Até a princesa da Inglaterra tem bunny lines! Sim, talvez você nunca tenha ouvido falar sobre essas ruguinhas, mas elas estão presentes na vida de muitas mulheres.
Felizmente, existe tratamento para amenizá-las ou até mesmo impedir que apareçam. Por isso, neste post, vamos contar tudo que você precisa saber para ficar livre deste incômodo estético.
Quer saber mais? Então, continue a leitura!
O que são bunny lines?
As “bunny lines” também são conhecidas como “rugas de coelho” ou “nariz de coelho”. Como o próprio nome sugere, são rugas finas que aparecem nas laterais do nariz, geralmente quando alguém sorri ou franze esta região.
Elas recebem esse nome porque imitam as rugas que aparecem no nariz de um coelho quando ele move seu focinho. No coelhinho, é muito fofo. Em nosso rosto, infelizmente, elas se tornam um problema.
Como muitas outras rugas dinâmicas, essas linhas surgem naturalmente e podem se tornar mais proeminentes à medida que a pessoa envelhece e a pele perde sua elasticidade.
Assim, aos poucos, essas rugas se aprofundam e se tornam estáticas. A partir daí, mesmo com o rosto em repouso, as marcas ficarão sempre visíveis.
Por que as bunny lines surgem?
As bunny lines, assim como outras rugas dinâmicas, surgem em decorrência das nossas expressões faciais.
Assim, da mesma forma que levantamos uma das sobrancelhas em sinal de desconfiança, tracionamos o canto da boca para baixo quando nos frustramos ou franzimos a glabela quando ficamos bravos, nós também criamos um enrugamento na lateral do nariz quando sorrimos, entre outras situações.
Portanto, a menos que usemos alguma estratégia para restringir essa movimentação facial, inevitavelmente as bunny lines e outras ruguinhas irão aparecer.
Também não podemos nos esquecer de que, à medida que os anos passam, a pele perde sua elasticidade. Além disso, a gordura que preenchia camadas um pouco mais profundas desaparece.
Essas consequências naturais da idade agravam ainda mais a ocorrência de rugas, incluindo as bunny lines que aparecem na lateral do nariz.
Como evitar ou reverter as bunny lines?
Quando falamos em rugas, a melhor opção é sempre evitá-las. Portanto, a manutenção da qualidade da pele com uma boa rotina de skincare é um dos fatores de prevenção.
No entanto, embora uma rotina de skincare seja fundamental e retarde o envelhecimento, ela não faz milagres. Ela melhora a qualidade da pele, mas não suaviza as contrações musculares que produzem dobras.
Por isso, a principal forma de evitar as bunny lines é com a toxina botulínica. Ela bloqueia os impulsos nervosos que estimulam a contração dos músculos, suavizando os movimentos e evitando a formação de rugas dinâmicas.
Então, para pessoas jovens, a melhor opção é a aplicação de Botox preventivo. Ele atua antes de as rugas começarem a surgir, retardando ou até mesmo evitando a formação dos vincos.
Mesmo para quem já desenvolveu as rugas dinâmicas e as estáticas, o Botox também é uma excelente opção. Porém, neste caso, as rugas serão amenizadas, mas não totalmente eliminadas.
Um leve preenchimento dérmico com ácido hialurônico também pode amenizar o problema, especialmente por encher os sulcos e nivelar a pele.
No entanto, é importante destacar que preenchimentos devem ser feitos com muito cuidado para evitar tanto um resultado estético não previsto (como o efeito pillow face), quanto complicações decorrentes do bloqueio da circulação.
Quais são as vantagens da aplicação de Botox?
Como você pode perceber, tanto a prevenção quanto o tratamento das bunny lines se baseiam na aplicação da toxina botulínica. Porém, o nome “toxina” assusta algumas pessoas.
Por isso, é importante que você saiba que o Botox aplicado em nosso rosto passa por um processo de produção extremamente controlado e, além disso, a toxina é utilizada em doses mínimas.
Portanto, além de seguro, o Botox proporciona os seguintes benefícios:
Suavização não só das bunny lines, mas também de outras rugas
A toxina botulínica, ao ser injetada na pele, promove um relaxamento muscular localizado, que reduz a tensão e a atividade dos músculos faciais.
Essa ação diminui a aparência de linhas finas e rugas causadas pelo uso repetitivo desses músculos.
Assim, o Botox suaviza não só as bunny lines, mas também as rugas ao redor dos olhos, conhecidas como “pés de galinha”, as linhas verticais entre as sobrancelhas e as linhas horizontais da testa, entre outras opções.
Prevenção de novas rugas, pés de galinha e bunny lines
Além de suavizar as rugas existentes, a toxina botulínica também atua como uma medida preventiva. Afinal, ao diminuir a atividade muscular, o Botox previne a formação de novas rugas e linhas de expressão.
Efeito lifting
Quando aplicado em áreas estratégicas, como ao redor dos olhos, das sobrancelhas e no alto da testa, o Botox pode proporcionar um efeito de “lifting”.
Afinal, ao longo do tempo, algumas áreas do nosso rosto podem perder a força muscular, enquanto outros músculos, com o auxílio da força da gravidade, puxam essas regiões da face para baixo.
