Você sabe qual é a idade em que as mulheres mais colocam silicone? É quando elas são jovens, entre os 18 e 30 anos. Portanto, embora a maternidade nem passe pela mente de algumas delas, muitas outras ainda vão engravidar após a mamoplastia.
Porém, embora a gravidez seja um momento geralmente feliz, para o qual as mulheres criam uma série de expectativas, também é comum surgirem algumas dúvidas a respeito de como as alterações no corpo podem afetar o resultado da cirurgia.
Afinal, a gravidez pode prejudicar o resultado da mamoplastia? É melhor fazer a cirurgia plástica antes ou depois da gestação? Quanto tempo preciso esperar para engravidar depois do silicone? E se eu engravidar antes do previsto?
Se você também tem essas dúvidas, o post vai ajudá-la. Vamos responder todas essas perguntas para que você entenda o que pode acontecer com seus seios e seu silicone em uma gestação.
Engravidar após a mamoplastia prejudica o resultado do silicone?
A resposta a esta pergunta depende de vários fatores. Afinal, existem diversas formas como a mama pode ser afetada após uma gravidez. Podemos falar tanto do aspecto estético quanto de complicações devido a um processo de cicatrização em andamento.
Por isso, para que você não fique confusa, vamos explicar esses aspectos detalhadamente:
Engravidar após a mamoplastia prejudica o resultado estético?
Durante a gestação, a mama da mulher tende a mudar bastante. Porém, o que mais interfere no resultado estético de uma mamoplastia não é a gravidez, mas o ganho de peso.
Ao longo dessas 40 semanas, seu tecido mamário se tornará mais espesso. Aliás, é neste momento da vida que as mamas realmente completam seu amadurecimento.
No entanto, a tendência é que, naturalmente, os seios não cresçam exageradamente. Eles podem ter uma alteração de um tamanho no sutiã, por exemplo.
O que realmente faz os seios aumentarem muito durante a gestação é o ganho de peso. À medida que o corpo da mulher acumula gordura, ele distribui esse volume para as várias regiões, incluindo as mamas.
Caso esse aumento seja exagerado, você realmente pode ter problemas com o resultado da cirurgia plástica. Isso acontece porque a pele precisa se esticar para continuar cobrindo os seios e, quando eles voltarem ao tamanho normal, ela não costuma se retrair totalmente.
Isso depende, logicamente, de uma série de fatores. Algumas mulheres têm a pele muito boa e elástica, que volta ao tamanho anterior. Porém, elas são a exceção, e não a regra.
Portanto, se o seu seio aumentar demais devido ao excesso de peso e a pele não conseguir se retrair o suficiente, as mamas ficarão flácidas. O silicone não muda em nada, mas a posição dele na região pode cair devido à ptose mamária.
Engravidar após a mamoplastia prejudica a cicatrização?
Como as pacientes têm um pós-operatório muito tranquilo e a cicatriz do corte costuma se fechar rápido, elas geralmente não têm ideia de quão complexo é o processo de cicatrização da mama.
Esse processo não ocorre apenas na pele, na marca visível da cirurgia. O trabalho mais difícil do organismo acontece internamente com a regeneração e reacomodação de tecidos, recomposição de uma rede de vasos sanguíneos e linfáticos etc.
Tudo isso demora para acontecer, a mama vai desinchando aos poucos e a cicatriz externa também sofre alterações. Até mesmo por isso, as pacientes demoram cerca de 1 ano para ver o resultado final da prótese de silicone.
A cicatriz externa demora ainda mais para chegar à sua cor e textura definitivas. Isso pode levar entre 18 e 24 meses após a cirurgia.
Portanto, engravidar após a mamoplastia, considerando que o intervalo entre esses dois eventos seja curto, realmente pode dificultar a cicatrização, além de outros pequenos problemas que as mulheres não desejam.
Afinal, a gravidez adiciona ainda mais volume aos seios que estão se adaptando à sua nova configuração. Os tecidos, que estavam se regenerando sob a coordenação do sistema imunológico, passam a receber um bombardeio de hormônios.
Portanto, o ideal é não engravidar após a mamoplastia e esperar algum tempo para realizar o sonho de ser mãe.
Quanto tempo esperar para engravidar após a mamoplastia?
Considerando todos os processos relacionados à cicatrização, o ideal é esperar cerca de 2 anos para engravidar. Esse é o tempo necessário para que os seios realmente desinchem completamente e os tecidos se regenerem.
Se você não quiser esperar tanto, 1 ano e meio também é um prazo aceitável, mas não o ideal. Portanto, reconsidere a possibilidade de esperar apenas um pouquinho mais.
O que acontece se a paciente engravidar após a mamoplastia?
Nós sabemos que as mulheres engravidam mesmo quando não estão planejando a chegada de um bebê. Afinal, os métodos contraceptivos podem falhar.
