As dúvidas sobre a cirurgia para colocar silicone e sobre as mudanças nos seios após o procedimento são muitas. Uma das questões mais comuns entre as mulheres que pesquisam sobre o tema é: colocar silicone pode alterar sensibilidade dos seios?
Afinal, além de nos sentirmos lindas e poderosas, é muito importante estar ciente sobre como será o pós-operatório e quais os cuidados e implicações que as próteses de mama podem nos trazer.
Será que a prótese pode fazer você perder a sensibilidade? Ou, ao contrário, os seios ficarão mais sensíveis?
Afinal, colocar silicone pode alterar sensibilidade nos seios?
Antes de falarmos dos aspectos mais técnicos deste assunto, é importante dizer que a resposta de cada organismo é individual. Ou seja, os resultados de uma paciente são diferentes da experiência de outra. Cada caso é um caso.
Portanto, embora algumas mulheres que colocam silicone continuem com a mesma sensibilidade de antes, outras podem observar algumas mudanças maiores em seus seios.
Além da resposta individual, alguns fatores técnicos interferem na sensibilidade. Continue a leitura e saiba quais são eles:
Colocar silicone pode alterar sensibilidade nos seios devido ao inchaço
Logo após a cirurgia, é normal haver uma alteração temporária na sensibilidade dos seios e das aréolas. No entanto, a sensação é mais parecida com uma dormência.
Em alguns casos, é possível que você fique por um período sem nenhuma sensibilidade nas mamas. Isso vai acontecer tanto por conta da anestesia quanto pelo procedimento em si.
Dois fatores que contribuem para essa alteração temporária são o inchaço e o trauma causado pela própria cirurgia. Porém, ao longo das semanas e meses, a tendência é o retorno ao normal.
Colocar silicone pode alterar sensibilidade nos seios devido à qualidade da pele
Existem mulheres que têm a pele muito fina. Isso acontece por uma característica individual ou devido ao envelhecimento.
Então, mulheres com mais idade e peles muito finas podem, sim, observar uma diferença na sensibilidade no bico da mama após silicone.
Colocar silicone pode alterar sensibilidade nos seios devido ao tamanho da prótese
O tamanho da prótese, por exemplo, é um dos fatores que podem interferir no resultado quando falamos da sensibilidade dos seios após a cirurgia.
Afinal, próteses muito grandes, que são bastante diferentes do tamanho atual dos seus seios, podem ocasionar em uma perda de sensibilidade.
Isso acontece porque o tecido dos seios vai passar por um processo de alongamento grande, causando perda na sensibilidade dos mamilos.
Além disso, a prótese de silicone vai ocupar um espaço que não existia. Portanto, os tecidos que estão em volta dela passarão por uma adaptação.
Nesse processo, a pele, a glândula mamária e as terminações nervosas serão muito pressionadas por esse “corpo estranho”.
Colocar silicone pode alterar sensibilidade nos seios devido ao local da incisão
Nós sempre explicamos, aqui no blog, que existem três possibilidades para a colocação do silicone.
Assim, a incisão mais utilizada é a inframamária, em que o médico faz um corte no sulco abaixo do seio. Outra possibilidade é a incisão transaxilar, com corte na axila.
Porém, existe ainda a incisão periareolar, em que o médico faz o corte ao redor da aréola. Nesse caso, existe uma probabilidade maior de alterar a sensibilidade do mamilo.
E por que isso acontece? Porque neste corte, pode ocorrer a lesão de ramos nervosos que recebem os estímulos dessa região e levam o sinal ao cérebro.
Portanto, converse bastante com seu médico para que a escolha do local da incisão leve todos esses fatores em consideração.
A sensibilidade dos seios pode aumentar?
Também é comum que o efeito contrário aconteça. Assim, os mamilos ficam ainda mais sensíveis após a cirurgia pelos mesmos motivos que citamos acima.
A hipersensibilidade pode incomodar algumas mulheres e causar desconfortos.
Porém, assim como a perda ou redução da sensibilidade, a hipersensibilidade tende a ser temporária.
Como recuperar a sensibilidade dos seios pós-cirurgia?
O primeiro passo para ter o mínimo de alteração na sensibilidade dos seios é fazer escolhas adequadas antes da cirurgia.
Então, converse com seu cirurgião abertamente. Explique quais são as suas expectativas quanto ao resultado, mas não exagere no tamanho da prótese.
Além disso, prepare sua pele para o procedimento. Ela passará por um estiramento brusco. Hidrate-a com produtos de excelente qualidade antes.
Se você pensa em colocar silicone no futuro, já comece a se preparar. Hidrate os seios duas vezes por dia, melhorando a elasticidade e resistência da pele.
Após a cirurgia, siga à risca as recomendações do médico no pós-operatório. Massageie diariamente os mamilos e as mamas para que a sensibilidade volte ao normal.
Esse estímulo é importante para que as terminações nervosas voltem a se comunicar adequadamente tanto com os tecidos da mama quanto com o cérebro.
Tome cuidado apenas para não seguir nenhuma daquelas receitas caseiras milagrosas que vemos por aí e comprometer a sua recuperação e o resultado final.
Afinal, a cirurgia para colocar silicone, apesar de ser um procedimento tranquilo, é sério e delicado, que precisa de acompanhamento médico.
Em quanto tempo a sensibilidade dos seios se normaliza?
O tempo para a normalização da sensibilidade nos seios pode variar bastante. Assim, em algumas mulheres, ele acontece cerca de 6 meses após a cirurgia.
Porém, em outros casos, isso pode levar até 18 meses. Como você pode ver, existem diferenças individuais bastante significativas.
Vale a pena destacar que a maioria das pacientes que colocam silicone têm essa normalização. Apenas uma pequena minoria tem alterações permanentes.
Também é importante que você saiba que esses dados que nós mencionamos referem-se unicamente à cirurgia para colocar silicone.
Pacientes que fazem cirurgias mais complexas, que envolvem a retirada de trechos de pele e remodelagem da mama sofrem muitas outras lesões nos nervos.
Assim, nos casos de mastopexias ou mamoplastia redutora, nem sempre é possível recuperar a sensibilidade dos seios com o mesmo sucesso que acontece após a colocação de silicone.
Ficou com alguma dúvida sobre o tema ou quer saber melhor como funciona a cirurgia e a recuperação? Entre em contato com a gente para tirar todas as suas dúvidas!
Deixe um comentário