Você tem o sonho de ter seios fartos, bem marcados e firmes? Bom, então certamente está buscando informações de como realizar esse desejo, certo? Veja, entre os requisitos que tornam o procedimento para colocar silicone extremamente seguro estão os exames pré-operatórios da mamoplastia de aumento.
Por meio deles, o médico verifica o estado geral de saúde da paciente. Assim, determina se ela pode fazer a cirurgia no momento planejado ou não.
É importante destacar que a prioridade é sempre a saúde da paciente. Por isso, os exames detectam fatores de risco ou mostram cuidados que o cirurgião precisa tomar durante o procedimento.
Clínicas sérias, inclusive, têm esses exames como obrigatórios. Ou seja, sem eles a cirurgia não pode ser realizada. Portanto, se você planeja se submeter ao procedimento, precisa estar ciente desta necessidade, imprescindível para o sucesso da operação como um todo.
Bom, se você quer saber que exames são esses, até mesmo para que você já possa se organizar, preparamos esse artigo recheado de informações e respostas. Então, confira os tópicos a seguir, anote tudo e se prepare para aquele que pode ser o grande dia da sua vida. Preparada? Boa leitura!
Quais são os exames pré-operatórios da mamoplastia de aumento?
1. Hemograma
O hemograma é um exame bastante completo. Assim, ele mostra as condições gerais do nosso organismo por meio da análise do sangue.
Por meio do hemograma, o médico verifica se a paciente tem:
- anemia;
- inflamações;
- leucemia;
- infecções, entre outras possibilidades.
Em alguns casos, como uma anemia leve, por exemplo, a partir do resultado o médico apenas recomenda suplementos. Dessa forma, é possível corrigir o problema antes da cirurgia.
Outros problemas, como infecções viróticas, bacterianas e leucemia, fazem com que o procedimento seja adiado até a solução. Então, o médico recomenda que a paciente se consulte com o especialista certo para tratar o que foi detectado e, assim, retomar os procedimentos da cirurgia de silicone com segurança.
O hemograma mostra ainda a quantidade de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas que o organismo contém. Essas últimas são fundamentais para a coagulação do sangue, ou seja, para evitar hemorragias.
Em caso de inconsistência em relação a quantidade dos glóbulos, esse índice também precisa ser melhorado com medicação e acompanhamento. Afinal, como adiantamos acima, eles são muito importantes para evitar complicações hemorrágicas.
2. Glicemia
Também analisada a partir da coleta de sangue, a glicemia pode indicar a ocorrência de diabetes, condição cada vez mais comum entre a população.
Veja, a paciente diabética pode ter complicações cirúrgicas sérias e principalmente dificuldades de cicatrização, uma das grandes preocupações nestes casos.
Portanto, o exame é necessário para identificar o problema. Se isso acontecer, é preciso controlar os níveis de glicose antes e depois da cirurgia. Por isso, este, sem dúvida, é um dos exames mais importantes antes de qualquer procedimento cirúrgico.
3. Exame de urina tipo I
Assim como o hemograma, o exame de urina indica a presença de infecções. Deste modo, é possível tratá-las antes da mamoplastia de aumento.
Além disso, o exame de urina identifica elementos que não deveriam estar ali, como proteínas, bilirrubinas e cetonas.
Portanto, diante desses resultados, a paciente pode estar enfrentando problemas no fígado e rins, mesmo que não saiba.
Então, caso o exame apresente algum tipo de alteração, é possível que o médico solicite uma avaliação de outro especialista para garantir que o procedimento seja seguro.
Por isso, é sempre bom destacar que toda etapa do processo pode envolver outros profissionais. Tudo para garantir que seja um procedimento realmente seguro e satisfatório.
4. Exame cardíaco
Na maioria das vezes, os médicos pedem um eletrocardiograma. O objetivo é avaliar a saúde do coração.
Portanto, ao avaliar a velocidade, ritmo e força dos batimentos cardíacos, esse exame mostra se é seguro realizar uma cirurgia na paciente ou não.
Caso haja alguma inconsistência, isso também pode ser tratado. Mas é preciso adiar a cirurgia de silicone até que os indicadores cardíacos apresentem melhora significativa.
5. Exames pré-operatórios mamoplastia de aumento dos seios
O médico também não poderia realizar uma cirurgia nas mamas sem avaliar as condições delas. Então, ele solicita um exame de imagem.
Tanto o ultrassom das mamas e axilas quanto a mamografia podem ser solicitados com essa finalidade.
Então, por meio desses exames, o médico identifica:
- lesões nas mamas;
- nódulos ou cistos;
- estrutura glandular;
- possíveis infecções.
Tais avaliações também podem determinar qual técnica é a mais indicada para o seu caso, dependendo do que os exames apresentarem.
Existem outros exames pré-operatórios mamoplastia de aumento?
Embora exista essa lista de exames que a maioria dos médicos geralmente solicita, ele pode pedir outros para uma determinada paciente. Isso pode de fato variar de pessoa para pessoa, considerando diversos fatores.
Afinal, de acordo com o histórico clínico e familiar, pode haver a possibilidade de outros problemas de saúde.
Porém, fique tranquila. Na maioria das vezes, trata-se apenas de um cuidado com a sua segurança para evitar complicações e para garantir que a sua cirurgia seja um sucesso.
A verdade é que não existem grandes restrições à realização dessa cirurgia, tanto que a mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas (SBCP).
De modo geral, a recomendação para que tudo ocorra bem é que a paciente tenha uma alimentação balanceada, além de praticar atividade física e manter o sono regular. Estes, sem dúvida, são os pilares para o bom funcionamento do organismo e o que vai determinar se boa parte dos resultados dos exames serão satisfatórios ou não.
Por isso, cuide-se e mantenha os seus pilares fortes e consistentes. Assim, o caminho para a realização do seu sonho será mais fácil. Ou seja, sem percalços ou surpresas.
Bem, agora você já sabe quais são os exames pré-operatórios mamoplastia de aumento. Quer saber mais sobre o tema?
Então, não perca tempo! Continue aqui no blog e confira nosso artigo que mostra quem pode colocar silicone.
Além disso, você também pode ter outras informações e muita novidade em nossas redes sociais. Basta acessar o Instagram ou o Facebook.
Deixe um comentário