reconstruir sua autoestima: a mastoplastia pode ser uma grande aliada do levantamento dos seios. Aproveite para ler o nosso artigo sobre o assunto e descobrir em que casos a prótese de silicone resolve flacidez.
Deixe um comentário