Ninguém pode negar que o resultado é espetacular! Afinal, qual é a mulher que não desejaria dormir um pouquinho e, ao acordar da cirurgia de silicone, ter seios no tamanho ideal?
Porém, o que muitas não sabem é o que acontece até que esse sonho se realize, seja no pré-operatório ou mesmo durante o procedimento.
Então, resolvemos tirar todas as suas dúvidas sobre a cirurgia de silicone. Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é a cirurgia de silicone?
Trata-se de um procedimento em que o médico coloca a prótese de silicone na paciente com o objetivo de aumentar os seios. Na cirurgia plástica, ela recebe o nome de mamoplastia de aumento.
A cirurgia para colocar silicone é segura?
Sim, pois trata-se de um procedimento rápido, com duração média de 90 a 120 minutos.
As ocorrências de complicações durante este procedimento são raríssimas. Portanto, é uma cirurgia extremamente segura.
Quais são as indicações da cirurgia de silicone?
O procedimento é indicado para pacientes que desejam aumentar os seios, pois estão insatisfeitas com o tamanho natural.
Praticamente todas as mulheres com essa insatisfação podem fazer esta cirurgia, desde que estejam em bom estado de saúde.
Porém, é importante destacar que colocar silicone não elimina flacidez nas mamas. Neste caso, a cirurgia recomendada é a mastopexia.
Quais são as etapas para colocar silicone?
As etapas que ocorrem antes, durante e depois de uma cirurgia de silicone são:
Pré-operatório
Nesta etapa, a paciente vai ao cirurgião plástico para, em primeiro lugar, fazer uma avaliação para mamoplastia. Então, ele examina as mamas e verifica se a indicação da cirurgia é adequada para o problema da paciente.
Em seguida, ele solicita uma série de exames pré-operatórios. Assim, o cirurgião só realiza o procedimento quando os resultados demonstram que a paciente tem boas condições de saúde e não correrá riscos por isso.
Neste processo, eles ainda conversam sobre questões como as expectativas da paciente, perfil e volume da prótese, bem como orientações sobre o pós-operatório.
Cirurgia de silicone
No dia do procedimento, a paciente precisa se dirigir ao local no horário determinado. No Silicone Center, nós oferecemos um hospital-dia completamente equipado para que a cirurgia aconteça com toda a segurança.
Então, após os procedimentos burocráticos, a paciente é levada ao centro cirúrgico, onde recebe anestesia local e sedação. Assim, ela dorme enquanto o médico coloca o silicone e acorda quando tudo está resolvido!
Em seguida, o médico faz as incisões por onde ele colocará a prótese. Ele também afasta tecidos, abrindo um caminho para que o implante chegue ao local adequado.
Depois de todo esse procedimento, ele sutura a incisão, fechando-a. Ao final da cirurgia, a equipe coloca o sutiã cirúrgico na paciente para que, ao acordar, ela já esteja usando esta peça fundamental para sua recuperação.
Pós-operatório
O pós-operatório do silicone é bastante tranquilo e não costuma ser doloroso, embora a sensibilidade das pessoas à dor seja um fator muito individual.
É importante que a paciente mantenha um repouso ativo, ou seja, ela pode andar devagar dentro da própria casa, fazer movimentos leves, mas não deve pegar peso ou fazer esforços.
Nos primeiros dias, a paciente precisa limitar a movimentação dos braços, o que significa não levantá-los acima dos ombros e nem torcer o tronco.
Esse período dura, em média, 2 semanas. Porém, dependendo das orientações do seu médico e do seu ritmo de cicatrização, ele pode ser mais longo ou mais curto.
O médico também dará instruções quanto ao retorno às outras atividades normais como dirigir, retomar a vida sexual e praticar exercícios.
Durante o processo de cicatrização, você precisará utilizar o sutiã cirúrgico durante todo o tempo, inclusive para dormir. Ele só pode ser retirado no momento do banho e recolocado logo em seguida.
Também não podemos nos esquecer da posição para se deitar ou dormir. Você precisará se deitar de barriga para cima, apoiando o tórax em travesseiros um pouco mais altos.
Este incômodo terá duração limitada. Vários médicos autorizam deitar de lado após 6 semanas e de bruços, depois de 3 meses. Porém, tudo dependerá do seu ritmo de recuperação.
Nós temos alguns posts completos aqui no blog falando sobre o pós-operatório do silicone. Sugerimos que você confira informações mais detalhadas.
Como fica a cicatriz após a prótese de silicone?
A cicatriz tende a ser bastante discreta. Quem vê uma paciente após a cirurgia não tem como imaginar que ela colocou a prótese.
Porém, o local da cicatriz depende do tipo de incisão que o médico utiliza para fazer a cirurgia.
Existem três tipos de incisões:
Incisão inframamária
A incisão inframamária é a mais utilizada pelos médicos atualmente. O local onde o cirurgião faz o corte, na dobra que fica abaixo do seio, é perfeito para o procedimento.
Afinal, a partir deste ponto, o médico consegue separar tecidos e abrir um caminho confortável para a passagem da prótese, permitindo até mesmo o uso de implantes maiores.
Além disso, essa é uma região que apresenta pouco sangramento, o que é melhor tanto no momento da cirurgia quanto no pós-operatório.
A cicatriz nesta região costuma ficar escondida pela própria dobra do seio. Assim, ela só costuma aparecer se a mulher estiver sem roupas e ainda levantar os braços.
Portanto, a cicatriz forma um traço discreto, que varia entre 3 a 5 centímetros na maioria dos casos. Ela fica escondida sob o sutiã, biquínis e até sob a própria mama.
Incisão periareolar
A incisão periareolar também não costuma ser muito utilizada. Trata-se de um corte em volta da aréola, ou seja, do bico do seio, por onde o cirurgião insere a prótese.
