As dores dos seios depois da ovulação estão entre as queixas mais frequentes das mulheres no consultório do ginecologista.
Afinal, aquela dor na mama quando a próxima menstruação está se aproximando, ou seja, no famoso período da TPM, atinge cerca de 70% das mulheres.
Por que a mulher sente dores nos seios depois da ovulação? Essa sensação é normal? Trata-se de um sintoma de câncer de mama? É possível evitá-la?
Se você também sofre com essas dores e quer tirar essas dúvidas, continue a leitura. Nós temos todas as informações que você precisa!
Por que a mulher sente dores nos seios depois da ovulação?
Na maioria das vezes, a dor na mama após a ovulação, ou pré-menstrual, é provocada por alterações hormonais que acontecem nesse período.
Sua principal causa é o aumento dos níveis de progesterona entre o período de ovulação e o início da menstruação.
O tecido da mama possui muitos receptores de hormônios. Assim, as oscilações naturais do corpo da mulher afetam bastante os seios.
Portanto, quando a progesterona aumenta, o tecido da mama responde a essa alteração com a retenção de líquido.
Essa condição faz a mama inchar, se tornar mais rígida e ficar até mesmo um pouco maior.
Além disso, as células mamárias se expandem devido à ação da progesterona. O objetivo é preparar as mamas para uma possível gravidez.
Porém, junto com esse inchaço, a mulher tem um aumento da sensibilidade, deixando os seios doloridos depois da ovulação.
Por se manifestar sempre no mesmo período, essa dor nos seios também é chamada de mastalgia cíclica.
É normal sentir dor nos seios depois da ovulação?
Infelizmente, sim. Embora algumas atitudes possam amenizar a sensibilidade e a dor, essa é uma manifestação típica do organismo feminino.
Dificilmente a dor mamária cíclica indica algum problema mais sério de saúde.
Ela também não é um sinal de câncer de mama.
Porém, a mulher precisa ficar atenta, porque a dor inofensiva é cíclica. Isso significa que ela começa entre 5 e 10 dias antes da menstruação e passa assim que o sangramento se inicia.
Caso a dor seja permanente, a mulher deve procurar uma avaliação médica.
Outra possibilidade que explica essa dor é a gravidez. Afinal, o início da gestação também provoca inchaço e sensibilidade nas mamas.
Nesse caso, os sintomas podem ser ainda mais fortes, pois são causados pela ação tanto da progesterona quanto do HCG.
Assim, além da sensibilidade, a mulher pode sentir os seios pesados, sensação de latejamento e até mesmo escurecimento das aréolas.
A diferença é que, nesses casos, a mulher não terá a menstruação. O atraso é o primeiro sinal de que é preciso fazer um teste ou procurar o médico.
Como amenizar a dor mamária cíclica?
Embora seja impossível evitar as variações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, algumas atitudes ajudam a amenizar a sensibilidade e a dor.
Afinal, os hormônios provocam esse inchaço e retenção de líquidos, mas outros fatores também contribuem para agravar o quadro.
Portanto, pelo menos durante a ovulação e o período pré-menstrual, vale a pena equilibrar esses fatores, retirando outras causas da retenção de líquido.
Veja a seguir o que você pode fazer para amenizar a dor:
Evite alimentos estimulantes
Nós sabemos que é difícil seguir essa recomendação. Afinal, na TPM muitas mulheres sentem vontade justamente de um doce ou chocolate.
Porém, produtos ricos em cafeína, xantina e gordura pioram esses sintomas de dor cíclica mamária.
Portanto, evite o próprio café, os chocolates e achocolatados, chá preto e até mesmo chá verde. Estimulantes são verdadeiros inimigos nesse período.
Também vale a pena deixar o açúcar e a gordura longe do cardápio. Eles agravam o problema.
Faça exercícios para aliviar dores nos seios depois da ovulação
Exercícios físicos promovem a produção de substâncias poderosíssimas para controlar a dor.
As β-endorfinas são um exemplo de analgésico natural produzido em algumas situações, especialmente quando nos movimentamos.
Portanto, manter uma rotina de exercícios físicos abastece o corpo com essas substâncias, o que minimiza a dor nos seios durante a TPM.
Controle seu estresse e ansiedade
Quando nos estressamos, aumentamos nossa tensão muscular. Assim, a dor se torna mais intensa.
Portanto, se você acompanha o calendário do seu ciclo e sabe quais são as datas de sua tensão pré-menstrual, reorganize sua agenda.
Na medida do possível, tente realizar as obrigações mais estressantes antes desta data.
Então, para o período da TPM, programe algumas atividades prazerosas e relaxantes.
Existem estudos que comprovam que a prática de relaxamento muscular diário, como o que acontece na prática de meditação, podem reduzir a dor nas mamas.
Aliás, segundo algumas pesquisas, técnicas de mindfulness, que compreendem diversos exercícios de meditação com o objetivo de levar o indivíduo à atenção plena, melhoram não só a dor, mas outros sintomas de tensão pré-menstrual.
Tenha sutiãs especiais para a TPM
Lembre-se de que os seios incham neste período. Portanto, aquele sutiã mais justinho de todos os dias pode não ser o mais indicado durante a TPM.
Então, tenha algumas peças maiores e mais confortáveis para usar neste período do mês. Evite aros que podem pressionar regiões da mama.
Outra alternativa, mas que não se adequa a todas as mulheres, é a possibilidade de não usar sutiã.
Assim, quando elas estão em casa, elas dispensam a peça para não apertar os seios.
Já para outras mulheres, a sensação dos seios soltos, que se movimentam mais naturalmente à medida que realizamos as atividades de casa ou até dormimos, agrava a dor.
Nesses casos, a recomendação é usar um sutiã que suporte o peso das mamas, mas seja confortável.
Para quem pratica esportes, vale a pena investir em tops de boa sustentação nesse período.
Utilize compressas e massagens
Compressas e massagens também contribuem para amenizar as dores nos seios depois da ovulação.
É importante que você teste as alternativas que promovem melhor alívio.
Para algumas mulheres, as compressas quentes amenizam a dor. Outras preferem as compressas frias.
A massagem também ajuda nesse controle da dor. Alguns óleos essenciais analgésicos, inclusive, penetram nos seios e aumentam a sensação de bem-estar.
Agora você já sabe por que tantas mulheres sofrem com as dores nos seios depois da ovulação e até mesmo como amenizar o problema.
Gostou do post? Compartilhe com uma amiga. Ela vai gostar das dicas!
Deixe um comentário