Com o passar da idade, o surgimento do bigode chinês se torna praticamente inevitável. As linhas que ligam o nariz ao canto da boca se aprofundam, deixam de ser um mero sinal de sorriso e se transformam em um incômodo estético.
Afinal, o que fazer quando o bigode chinês aparece? Existe tratamento estético para amenizar essas marcas ou a única alternativa é a cirurgia plástica?
Você vai descobrir a resposta neste post. Então, continue a leitura para saber mais!
Como desenvolvemos o bigode chinês?
O bigode chinês também recebe o nome de sulco nasolabial. Afinal, ele é uma depressão que começa na lateral da parte inferior do nariz e se estende até o canto dos lábios.
Embora seja facilmente percebido nesta região do rosto, o bigode chinês é, na verdade, um reflexo do envelhecimento em várias partes da face.
A parte funda do bigode chinês somente se destaca a partir do momento em que ocorre um acúmulo da pele nesta região. Mas o que faz esta extensão de pele se concentrar neste local?
Quando somos mais jovens, a nossa pele fica esticada no rosto. Isso acontece porque ela tem uma estrutura mais firme, que sustenta este tecido, mas também pelo preenchimento da face.
Durante a juventude, os ossos da face têm mais volume e projeção. Além disso, existem coxins de gordura que preenchem o rosto, deixando as maçãs e têmporas destacadas, o que puxa a pele para cima.
À medida que os anos passam, essa situação muda. Os ossos da face perdem gradualmente o volume. A mudança é praticamente imperceptível mas, no decorrer do tempo, a estrutura se torna menor.
E não é só isso. Os músculos da face perdem parte de sua firmeza. Os coxins de gordura diminuem e, para completar, as fibras que sustentam a pele ― o colágeno e a elastina ― se degradam.
Como resultado da redução na estrutura que esticava a pele, ela tende a cair e se acumular em volta da região dos lábios. Sua flacidez contribui para isso, formando um sulco nesta região.
Quais são os fatores que causam o bigode chinês?
O bigode chinês é causado por uma conjunção de condições biológicas, como você viu no item anterior.
Diversas situações aceleram a formação do bigode chinês. Algumas não são evitáveis, como você verá a seguir.
No entanto, você pode fazer com que outras sejam pelo menos retardadas. Nos tópicos a seguir, você descobrirá quais são elas:
Envelhecimento
O envelhecimento natural é um dos fatores inevitáveis. Afinal, enquanto estamos vivos, os anos passarão trazendo os efeitos do tempo sobre o organismo.
Como já dissemos, entre esses efeitos nós temos a perda de volume da face, tanto em relação aos ossos quanto aos coxins de gordura, produção menor de colágeno etc.
Gravidade
Esse é outro fator inevitável. Afinal, neste planeta existe uma força que puxa tudo para baixo, para o centro da Terra.
Nosso organismo não fica imune a esta força gravitacional. Ela puxa os tecidos para baixo, a pele cede e se acumula em áreas onde a gravidade consegue exercer maior pressão.
Genética
A genética pode desempenhar um papel significativo na formação de diversos sinais de envelhecimento, incluindo o bigode chinês.
Afinal, o componente genético também influencia a qualidade e a quantidade de colágeno e elastina que o nosso organismo produz. Portanto, ele interfere no suporte estrutural da pele.
A predisposição pode aumentar a propensão a rugas e flacidez, bem como do bigode chinês.
Também não podemos ignorar que a genética ainda influencia na distribuição de gordura subcutânea no rosto, ou seja, dos coxins adiposos que já falamos.
Porém, vale a pena destacar que a genética influencia a qualidade da nossa pele, mas não a determina. A ocorrência do problema dependerá também de fatores ambientais, como os que revelaremos a seguir.
Hábitos insalubres
Felizmente, nos últimos anos, o conhecimento sobre os hábitos que promovem saúde aumentou muito.
Atualmente, não faltam fontes confiáveis que trazem informações sobre como se alimentar de forma saudável, a importância de beber água, dormir bem, praticar exercícios, entre outros.
No entanto, existe uma grande distância entre o que sabemos sobre saúde e o que realmente praticamos em nossas vidas.
Por isso, ainda é comum as pessoas nutrirem hábitos alimentares não saudáveis, utilizarem cigarro e bebidas alcoólicas, dormirem pouco e não terem um consumo de água adequado.
Todos esses hábitos, embora comuns, aceleram o envelhecimento da pele. Afinal, eles fazem o corpo produzir uma quantidade imensa de radicais livres, que danifica células e tecidos.
Diferentemente dos fatores anteriores, a aceleração do envelhecimento por maus hábitos não é inevitável. Você pode mudar seu estilo de vida para se tornar uma pessoa mais saudável.
Dormir bem, utilizar uma alimentação natural, evitar cigarro e bebidas, praticar exercícios e tomar água está ao alcance de todos. Basta decidir e fazer.
A prevenção do envelhecimento de pele e do bigode chinês é apenas um dos muitos benefícios que você terá com esta decisão.
Falta de cuidados preventivos
Atualmente, existem inúmeros recursos para prevenir o envelhecimento da pele e, consequentemente, o aprofundamento do bigode chinês.
O cuidado da pele é o primeiro passo. Então, uma rotina de skincare passa a ser indispensável a partir dos 25 anos.
A falta de cuidado com a pele a deixa desprotegida dos fatores que aceleram o envelhecimento. Portanto, é preciso tratar deste tecido por dentro e por fora.
