“Você tem que se aceitar do jeito que você é”. Atualmente, a compreensão errada desta frase parece opor-se aos avanços da estética e beleza, como se uma mulher não pudesse, ao mesmo tempo, amar-se e cuidar da aparência.
Porém, esta é uma visão completamente errada da autoaceitação.
Amar-se envolve, sim, valorizar a própria beleza e não se curvar a todos os padrões, mas também vai muito além disso.
Quer saber mais sobre este assunto? Então continue a leitura! Vamos explicar como os cuidados com a estética e beleza podem fortalecer sua autoestima.
Qual é a importância da estética e beleza para a autoestima?
Nos últimos anos, a sociedade brasileira está quebrando alguns tabus relacionados à promoção da beleza.
Procedimentos estéticos se tornaram bastante frequentes. O Brasil, por exemplo, está entre os países onde este segmento mais cresce.
Assim, se antes uma mulher que cuidava da aparência poderia ser considerada fútil, hoje a situação mudou.
Cuidados como treinar para manter a boa forma, utilizar cosméticos e procedimentos para desacelerar o envelhecimento ou cirurgias plásticas são cada vez mais vistos como o que realmente são — expressões de autocuidado.
Porém, ao mesmo tempo em que as mulheres conquistam o direito a cuidarem da própria aparência sem serem consideradas fúteis, existe uma oposição.
Embora cada vez mais fraca, esta oposição prega que mudar a aparência é um sinal de falta de autoaceitação, o que revelaria dificuldades com a autoimagem.
No entanto, esta é uma visão equivocada. Nosso corpo é nossa principal casa, aquela em que habitamos do momento do nascimento até o final da vida.
Então, da mesma forma que nós arrumamos, decoramos e reparamos os efeitos do tempo sobre o nosso lar, também fazemos isso com o nosso corpo.
Portanto, quem cuida do corpo e da aparência é que expressa verdadeiro autoamor.
Este cuidado pode vir em forma de alimentação saudável, exercícios físicos, produtos cosméticos, procedimentos estéticos ou cirurgias estéticas.
Desde que o motivo do cuidado seja amar a si mesma a ponto de manter e melhorar sua “casa” nesta vida, isso fortalece a autoestima e autoaceitação.
Por que cuidar da beleza é importante para o bem-estar?
Esta relação entre autoestima e autocuidado é tão profunda que já deixou de ser vista apenas como causa, mas também como meio para a autoaceitação.
Quer saber o que isso significa?
Em primeiro lugar, o autocuidado como resultado quer dizer que a pessoa se ama e, por isso, cuida da aparência, melhorando-a.
Porém, os pesquisadores têm investigado também os benefícios do movimento contrário, ou seja, cuidar-se para amar-se.
Embora os estudos estejam em andamento, até agora eles revelam que o autocuidado influencia nossa percepção e nosso estado de humor.
Assim, uma pessoa que não tem uma relação saudável com o próprio corpo, à medida que passa a cuidar dele, muda essa percepção e tem uma melhora em sua autoestima. Essa é uma ótima notícia!
Portanto, para esses pesquisadores, cuidar da beleza é cuidar também do aspecto psíquico e emocional.
O ato de cuidar-se é empoderador. Ele interfere positivamente na autoestima e, consequentemente, melhora nossa performance em diversas áreas da vida.
Como melhorar a aparência de forma saudável?
Como você viu, o cuidado com a aparência é saudável.
Porém, quando a necessidade de se conformar aos padrões de beleza se torna uma obsessão, isso pode indicar excessos.
Se você quer saber como melhorar a aparência de forma saudável e qual é a linha entre o autocuidado e o excesso, veja algumas dicas a seguir:
Coloque sua segurança em primeiro lugar
Isso vale não só para procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. Afinal, todo autocuidado verdadeiro se pauta em equilíbrio e segurança.
Quer alguns exemplos? Ninguém pode negar que cuidar da alimentação e praticar exercícios são hábitos saudáveis.
Porém, os exageros na dieta e no treino configuram transtornos como a ortorexia e vigorexia.
O mesmo raciocínio se aplica aos procedimentos estéticos e cuidados com o corpo. Então é preciso avaliar cada possibilidade pela ótica da segurança.
Já se sabe, por exemplo, que preenchimento labial com ácido hialurônico é perfeito para conquistar uma boca bem preenchida e harmônica.
Porém, para o aumento dos seios, o procedimento adequado não é o preenchimento com ácido hialurônico, silicone industrial ou bioplastia.
Neste caso, a única alternativa segura e definitiva para dar volume aos seios é a prótese de silicone. Ela é o padrão de segurança.
Busque profissionais de estética e beleza qualificados
Sempre busque profissionais reconhecidos no mercado, clínicas de confiança e que tenham excelentes recomendações de seus pacientes.
Esse é um dos critérios mais importantes para que você melhore sua aparência de forma saudável.
Mais uma vez, vamos citar a prótese de silicone como exemplo, mostrando que um profissional qualificado faz toda a diferença.
Um cirurgião plástico experiente avalia sua necessidade de um procedimento e até mesmo o tamanho da prótese considerando uma série de fatores.
Assim, ele ouve suas expectativas, mas propõe um procedimento adequado ao seu biotipo, sem exageros.
Portanto, ele orientará você para que a prótese seja de um tamanho harmônico e compatível com seu corpo, produzindo um resultado natural.
Além disso, antes do procedimento ele solicitará exames completos para saber se você pode realizar o procedimento naquele momento ou se precisa estabilizar alguns índices antes de passar por uma cirurgia.
Enxergue a estética e beleza além do que vê no espelho
Quando você se olha no espelho e gosta do que vê, não se trata apenas de enxergar a beleza.
Por trás de uma pele bonita, existe todo um cuidado com a alimentação e a disciplina de manter uma rotina de skincare.
Além da prótese de silicone, você tem uma mulher determinada, com opinião própria, que estabelece objetivos e os realiza.
Portanto, a aparência é importante, mas ela revela qualidades internas ainda mais valiosas.
Valorize seus pontos fortes
Quando a pessoa realmente quer mudar tudo para enquadrar-se em padrões de beleza, essa relação com o próprio corpo não é saudável.
Então é importante encontrar a linha de equilíbrio que permite valorizar os pontos fortes, a própria beleza, fazendo pequenas alterações que completam a harmonia facial ou corporal.
Desenvolva-se em todas as áreas
A boa aparência não é o único fator que torna uma pessoa interessante e que demonstra autocuidado.
Portanto, não coloque seu foco apenas na beleza e estética. Essa é apenas uma das muitas facetas de uma mulher interessante.
Desenvolva-se também em outras áreas, como o conhecimento, hobbies e sucesso profissional.
Agora que você já sabe a importância da estética e beleza para a autoestima, que tal não perder nenhuma das nossas dicas sobre autocuidado?
Siga nossos perfis no Instagram e Facebook para não perder nenhum dos nossos conteúdos.
Deixe um comentário