O que fazer, então, se você engravidar após o silicone? Preste atenção nas nossas dicas:
Faça acompanhamento com o cirurgião plástico
Estamos acostumadas a fazer acompanhamento com o obstetra durante a gravidez. Porém, caso você engravide logo após a mamoplastia de aumento, inclua também visitas periódicas ao seu cirurgião plástico.
Por que isso é importante? Porque, durante a gestação, acontecem muitas mudanças hormonais e físicas no corpo da mulher. Em grande parte das vezes, elas alteram tanto a estrutura mamária quanto a elasticidade da pele.
Então, se você faz o acompanhamento também com o cirurgião plástico, ele pode acompanhar as alterações na sua mama, identificando o que é normal e esperado ou o que exige algum tratamento específico.
Existe um evento raríssimo em mulheres que colocam silicone — a galactocele. Trata-se da formação de cistos de leite nos dutos mamários, causando inchaço e incômodo. Ou seja, em vez de o leite ser eliminado normalmente, ele se acumula na mama.
A galactocele pode acontecer com qualquer mulher, com ou sem silicone. Porém, embora raramente ocorra, é importante que seu médico esteja acompanhando o seu caso para propor a melhor intervenção possível.
Use sutiãs adequados
Durante a mamoplastia de aumento, o tamanho dos seios já aumentou, certo? Além do volume adicional, o peso também sofreu alteração. Imagine o impacto de, durante a gravidez, adicionar ainda mais peso a uma mama que ainda não se recuperou totalmente?
Usar um sutiã de suporte adequado ajuda a pele da sua mama a não precisar carregar todo este peso sozinha. Portanto, uma peça bem escolhida e adequada reduz o estresse físico nas mamas.
Isso evitará que a sua pele se distenda demais devido ao peso dos seios, o que pode reduzir a flacidez após a gestação e a amamentação.
Evite o ganho excessivo de peso
A gestação não é o momento de comer por dois. Embora esta seja o pensamento de muitas mulheres, ocorram mudanças hormonais e a ansiedade aumente o apetite, isso não é saudável.
Quanto mais você conseguir se manter em um peso equilibrado, melhor será para você e o bebê. Engordar na gestação, principalmente de forma excessiva, aumenta o risco de diabetes gestacional, hipertensão e eclâmpsia, dificuldades no parto e complicações para o bebê.
Portanto, não só para evitar a flacidez nas mamas, mas principalmente pela sua saúde e do bebê: tente manter um estilo de vida saudável. Equilibre a dieta e pratique exercícios. Isso trará benefícios incontáveis para você.
É melhor engravidar após a mamoplastia ou fazer a mamoplastia após engravidar?
Tudo depende do seu planejamento pessoal, perspectivas e projetos. Como já dissemos, a maioria das mulheres que colocam silicone é jovem. Elas têm, no máximo, entre 20 e 30 anos.
Muitas delas nem estão em um relacionamento ainda e não pretendem ter filhos nos próximos 2, 5 ou mesmo 10 anos. Outras, mesmo que namorem, não têm a intenção de transformar o casal em uma família tão cedo!
Para uma mulher nessas condições, esperar engravidar, ter o bebê, amamentar, aguardar o retorno do seio ao tamanho original para só depois fazer uma cirurgia plástica não faz muito sentido.
Afinal, elas querem se sentir satisfeitas com o corpo agora, enquanto são jovens, saem para curtir a noite com as amigas, gostam de viajar ou sentem que o silicone pode contribuir para que tenham uma autoestima mais saudável.
Já para uma mulher que deseja ter filhos muito em breve, seja com um parceiro com quem ela já está ou como mãe-solo, pode não valer a pena apressar o silicone.
Neste caso, é melhor ela passar por todo o processo de gestação e amamentação primeiro para, em seguida, realizar uma cirurgia plástica. Algumas mulheres conseguem apenas colocar silicone. Outras, devido à flacidez, precisam fazer a mastopexia com prótese.
Ainda vale lembrar, antes de encerrarmos, que colocar silicone não prejudica ou impede a amamentação. Principalmente em mulheres jovens, que revelam seu desejo de engravidar e amamentar, os médicos colocam a prótese por meio da incisão inframamária.
Portanto, todo o caminho que o médico abre para que a prótese passe e seja alojada fica atrás da glândula mamária. Ele não interrompe, em nenhum momento, os dutos lactíferos, que são os canais que levam o leite até o bico do seio.
Então, não tenha medo de colocar silicone antes de ter filhos. Pense apenas em seu momento atual de vida, seus planos para o futuro próximo e decida qual é a melhor opção para realizar seu sonho.
Agora você já sabe o que acontece ao engravidar após a mamoplastia de aumento. Quer saber mais sobre cirurgia plástica, universo da beleza, estética e saúde feminina? Siga nossos perfis no Instagram e Facebook para não perder nenhum conteúdo!
Deixe um comentário