O Botox, ao relaxar alguns desses músculos, ajuda a elevar áreas que podem ter começado a ceder devido à idade ou à gravidade. Isso pode proporcionar uma aparência mais jovem e descansada.
Tratamento da hiperidrose
O uso do Botox não se limita ao tratamento de rugas. Como já explicamos em outro post, ele também desempenha um papel importante no tratamento da hiperidrose, uma condição caracterizada por suor excessivo.
Então, ao bloquear os sinais nervosos que desencadeiam a sudorese, a toxina botulínica produz excelentes resultados no controle da produção de suor em áreas como axilas, mãos, pés e rosto.
Redução de dores de cabeça e enxaqueca
Estudos mostram que o Botox pode ajudar a aliviar dores de cabeça crônicas e enxaquecas. Acredita-se que isso ocorra porque a toxina relaxa os músculos e bloqueia os sinais nervosos sensoriais que contribuem para dores de cabeça.
Tratamento rápido e minimamente invasivo
A aplicação de Botox é um procedimento rápido, geralmente realizado em menos de 30 minutos. O processo envolve a injeção de pequenas doses da toxina em áreas específicas do rosto com uma agulha fina.
Portanto, trata-se de um procedimento minimamente invasivo, praticamente indolor e que não requer tempo de recuperação.
Assim, os pacientes geralmente realizam o tratamento em algum intervalo do dia ou em seu horário de almoço. Em seguida, eles podem retomar suas atividades normais imediatamente após o tratamento.
Aliado na prevenção ao envelhecimento
É praticamente impossível pensar em uma boa estratégia para prevenir ou retardar o envelhecimento que não envolva a aplicação periódica de Botox.
Com certeza, a área de estética evoluiu muito nos últimos anos. Porém, o efeito do Botox é único e, caso o paciente opte por não usá-lo, a prevenção das rugas se torna muito mais complexa.
Quais são os cuidados na aplicação do Botox?
Apesar de ser extremamente seguro e raramente desencadear complicações, a aplicação de Botox não é totalmente isenta de riscos. Por isso, é importante que você tome os seguintes cuidados:
Não foque apenas no problema imediato
Nosso rosto funciona de maneira muito equilibrada. Por isso, quando nós restringimos os movimentos de um músculo, podem ocorrer compensações em outras áreas.
Isso acontece, inclusive, com as bunny lines. É comum que, após a aplicação de Botox na testa e glabela, outros músculos se tornem mais ativos, gerando expressões em outras regiões, como as laterais do nariz.
Então, não foque apenas no seu problema daquele momento. Busque um profissional qualificado, que saiba identificar os pontos de equilíbrio e aplicar o Botox em pontos estratégicos para evitar essas compensações.
Busque excelentes profissionais
Para ter sucesso no tratamento do Botox, você precisa recorrer a profissionais qualificados, que se mantêm atualizados, dominam perfeitamente a técnica e possuem senso estético apurado.
Vamos voltar ao exemplo do tópico anterior. Um profissional que não tem essa qualificação simplesmente atenderá o desejo do paciente e aplicará Botox em sua testa ou glabela, sem ter consciência das consequências.
Já um profissional qualificado conhece esses padrões de compensação e conscientiza o paciente de que, caso ele não aplique o Botox em diversos pontos estratégicos, o resultado não será tão bom.
Inclusive, é comum o médico pedir para você fazer várias caretas durante a avaliação e a aplicação para que ele entenda qual é o seu padrão de movimentação dos músculos da face e interfira no ponto mais adequado.
Aceite a aplicação em quantidade adequada
Na busca por uma suposta economia, alguns pacientes querem aplicar menos Botox do que necessitam. Porém, desta forma, eles perdem o investimento que fizeram.
Para que o Botox aja, todas as fibras musculares da região precisam ser atingidas. A subdosagem, ou seja, a aplicação de uma dose insuficiente, não consegue relaxar os músculos, que continuam se contraindo e produzindo rugas.
Siga as recomendações do médico
O Botox não costuma provocar efeitos adversos. Porém, existem alguns aspectos que merecem a sua atenção e devem ser levados a sério após o procedimento.
Durante as primeiras horas após a aplicação, o Botox pode migrar, ou seja, se direcionar a outros músculos que não eram alvo do tratamento.
Porém, isso não costuma acontecer naturalmente. Em grande parte das vezes, o paciente gerou esta migração por manter sua cabeça em uma posição inadequada.
Então, após a aplicação do Botox, siga a recomendação médica. Não fique com a cabeça inclinada, olhando o celular, e nem se deite, especialmente de lado.
Atitudes inocentes como essas podem fazer o Botox migrar para a pálpebra, por exemplo, fazendo com que ela fique caída. Por isso, espere o tempo indicado pelo seu médico.
Além disso, a pessoa que aplica Botox deve evitar exercícios físicos por um período mínimo de 24 horas. Para não comprometer o procedimento, alguns médicos recomendam um período ainda maior.
E então, deu uma olhadinha aí no espelho e descobriu que tem bunny lines? Entendeu a importância do Botox para esse tratamento e os cuidados relacionados à sua aplicação?
Agora, só falta agendar sua avaliação no Silicone Center mais perto de você. Solicite agora mesmo a sua consulta por meio dos canais de comunicação do nosso site e viva livre das ruguinhas indesejadas!
Deixe um comentário