Você já viu uma pessoa que parece ter um sorriso triste? Ela pode estar alegre, entusiasmada, até mesmo em êxtase, mas alguma coisa na expressão facial dela apaga esta imagem feliz.
A explicação combina anatomia e psicologia. Nós associamos felicidade, alegria e outros sentimentos positivos a traços ascendentes.
Então, quando vemos os cantos da boca apontando para cima, olhos também nesta posição e até mesmo mais abertos, nós interpretamos como felicidade e entusiasmo.
Mas o que fazer, então, quando esses traços naturalmente apontam para a direção “errada”, gerando um sorriso triste? Isso é o que você vai descobrir neste post. Não perca!
O que é o sorriso triste?
O sorriso triste é uma característica estética reconhecida pela queda dos cantos dos lábios. Portanto, eles assumem uma posição descendente, e não ascendente.
Em algumas pessoas, essa é uma característica de nascença. Portanto, ela é perceptível desde o início da infância e se estende pela juventude e vida adulta.
Porém, em outros casos, a pessoa tinha o canto dos lábios ascendente e começou a notar uma mudança nessa característica no decorrer do tempo.
Assim, nesses casos, o sorriso triste é uma decorrência da flacidez de pele que, por sua vez, é resultado do envelhecimento.
Por ser uma característica bastante típica de pessoas com uma certa idade, mesmo pessoas jovens, quando apresentam o sorriso triste, parecem mais velhas.
Depois, à medida que os anos passam, essa característica se torna ainda mais acentuada. Não são apenas os cantos dos lábios que caem, mas o rosto formam linhas verticais em direção ao queixo.
Quais são as causas da queda do canto dos lábios?
Existem dois motivos principais para a queda no canto dos lábios. O primeiro, como dissemos, é uma característica natural da pessoa.
Então, por se tratar de uma questão estrutural, esses são os casos mais difíceis de solucionar. Muitas vezes, é preciso fazer uma cirurgia plástica.
Outra causa para a queda do canto dos lábios, está relacionada ao envelhecimento ou perda acentuada de peso, é a flacidez e redução da estrutura do rosto.
Conforme a idade passa, tanto os ossos do rosto quanto os coxins de gordura que preenchem a face diminuem seu volume. A perda de gordura se acentua quando ocorre redução no peso corporal.
Assim, a pele da face perde parte de sua sustentação e tende a ceder à ação da gravidade. Então, ela desce. Costumamos dizer que o rosto “derrete”.
Ao mesmo tempo, músculos da parte inferior do rosto, como o músculo depressor do ângulo da boca, puxam a pele para baixo.
Esse desequilíbrio de tensão (parte superior flácida x contração dos músculos inferiores) gera a queda do canto dos lábios, ou o sorriso triste.
Como corrigir o sorriso triste?
Como a maioria dos problemas estéticos, felizmente existem procedimentos estéticos e cirurgias que podem corrigi-los e restaurar o aspecto jovial da face.
Portanto, nos próximos tópicos, você conhecerá alguns desses procedimentos. Também explicaremos que, em alguns casos, especialmente devido a questões estruturais, o tratamento é mais complexo.
Entenda quais são as alternativas para o tratamento:
Botox para correção do sorriso triste
O Botox é um procedimento muito útil para correção do sorriso triste. Afinal, a aplicação de toxina botulínica relaxa o músculo depressor do ângulo da boca.
Assim, o músculo perde temporariamente parte de sua força e não consegue se contrair a ponto de puxar o canto dos lábios para baixo, relaxando a região
Volumização das bochechas e da região perioral
É importante nos lembrarmos de que parte desta pele desceu porque perdeu a sustentação que tinha na região das maçãs do rosto.
Então, uma das formas de reverter o problema é justamente volumizando novamente a região malar, o que puxa esta pele para cima.
O preenchimento é o procedimento mais adequado para a suspensão das maçãs do rosto. Afinal, o ácido hialurônico preenche a região que era ocupada pelos coxins de gordura e até repõe parte da perda óssea.
Além de preencher instantaneamente a região malar, o ácido hialurônico promove, a médio e longo prazo, um estímulo para a produção de colágeno.
Portanto, no decorrer dos meses, esta pele se tornará mais firme e menos flácida, o que contribui para evitar uma nova queda do canto dos lábios.
Porém, é importante que o profissional faça esse procedimento com cuidado, para não exagerar na quantidade de preenchedor e promover o efeito pillow face.
Preenchimento do mento
É possível dizer que a idade provoca o afundamento de praticamente todas as estruturas da face, inclusive a região entre a boca e o queixo.
Esta área, conhecida como mento, também precisa de preenchimento para amenizar tanto a queda do canto dos lábios quanto as rugas de marionete.
