Você já percebeu que algumas pessoas, mesmo novas, têm uma certa carinha de idosa? Isso se deve a algumas características mais comuns em indivíduos que já passaram por um processo de envelhecimento da pele.
Mas afinal, que características são essas? Por que elas nos fazem aparentar uma idade maior? Será que o seu rosto apresenta esses sinais de envelhecimento?
Isso é o que você vai descobrir neste post. Então, continue a leitura para saber mais!
Características que denotam envelhecimento facial
Nos tópicos a seguir, você vai ver algumas características típicas de um rosto mais envelhecido. Porém, lembre-se de que existem pessoas que apresentam traços assim desde cedo.
Portanto, caso essas pessoas queiram apresentar uma aparência mais rejuvenescida, elas podem recorrer a procedimentos que amenizam esses sinais.
Olheiras
A pele ao redor dos olhos é bem fininha, mais sensível que a do restante do rosto. Por isso, ela tende a demonstrar nossa idade, especialmente quando as olheiras começam a se acentuar.
Antes mesmo das rugas, as olheiras deixam nossa aparência envelhecida. Assim, o afundamento desta região, que pode ser acompanhado pela visibilidade dos vasinhos e por pigmentação, são inimigos de um rosto jovial.
Sorriso triste
O sorriso triste é outra característica que, mesmo em pessoas jovens, deixa a aparência cansada e envelhecida.
Isso acontece porque, à medida que os anos passam, nosso rosto perde volume. A região da boca não é diferente e, por isso, os cantos dos lábios tendem a cair.
Desta forma, mesmo quem é jovem, mas tem uma boca em formato de curva descendente, acaba tendo sua aparência associada ao envelhecimento.
Lábios finos e planos
As pessoas nascem com os mais variados formatos de boca e tipos de lábios. Portanto, eles podem ser finos ou grossos, desenhar um coração na parte superior ou serem retos e assim por diante.
Porém, independentemente dos formatos originais, o envelhecimento faz com que a boca perca volume. Ela se torna cada vez mais plana, sem aquela curvatura que a projeta da face.
Por isso, quando os lábios são menos volumosos, nosso cérebro interpreta essa característica como um sinal de velhice, mesmo que de forma inconsciente.
Queda da ponta nasal
Em algumas pessoas, a ponta nasal já é naturalmente mais baixa. Isso é ainda mais acentuado quando o tipo de nariz é adunco ou aquilino.
No entanto, mais uma vez, o processo de envelhecimento intensifica essa característica. Existem músculos que, especialmente quando a pessoa sorri, tracionam a ponta do nariz para baixo.
Para que você tenha ideia do impacto que isso causa, pesquisas mostram que apenas pequenas correções no nariz podem fazer uma mulher parecer até 3 anos mais jovem.
Falta de definição no contorno facial
Finalmente, vamos falar de uma última característica que faz as pessoas parecerem mais velhas do que realmente são. Trata-se da falta de definição no contorno facial.
Nesses casos, a linha do maxilar não é tão firme e bem definida. Os resultados são o efeito bulldog (sobra de pele na borda inferior do rosto, nas áreas laterais) e o efeito marionete (linhas verticais a partir do canto dos lábios).
Todas essas características formam, mais uma vez, a percepção de que a pessoa tem mais idade, mesmo que essa não seja a realidade.
É possível evitar o envelhecimento da pele?
Infelizmente (ou não!), o processo de envelhecimento é inevitável. Por isso, a pele também sofrerá os efeitos do tempo, independentemente das nossas ações.
No entanto, o que nós conseguimos fazer é, em primeiro lugar, adotar hábitos para que o corpo não acelere este processo.
Em segundo lugar, já é possível realizar uma série de procedimentos que desaceleram esse processo de envelhecimento.
Portanto, à medida que eles repõem elementos que a pele perde ou, em outros casos, eliminam determinados estímulos que aceleram o envelhecimento, eles mantêm o rosto jovem por mais tempo.
Quer saber que cuidados são esses? Veja nos tópicos a seguir!
Cuidados básicos para evitar o envelhecimento da pele
De forma equivocada, nós raramente associamos o envelhecimento da pele a hábitos do dia a dia como a alimentação, ingestão de água, sono etc.
Porém, nosso corpo produz células de boa qualidade a partir do que colocamos em nosso organismo. Por isso, uma alimentação saudável e hidratação são extremamente importantes.
Além disso, é fundamental nós não envelhecermos as nossas células colocando no organismo elementos que favorecem a produção de radicais livres.
Os radicais livres são elementos químicos instáveis que, dentro do organismo, tentam se estabilizar acoplando-se às nossas células e moléculas de proteínas como o colágeno.
Porém, em vez de resolver seu problema, esses radicais livres danificam permanentemente essas células e moléculas, causando desde o envelhecimento da pele até doenças muito sérias.
Assim, hábitos como fumar, ingerir bebidas alcoólicas e abusar de alimentos industrializados, ultraprocessados e açúcar inevitavelmente trazem um impacto negativo sobre a pele.
Também não poderíamos deixar de destacar o papel do sono na manutenção de uma pele jovem. Afinal, enquanto dormimos o corpo produz o hormônio do crescimento que, por sua vez, promove a renovação das células.
