Embora ainda seja recomendada em muitos casos, a cirurgia plástica facial não é a única opção para rejuvenescimento.
Atualmente, a evolução na estética permite adiar ou até mesmo evitar uma cirurgia por muitos anos, pois existem outros recursos para combater as rugas e a flacidez.
Quer saber mais sobre esses recursos? Nós selecionamos os mais queridinhos e explicamos quais são os benefícios de cada um deles.
Então, continue a leitura e saiba como manter seu rosto jovem sem precisar de uma cirurgia plástica, pelo menos nos próximos anos.
Quais são os procedimentos para adiar a cirurgia plástica facial?
Botox (toxina botulínica)
Para muitas pessoas, o Botox é a porta de entrada para o universo dos procedimentos estéticos que revertem ou previnem sinais de envelhecimento da pele.
Portanto, se você quer um procedimento seguro, que os profissionais utilizam há décadas e que proporciona excelentes resultados, ele pode ser uma boa indicação.
Mas o que o Botox faz? Ele é, na realidade, o nome comercial de um produto que utiliza a toxina botulínica para relaxar a musculatura.
Assim, quando uma região do corpo recebe uma aplicação de Botox, os nervos daquela área deixam de obedecer aos comandos do cérebro para se contraírem.
Esta redução nas contrações faz com que os músculos parem de produzir dobras na pele, amenizando rugas e linhas de expressão.
Desta forma, o Botox é, provavelmente, o principal procedimento que os profissionais indicam para tratamento de rugas na testa, pés de galinha e a ruga do bravo (glabela), que se localiza entre as sobrancelhas.
Atualmente, muitos pacientes iniciam a aplicação da toxina botulínica antes mesmo de as rugas surgirem, justamente como uma alternativa para não produzir sulcos na pele.
Neste caso, o Botox preventivo tem um efeito ainda melhor pois, ao inibir a formação de rugas dinâmicas, elas não se tornam rugas estáticas depois.
A aplicação periódica de Botox é um dos principais segredos de pessoas que você vê chegando aos 40 ou 50 anos com o rosto ainda bastante liso.
Bioestimuladores de colágeno
Porém, as rugas não são o único problema que recebemos como “herança” pelo envelhecimento. Não podemos nos esquecer da flacidez da pele.
Para combater a flacidez, existem diversos procedimentos. Porém, neste tópico nós vamos falar de um que ganhou muita popularidade nos últimos tempos ― os bioestimuladores de colágeno.
Os bioestimuladores de colágeno são substâncias injetáveis que estimulam a produção natural de colágeno na pele.
Portanto, eles fazem com que o próprio corpo aumente a produção de uma proteína que é fundamental para a sustentação cutânea.
Como a produção de colágeno diminui naturalmente à medida que envelhecemos, os bioestimuladores ajudam a compensar essa perda.
Desta forma, o corpo volta a produzir uma quantidade maior de colágeno, o que tem como resultado a regeneração dos tecidos e aumento da firmeza e elasticidade da pele.
Os bioestimuladores mais conhecidos incluem:
- Ácido polilático (Sculptra): um polímero sintético que estimula a formação de colágeno.
- Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse): um composto mineral que, além de estimular a produção de colágeno, também preenche áreas com perda de volume.
- Policaprolactona (Ellansé): um polímero biodegradável e biocompatível que age na produção de colágeno.
Os principais benefícios dos bioestimuladores de colágeno incluem melhora da firmeza e elasticidade da pele, redução da flacidez e das rugas.
Vale a pena destacar que o bioestimulador não faz efeito naquele momento. Assim, o paciente não sai do consultório vendo uma mudança em seu rosto.
Porém, ao longo dos meses seguintes, a pele produz uma quantidade maior de colágeno, de forma silenciosa.
Portanto, os bioestimuladores têm uma ação progressiva e duradoura, com resultados que você perceberá ao longo do tempo.
Preenchimento com ácido hialurônico
O terceiro procedimento que não poderíamos deixar de compartilhar com você é o preenchimento com ácido hialurônico.
Um dos queridinhos nas clínicas de estética, o ácido hialurônico combate o envelhecimento de diversas formas.
Portanto, sua aplicação proporciona benefícios como o preenchimento de sulcos e rugas, reposição de volume, hidratação e produção de colágeno.
Em primeiro lugar, vamos falar do preenchimento. O ácido hialurônico é uma substância mais densa, que o mercado oferece com diferentes níveis de viscosidade.
Assim, quando o profissional aplica um ácido hialurônico mais fluído sob rugas e linhas de expressão, ele nivela a superfície da pele, deixando-a lisa.
Por esse motivo, muitos pacientes utilizam o ácido hialurônico para preencher o bigode chinês, linhas de marionete, sulcos nasogenianos e o código de barras.
Além disso, o ácido hialurônico é insubstituível quando se trata de restaurar o volume que nós perdemos no rosto.
Ao longo da vida, nós perdemos coxins de gordura que mantêm o rosto cheinho e até mesmo parte da massa óssea da face.
