No passado, e quando falamos em passado, falamos em passado mesmo, tipo décadas atrás, era relativamente comum ouvir sobre casos de contratura capsular silicone. Isto é, quando o organismo detecta um corpo estranho e faz o movimento de expulsão ou absorção desse corpo. No caso, aqui, o “corpo estranho” seria o silicone.
Mas se você tem pesquisado sobre prótese de silicone porque está se preparando para a cirurgia, deve ter percebido que esse é um problema cada vez mais raro, certo?
Com certeza, algumas das perguntas que você deve estar se fazendo são: o que é a contratura capsular? Como evita-la? Qual o tratamento para o problema? Isso é grave? Fique tranquila porque nós vamos responder tudo isso. Nós preparamos este post especialmente para tirar suas dúvidas a respeito desse tema. Vamos lá?
Ah, depois, conta pra gente nos comentários o que você achou do post. Boa leitura.
Contratura capsular do silicone: o que é?
Até certa medida, a contratura capsular é um processo natural do corpo após a mamoplastia de aumento. Por isso, você precisa entender bem do que se trata para não ficar com receio sem motivo.
Quando a prótese de silicone é colocada atrás da glândula mamária ou do músculo, o organismo percebe que ali existe um corpo estranho.
Naturalmente, ele desenvolve um sistema de defesa. Para isso, ele tenta isolar o implante dos outros tecidos do corpo, criando uma membrana (ou cápsula) em volta dela. Portanto, trata-se do encapsulamento da prótese.
Porém, em alguns casos o corpo reage de forma extrema nesse processo de “proteção”. Assim, a membrana se torna mais espessa do que o normal. Esse quadro é chamado de contratura capsular.
Quando se torna um problema?
A contratura capsular passa a ser um problema quando a reação se torna muito exagerada e a membrana começa a pressionar a prótese. Em casos muito raros, a pressão é tão forte que pode causar o rompimento do implante. A partir daí, entende-se que o corpo está rejeitando a prótese.
Porém, existem graus diferentes de rejeição. Quando o problema é leve, a mulher começa a perceber a prótese durante a palpação da mama.
No entanto, se o problema é mais grave, aparecem outros sintomas de rejeição: desconforto, assimetria dos seios, ondulações na superfície da prótese e dores.
Quais são as causas?
Até agora, não se descobriu uma causa específica para a contratura capsular. Alguns organismos simplesmente rejeitam os implantes, enquanto a imensa maioria não sofre qualquer mudança.
Porém, os médicos já sabem que alguns tipos de implantes são mais propensos a gerar esse tipo de problema. Entende-se que eles têm uma dificuldade maior de aderência ao tecido natural do corpo, o que desencadeia a rejeição.
Por isso é tão importante escolher uma clínica e profissionais experientes e capacitados para a cirurgia. Uma vez que essa bagagem será fundamental para evitar problemas como esse. Portanto, pesquise bem antes de tomar a sua decisão.
Como evitar o problema?
Embora não se possa prever a contratura capsular, sabe-se que as próteses de silicone lisas são as que geram uma reação mais forte por parte do organismo.
Por isso, hoje em dia a maioria dos médicos recomenda a prótese de silicone texturizada. Ela adere melhor aos tecidos, fazendo com que o corpo deixe de considerá-la um corpo estranho.
Além disso, quando a paciente segue à risca as recomendações para o pós-operatório, as chances de contratura também são menores.
Então, usar o sutiã cirúrgico, manter repouso e evitar movimentos que prejudicam a cicatrização externa e interna minimizam a sensação de que o corpo está sendo agredido. Assim, ele não reagirá de forma tão extrema.
Como diagnosticar e tratar?
O diagnóstico é feito pelo cirurgião nas consultas de rotina do pós-operatório ou quando a paciente sente algum dos sintomas.
Ele pedirá alguns exames e, se o problema for constatado, indicará o tratamento mais apropriado. Na maioria das vezes, basta tomar a medicação prescrita ou fazer massagens. Assim, apenas alguns casos requerem a retirada das próteses em uma nova cirurgia.
Qual é a frequência do problema?
Quando as próteses lisas eram muito usadas, o problema era mais frequente. Atualmente, como os cirurgiões usam a superfície texturizada, o risco de ocorrência da contratura fica em torno de 0,5% das cirurgias.
Atente-se ao período pós-operatório
A verdade é uma só: os cuidados durante o período pós-operatório são fundamentais para o sucesso da cirurgia como um todo. Inclusive são esses cuidados que vão evitar uma série de complicações, seja a contratura ou qualquer outra condição.
Depois que a paciente coloca o silicone, inicia-se um período muito importante para o corpo. Afinal, o organismo passará por um grande processo de recuperação, tanto interna quanto externa.
Esse processo não se restringe ao fechamento daquela cicatriz visível. Dentro do peito, o médico abriu um espaço ainda maior que essa pequena marca externa, separando tecidos que também precisam se restabelecer.
Alguns sinais perceptíveis desse processo são o inchaço e uma leve sensação de desconforto. Porém, o organismo todo está mobilizado para combater inflamações e recompor os tecidos.
Portanto, atente-se para:
- não levantar os braços acima da altura dos ombros;
- dormir de barriga para cima e com as costas apoiadas em travesseiros mais altos;
- não dirigir;
- não torcer o tronco;
- não fumar.
Finalizando
Agora você já sabe o que é contratura capsular silicone e entendeu que esses riscos podem ser minimizados com a prótese adequada e atenção aos cuidados pós-operatórios.
Gostou do post? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram. Em ambos os espaços, você poderá acompanhar nossas publicações e saber tudo sobre a cirurgia para colocar silicone!
Você também pode continuar navegando por aqui mesmo, em nosso Blog, para sanar outras possíveis dúvidas que você venha a ter em relação a cirurgia.
Periodicamente, nossa equipe de especialistas publica as últimas novidades e tendências da cirurgia plástica queridinha entre as brasileiras e mulheres do mundo todo. São dicas, informações, mitos e verdades, curiosidades e melhores escolhas para a cirurgia.
E aí, curtiu? Então, não deixe de nos acompanhar e seja muito bem-vinda ao nosso espaço.
Deixe um comentário