Como prevenir e reverter o bigode chinês?
Prevenir é sempre melhor que remediar. Felizmente, existem diversos procedimentos que podem ajudar você a manter sua pele jovem, evitando não só o bigode chinês, mas também outros sinais de envelhecimento.
No entanto, é possível que você tenha chegado a este post apenas depois que o problema está instalado. Neste caso, também apontamos algumas soluções.
Estímulo à produção de colágeno
O estímulo à produção de colágeno deve ser interna e externa. Internamente, é preciso cuidar da alimentação, da ingestão de água e manter outros hábitos saudáveis.
Portanto, procure consumir proteínas magras, sem muita gordura, preparadas de forma natural. Evite os embutidos e ultraprocessados.
Quando você consome proteína em quantidade adequada, seu corpo tem a matéria-prima que ele precisa para produzir colágeno.
Além disso, existem produtos tópicos que ajudam a proteger a sua pele de raios ultravioleta e outros agressores que degradam o colágeno.
Então, sob orientação do seu médico, mantenha uma rotina de skincare que contenha componentes como vitamina C, ácido glicólico, DMAE, ácido retinóico, ácido hialurônico, entre outros.
Ah, também não se esqueça do protetor solar. Esse filtro é importantíssimo para evitar que os raios ultravioleta destruam o colágeno e outros componentes de uma pele saudável.
Bioestimuladores para prevenir o bigode chinês
Os bioestimuladores podem ser uma boa alternativa para você evitar o bigode chinês. Eles podem ser aplicados de diversas formas.
Existem os bioestimuladores injetáveis, cada vez mais utilizados. Neste caso, o fabricante utiliza ácidos que provocam uma agressão controlada em camadas mais profundas da pele e, para se defender, o organismo produz colágeno.
Muitos outros procedimentos também fazem esta bioestimulação. Alguns exemplos são o laser CO² fracionado e fios de PDO.
Porém, mais uma vez, o bioestimulador apenas desencadeia no organismo as reações que o incentiva a produzir colágeno, mas ele precisará de outras condições para cumprir a tarefa.
Caso você realize esses procedimentos mas não coloque à disposição do seu organismo a matéria-prima necessária para produzir colágeno, ou seja, a proteína e outros nutrientes, o resultado não será favorável.
Preenchimento do bigode chinês
Finalmente, nós temos a opção do preenchimento do bigode chinês. A substância mais utilizada com esta finalidade é o ácido hialurônico.
O preenchimento com ácido hialurônico é minimamente invasivo. Por isso, o paciente não precisa fazer uma cirurgia ou permanecer em repouso.
Por meio de uma cânula fina, o médico injeta o ácido hialurônico na região do sulco nasal. Assim, ela é volumizada imediatamente.
Outras vezes, o médico identifica claramente a necessidade de preencher a região das maçãs do rosto e do osso malar para puxar a pele para cima.
Então, nesses casos, ele preenche a região do osso malar e suas proximidades, ou seja, o terço médio da face.
Em alguns casos, o médico elimina o sulco. Outras vezes, o procedimento ameniza o bigode chinês.
É fundamental buscar um profissional qualificado para que ele faça este procedimento de forma consciente, melhorando a aparência da região, mas mantendo a naturalidade do rosto do paciente.
O ácido hialurônico tem ainda alguns benefícios adicionais. Ele não só preenche o bigode chinês, mas é também um poderoso hidratante e um bioestimulador de colágeno.
Portanto, o preenchimento com ácido hialurónico é fantástico para a pele, desde que seja realizado por um profissional consciente e qualificado.
Cirurgia plástica para correção do bigode chinês.
Você percebeu que, ao longo do post, nós apresentamos diversas soluções para o bigode chinês. Algumas delas são preventivas, enquanto outras são corretivas.
Quando o problema já atingiu um grau severo, nem sempre é possível corrigi-lo com preenchimento. Então, os médicos recomendam a realização de cirurgia plástica.
Na ritidoplastia ou lifting facial, o médico retira excessos de pele, reposiciona os músculos e preenche áreas que perderam volume.
Assim, a pele volta a ficar esticada, o que diminui seu acúmulo ao redor da boca e, consequentemente, a ocorrência do bigode chinês.
É interessante observar que, embora a cirurgia plástica reposicione músculos e retire os excessos de pele, muitas vezes os médicos precisam complementar o procedimento com preenchimento.
Eles podem utilizar, em alguns casos, a gordura do próprio paciente para preencher a face. Outras vezes, o preenchimento ocorre com uso de ácido hialurônico.
E agora, o que fazer?
Nós não sabemos em qual dos estágios de envelhecimento da face você se encontra agora. Pode ser que você seja jovem e só esteja preocupada com o futuro. Então, aposte na prevenção.
Faça seu banco de colágeno, não descuide do skincare e cuide do seu corpo de dentro para fora. Seu investimento em saúde se refletirá na sua pele.
Porém, se você chegou aqui já insatisfeito com o bigode chinês, agora é a hora de buscar uma solução.
O Silicone Center, que atua há mais de 20 anos na área de cirurgia plástica e estética, oferece também procedimentos de harmonizaçào facial.
Neste procedimento, um profissional analisa seu rosto e, com base em suas necessidades, faz correções, o que pode incluir preenchimento do bigode chinês.
Quer descobrir como a harmonização facial pode promover o seu rejuvenescimento? Então, não perca tempo. Acesse qualquer um dos canais de contato deste site e agende sua avaliação com a nossa equipe.
Deixe um comentário