Portanto, não dormir por tempo suficiente impede o corpo de realizar esse processo com eficiência e, como resultado, a pele envelhece mais cedo.
Procedimentos para evitar o envelhecimento da pele
Preenchimento com
ácido hialurônico
O ácido hialurônico é quase uma fonte da juventude! Ele promove tantos benefícios para a pele que seu papel na prevenção e retardamento do envelhecimento é incomparável.
Com o preenchimento por ácido hialurônico, é possível resolver os seguintes problemas:
Olheiras profundas
Quando a olheira é profunda e se acentua devido à perda de volume da face, é possível amenizá-la com ácido hialurônico.
Afinal, por ser viscoso e denso, o ácido hialurônico preenche essa região, restaurando a curvatura natural entre a parte alta da bochecha e os olhos.
Perda de volume na boca e seu entorno
O ácido hialurônico é o principal preenchedor usado para rejuvenescer os lábios e também seu entorno. Portanto, ele tem um efeito bem amplo nesta região.
Em primeiro lugar, o ácido hialurônico aumenta o volume dos lábios, deixando-os mais cheios. Além disso, ele permite melhorar a definição do contorno da boca.
Também não podemos nos esquecer da região acima da boca, um trecho de pele que recebe o nome de filtro nasal. Ele pode ficar cheio de rugas, o chamado código de barras.
Assim, mais uma vez, o ácido hialurônico preenche esses sulcos. Desta forma, a pele do filtro nasal fica mais lisa outra vez.
Finalmente, o profissional consegue usar o ácido hialurônico para dar mais volume à parte superior dos lábios, conhecida como arco do cupido.
Com este procedimento, ele diminui visualmente a distância entre a boca e o nariz, estreitando a altura do filtro nasal.
Então, ele mais uma vez renova a aparência, visto que a redução desta medida com a suspensão da parte superior dos lábios é um dos fatores que contribui para um rosto visualmente jovem.
Suavização do bigode chinês
Embora seja necessário ter bastante cuidado para preencher o rosto e ter um resultado natural, o ácido hialurônico permite suavizar o bigode chinês.
Assim, o profissional pode aplicá-lo em diversos pontos estratégicos, seja preenchendo mais as estruturas da face, levantando levemente o osso malar (zigomático) ou ainda aplicando-o no próprio sulco ao redor dos lábios.
Ponta nasal baixa
Outra aplicação do ácido hialurônico está relacionada à ponta do nariz. Em diversos casos, o profissional pode aplicá-lo para dar mais projeção a esta região, empinando-a.
Esta é uma das possibilidades de um procedimento chamado rinomodelação, em que o profissional corrige ângulos, equilibra proporções e faz com que o nariz fique harmônico em relação ao rosto.
Atenuação de sinais de envelhecimento da pele com Botox
O Botox é outro procedimento fundamental para desacelerar o envelhecimento facial. Afinal, ao relaxar a musculatura, ele evita a transformação de rugas dinâmicas em estáticas.
Saiba mais sobre como ele pode disfarçar as características que deixam o rosto com um aspecto envelhecido:
Correção do sorriso triste
Algumas pessoas já nascem com a genética programada para que os cantos da boca sejam mais caídos. Portanto, é possível usar alguns procedimentos para mudar um pouco essa característica.
Nesses casos, após avaliar o rosto do paciente, o profissional pode propor uma intervenção com Botox. O objetivo é reduzir a ação do músculo depressor do ângulo da boca.
Enquanto este músculo estiver relaxado, ele não conseguirá puxar o canto da boca para baixo com força. Desta forma, o sorriso fica mais ascendente, o que contribui para uma aparência rejuvenescida.
Suavização de rugas
Todos os dias, realizamos uma série de expressões faciais. Ao fazermos isso, contraímos músculos que, por sua vez, provocam dobras na pele.
Quando essas dobras só aparecem quando nos movimentamos, elas são rugas dinâmicas. Se não fazemos nada, essas marcas se tornam cada vez mais profundas, ou seja, rugas estáticas.
Porém, a aplicação de toxina botulínica interrompe este processo. Ele relaxa a musculatura, fazendo com que as contrações não sejam tão fortes e, consequentemente, não provoquem e nem aprofundem as dobras da pele.
Existem ainda outros procedimentos que evitam o envelhecimento da pele ou amenizam essas características em pessoas jovens. Alguns exemplos são os lasers, ultraformer e bioestimuladores de colágeno.
Porém, o ácido hialurônico e o Botox são praticamente indispensáveis. Eles fazem a base do que é um tratamento de pele pensando em um processo de envelhecimento muito mais lento e a manutenção de um rosto saudável.
E você, tem algum desses sinais de envelhecimento da pele? Quer suavizá-los com procedimentos minimamente invasivos e deixar sua aparência mais jovem?
Então, acesse as áreas de contato aqui em nosso site e marque sua avaliação agora mesmo. Preencha o formulário ou envie sua mensagem pelo chat ou WhatsApp e nossa equipe retornará o mais breve possível.
Deixe um comentário