Mais uma vez, o ácido hialurônico é a melhor opção para esse preenchimento. Além de ser biocompatível, pois é uma substância produzida também pelo corpo, ele é extremamente moldável.
Então, o médico ou outro profissional habilitado conseguem aplicá-lo e, em seguida, moldá-lo para se adequar ao local da maneira mais natural possível.
Bioestimuladores
Os bioestimuladores também podem ser usados para tratar a queda do canto dos lábios. Assim como o ácido hialurônico, eles estimulam a produção de colágeno.
Portanto, se aplicamos bioestimuladores na região das maçãs do rosto, ele também promove a firmeza da pele e um volume muito discreto, que realiza um lifting sem cortes.
Essa bioestimulação pode acontecer por meio de injeções de substâncias como ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio, policaprolactona,
Outras vezes, o procedimento mais indicado é o uso de fios de sustentação, que podem ser feitos de PDO (polidioxanona) ou PLLA (ácido polilático), ou de fios com tração.
Esses fios puxam a pele da região de aplicação com a tração mecânica e, além disso, estimulam a produção de colágeno.
Cornerlift para sorriso triste
Quando o sorriso triste não acontece devido ao envelhecimento, e sim porque esse é o formato natural da boca da pessoa, os procedimentos podem não ser suficientes.
Então, nesses casos, é necessário realizar uma cirurgia plástica. O procedimento de cornerlift, ou levantamento de cantos, costuma ser o mais indicado.
O médico pode realizar o cornerlift na própria clínica, apenas com anestesia local e sedação. Assim, após aplicar o medicamento, ele faz uma incisão em cada canto dos lábios.
A partir dessas incisões, o médico descola a pele e remodela o canto da boca, puxando realmente uma linha ascendente. Então, ele sutura essas estruturas, finalizando o procedimento.
Pelo fato de ser um procedimento cirúrgico, feito por meio de incisões e que envolve, inclusive, a ocorrência de sangramento, a boca fica inchada e com hematomas nos primeiros dias.
Portanto, nessa primeira semana ou até mesmo 10 dias, é válido realizar repouso e programar o procedimento para um período de férias, especialmente para quem trabalha em contato com o público.
Também é importante não movimentar demais a boca para não forçar os pontos. Então, a alimentação líquida ou pastosa, administrada com canudos ou colher, é a mais adequada no pós-operatório.
Ao final desses dias, o paciente consegue voltar às suas atividades normais. A cicatriz, embora fique em uma área visível, costuma ser discreta até mesmo devido à diferença de coloração entre a boca e a pele ao redor.
O cornerlift pode ser feito em qualquer pessoa?
Um procedimento extremamente efetivo para pessoas com determinadas características muitas vezes não corrige a face de pacientes com outros problemas estéticos.
No caso do cornerlift, por exemplo, ele é bem indicado quando a necessidade é apenas levantar o canto dos lábios, sem que a pessoa tenha uma flacidez mais avançada na face.
Já para quem tem o rosto flácido, a solução provavelmente não será eficaz, pois o excesso de pele formará outras dobras e aparecerá de outras maneiras.
Então, esta pessoa pode optar por melhorar a firmeza, qualidade e posicionamento da pele por meio dos procedimentos já mencionados ou optar por um lifting facial mais completo.
Os procedimentos para correção do sorriso triste são definitivos?
O cornerlift é uma cirurgia e, por isso, seu resultado é bastante duradouro. Porém, ainda assim, não é possível dizer que é definitivo, visto que o envelhecimento poderá desencadear a flacidez no local.
Os procedimentos com ácido hialurônico, Botox e bioestimuladores também não são definitivos, mas têm uma durabilidade razoável.
Afinal, tanto o ácido hialurônico quanto os bioestimuladores tornam a pele mais firme progressivamente. Isso significa que ela aumentará sua resistência e tenderá a demorar um tempo maior para cair novamente.
À medida que a pessoa repete esses procedimentos a cada ano, é possível que o efeito sorriso triste nem aconteça novamente. Porém, mais uma vez, é válido reforçar que o paciente precisa realizar esta manutenção periódica.
Portanto, todas as opções ― toxina botulínica, preenchedores, bioestimuladores, cirurgia plástica ― têm vantagens e desvantagens.
Por isso, é importante que você consulte um médico qualificado para orientá-lo quanto aos procedimentos mais adequados para solucionar seu problema da maneira mais satisfatória possível.
Em grande parte das vezes, uma combinação de procedimentos é a melhor alternativa para ver resultados imediatos e prevenir o retorno futuro do problema.
E você, quer saber como corrigir o seu sorriso triste? Nossa equipe pode avaliá-lo e realizar um protocolo de tratamentos extremamente eficaz.
Ficou interessado? Clique nos canais de atendimento deste site e agende agora mesmo a sua avaliação!
Deixe um comentário