Esta incisão não é recomendada para mulheres que ainda pretendem ter filhos, pois ela rompe dutos mamários e pode dificultar (ou impedir) a amamentação.
Outra desvantagem é o fato de que existe um limite para o tamanho da incisão, que é a circunferência da aréola. Assim, o médico não consegue passar próteses grandes por esse espaço.
A cicatriz forma uma linha um pouco mais clara naquela região onde já existe uma diferença de cor, que é a divisão entre a aréola e o restante do seio.
Portanto, ela se parece mais com o contorno da aréola do que com uma cicatriz, propriamente dita.
Incisão axilar na cirurgia de silicone
Ela acontece quando o médico coloca a prótese na mama a partir de uma abertura feita na axila.
Neste caso, não há nenhuma cicatriz na mama. A incisão deixa apenas uma linha que fica escondida em uma das dobras da axila.
Porém, a maioria dos médicos não faz este tipo de incisão. Eles só optam por ela quando a paciente tem uma tendência muito forte a desenvolver quelóides.
Assim, como a pele da axila é menos propensa a este problema, o médico pode optar por este tipo de incisão.
A verdade, no entanto, é que este tipo de incisão torna a cirurgia mais demorada e traz algumas limitações ao procedimento.
Por isso, como existem outras alternativas para o tratamento de queloides, grande parte dos médicos prefere a incisão inframamária ou a periareolar.
Como escolher a prótese de silicone ideal para mim?
A verdade é que você não precisará escolher sua prótese de silicone. O próprio médico, ao ouvir sobre suas expectativas, indicará o tamanho e o formato mais adequado para atender suas necessidades.
Quando se fala em cirurgia estética, o formato mais utilizado para a prótese de silicone é o redondo. A prótese cônica, atualmente, é pouco utilizada e a anatômica (formato de gota) é indicada apenas para cirurgias reparadoras.
Considerando o fato de que você provavelmente utilizará uma prótese redonda, o que fará diferença no resultado serão o volume e o perfil da prótese.
O volume da prótese é medido em mililitros. Portanto, existem próteses com 240 ml (mesmo volume de uma xícara de chá), 300 ml, 360 ml, e assim por diante.
Também existem próteses menores. Porém, no Brasil, a maior parte das mulheres coloca próteses com volume médio entre 300 e 350 ml.
Já quanto ao perfil da prótese, ele pode ser diferente e impacta muito no resultado da cirurgia. Existem quatro opções:
Perfil baixo e moderado
Pouquíssimas mulheres utilizam a prótese de perfil baixo ou a de perfil moderado. Afinal, como o nome diz, elas são baixas, e não projetam muito a mama para a frente.
Quando a prótese tem perfil baixo ou moderado, o fabricante não concentra o silicone na parte central do implante. O gel fica mais “espalhado” ao longo do diâmetro.
Para você ter ideia, uma prótese de 300 ml de perfil baixo tem 12,7 cm de diâmetro e 3,3 cm de altura. A prótese de perfil moderado tem 11,4 cm de diâmetro e 4,1 cm de altura.
Por enquanto, você talvez não esteja entendendo o porquê dessas medidas, mas o fato é que, ao compará-las com outros perfis, nos próximos tópicos, você entenderá a diferença.
Perfil alto
As próteses de perfil alto já agradam mais as mulheres. Neste caso, elas projetam mais os seios para a frente, que é o resultado que a maioria das mulheres desejam.
No perfil alto, o fabricante coloca mais silicone no centro da prótese. Portanto, quando o médico a insere no corpo, a diferença no seio fica bastante perceptível.
Comparando com os perfis anteriores, uma prótese de perfil alto, com 300 ml de volume, tem 11,3 cm de diâmetro e 4,6 cm de altura.
Perfil super alto
O perfil super alto é aquele que tem muito silicone em sua parte central, o que deixa a prótese bem destacada, com bastante projeção para a frente.
Mais uma vez, terminando a nossa comparação, uma prótese de silicone de 300 ml com perfil super alto tem 10,7 cm de diâmetro e 5,3 cm de altura ou projeção.
Essas medidas podem até variar um pouco, de acordo com o fabricante. Ainda assim, o padrão é semelhante.
Isso significa que a prótese de perfil alto ou super alto é a melhor? Não. Cada biotipo combina com um perfil diferente de implante mamário.
Assim, uma mulher com o tronco mais estreito nunca poderá usar uma prótese de perfil baixo, porque a base deste implante é muito larga.
Por outro lado, uma mulher com o tronco largo talvez precise de um perfil de prótese moderado, mas o cirurgião equilibrará a projeção escolhendo o volume mais adequado.
Percebeu por que escolher um cirurgião plástico experiente, que sabe como equilibrar todas as proporções, é fundamental para que você tenha um bom resultado?
Afinal, onde o médico coloca o silicone?
O médico pode colocar a prótese abaixo da glândula mamária da paciente, à frente do músculo peitoral, em uma posição chamada subglandular.
A posição subglandular é a mais utilizada atualmente. Afinal, a recuperação dos pacientes é mais rápida e menos dolorosa, ela facilita o destaque do colo, entre outras vantagens.
Porém, em alguns casos, o cirurgião precisa colocar o silicone atrás do músculo, pois a paciente não tem pele ou tecido mamário suficientes para cobrir a prótese e proporcionar um resultado natural.
Para saber mais sobre essas opções, suas vantagens e desvantagens, também criamos um infográfico completo. Acesse agora e saiba qual é a diferença entre a prótese submuscular e subglandular.
Agora você já tem todas as informações sobre a cirurgia de silicone. Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga nossos perfis no Instagram e Facebook para não perder os próximos conteúdos!
Deixe um comentário