Assim, o rosto começa a derreter, perde contorno, ocorre um aumento das olheiras e a pele, sem sustentação, se acumula no terço inferior da face.
O ácido hialurônico, desta vez em uma versão mais firme e viscosa, permite recuperar parte deste volume, o que proporciona uma nova sustentação à pele.
Finalmente, o ácido hialurônico ainda tem um alto poder de hidratação e estimula a produção de colágeno, assim como acontece com os bioestimuladores.
Portanto, ele tem um resultado visível imediatamente, que é o preenchimento instantâneo de rugas, mas também benefícios de médio e longo prazo.
É possível evitar a cirurgia plástica facial com procedimentos estéticos?
Não é possível garantir que, com a realização de procedimentos estéticos, o paciente conseguirá evitar a cirurgia plástica facial para sempre.
Afinal, cada pessoa tem um padrão e ritmo diferentes de envelhecimento, determinado por questões genéticas e hábitos.
Portanto, quem tem uma genética muito desfavorável e ainda se expõe com frequência ao sol, fuma, dorme pouco e não se hidrata terá um envelhecimento mais acelerado.
Porém, existem alguns cuidados que podem fazer com que você consiga evitar a cirurgia plástica facial. Veja a seguir:
Prevenção do envelhecimento pode evitar a cirurgia plástica facial
Os procedimentos que nós mostramos aqui são os principais e, apenas com eles, já é possível desacelerar bastante o ritmo de envelhecimento.
Além deles, existem outros procedimentos como lasers, jato de plasma, luz pulsada e ultrassom microfocado que combatem as rugas e a flacidez.
Porém, o segredo para que todos esses procedimentos tenham um bom resultado e evitem a cirurgia plástica facial é realizá-los desde a prevenção.
Prevenir o envelhecimento traz ainda outra vantagem: a pele não fica marcada, com as linhas aparecendo.
Afinal, quando uma pessoa espera a pele ficar toda enrugada para só então realizar a cirurgia plástica, a pele não ficará 100% lisa novamente.
A pele funciona como um papel ― depois de amassada, você até pode esticá-la novamente, mas as marcas das dobras ainda ficam visíveis.
Assim, na cirurgia plástica, o médico reposiciona os músculos e tecidos, mas as marcas dos sulcos permanecerão, mesmo que de forma muito suave.
Não espere as rugas surgirem e a flacidez se acentuar para, só então, buscar ajuda. Evitar é sempre mais fácil do que reverter.
Então, a partir dos 25 ou 30 anos já é possível começar a fazer seu banco de colágeno com bioestimuladores, por exemplo.
Além disso, é fundamental evitar a formação de rugas com a aplicação de Botox. Isso permitirá que seu rosto permaneça jovem por muito mais tempo.
Evite a cirurgia plástica facial com hábitos saudáveis
Nossa pele reflete, em grande parte, a forma como tratamos o nosso corpo. Por isso, é mais difícil manter um rosto liso com hábitos não saudáveis.
O consumo de açúcar, por exemplo, é um grande vilão do envelhecimento. Ele produz uma reação química, chamada glicação, que destrói o colágeno.
Você não imaginava isso, não é mesmo? Normalmente, falamos do efeito do açúcar sobre o ganho de peso, desenvolvimento de doenças, mas não costumamos pensar que ele afeta até mesmo a nossa beleza!
Porém, existem também outros hábitos que prejudicam a pele, pois fazem o corpo produzir uma quantidade muito grande de radicais livres.
Entre eles, podemos destacar o uso de cigarro, de bebidas alcoólicas, a exposição ao sol e o alto consumo de produtos industrializados.
A verdade é que, quando você se alimenta bem, dorme bem, toma muita água e evita o que faz mal à saúde, sua pele reflete essas boas escolhas.
O acompanhamento médico é fundamental
Aqui no blog, nós sempre falamos sobre as diversas opções para você cuidar da saúde e da beleza, até mesmo porque acreditamos que elas são complementares.
Portanto, nossos conteúdos se referem tanto a tratamentos estéticos quanto a cirurgias plásticas.
Embora nós expliquemos como esses procedimentos funcionam e seus benefícios, é preciso entender que nem tudo é indicado para todas as pessoas.
Existem pacientes que podem fazer uma série de procedimentos estéticos porque sua condição atual indica que terão um bom resultado.
Outros, por sua vez, já estão em um estágio mais adiantado de envelhecimento da pele e só conseguirão um resultado significativo com a cirurgia plástica.
O fato é que, para realizar um protocolo de prevenção ou reversão do envelhecimento, você precisa de acompanhamento médico.
Somente um profissional qualificado é capaz de indicar o procedimento mais eficaz para solucionar o seu problema estético.
Agora você já sabe tudo sobre os procedimentos estéticos que podem ajudá-lo a adiar ou evitar uma cirurgia plástica facial.
Quer saber mais sobre o universo da estética e beleza? Siga nossos perfis no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade!
Deixe um comentário