As famosas Fake News, tão difundidas na era digital, são mais antigas do que se imagina. Veja por exemplo, pelo fato de haver boatos, não é incomum as pessoas ficarem confusas e desconfiadas em relação à segurança de determinados procedimentos estéticos. Um dos mitos que surgiu a partir de comentários e informações inverídicas é a crença de que colocar silicone faz mal à saúde.
Mas será que isso, de alguma forma, pode fazer sentido? Neste post, vamos mostrar por que essa ideia não passa de um mito e de uma grande fake news. Então, se você também tem vontade de turbinar os seios mas tem receio da cirurgia por causa do silicone, não perca a leitura! Vamos quebrar todas as crenças que você traz consigo há muito tempo. Preparada? Então, boa leitura.
Ah e depois, conta pra gente nos comentários o que você achou desse conteúdo. Assim, poderemos ajudar mais mulheres como você a superar suas objeções e realizarem o seu sonho. Vamos lá?
Silicone faz mal à saúde?
Vamos lá que o assunto é importante e complexo. Primeiro, vale a pena destacar que o silicone usado para fazer as próteses para seios é um produto muito seguro, mas muito seguro mesmo.
Alguns estudos até foram realizados para determinar se o material utilizado nas próteses poderia oferecer algum risco à mulher, mas a verdade é que nenhum deles chegou à conclusão de que esse produto pode contaminar o corpo. Portanto, quando a mulher coloca uma prótese certificada, seu uso não causa qualquer tipo de doença.
Também é importante destacar que as próteses usadas em cirurgias plásticas são feitas de um material completamente diferente do silicone industrial. Por isso, não existe nenhum risco para a paciente que recebe esses implantes.
Silicone causa câncer de mama?
Quando se trata de um produto que poderia afetar a saúde dos pacientes, os órgãos reguladores fazem muitas pesquisas para ter certeza de que ele é seguro ou não. Não é qualquer coisa que pode ser comercializada por aí.
Por isso, existem muitos estudos que buscam descobrir se existe qualquer relação entre o uso do silicone e o câncer de mama. Essas pesquisas não mostram nenhuma evidência de que as próteses aumentam a chance de desenvolver essa doença.
Se você quiser ter certeza, basta fazer uma pesquisa rápida em páginas de institutos sérios e especializados no tratamento do câncer de mama, como por exemplo o Inca – Instituto Nacional de Câncer.
Você vai ver que sua pesquisa vai mostrar que as próteses de silicone não estão listadas entre os fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama. Pelo contrário! A doença está relacionada a causas genéticas e hábitos prejudiciais à saúde.
Silicone altera a sensibilidade das mamas?
Logo após a cirurgia, é normal haver uma alteração temporária na sensibilidade dos seios e das aréolas. No entanto, a sensação é mais parecida com uma dormência.
Em alguns casos, é possível que você fique por um período sem nenhuma sensibilidade nas mamas. Isso vai acontecer tanto por conta da anestesia quanto pelo procedimento em si.
Dois fatores que contribuem para essa alteração temporária são o inchaço e o trauma causado pela própria cirurgia. Porém, ao longo das semanas e meses, a tendência é o retorno ao normal.
Também é comum que o efeito contrário aconteça. Assim, os mamilos ficam ainda mais sensíveis após a cirurgia pelos mesmos motivos que citamos acima.
A hipersensibilidade pode incomodar algumas mulheres e causar desconfortos.
Porém, assim como a perda ou redução da sensibilidade, a hipersensibilidade tende a ser temporária.
Existem riscos nessa cirurgia?
A mamoplastia de aumento é um procedimento extremamente seguro. Trata-se de uma cirurgia rápida, que geralmente é realizada em menos de duas horas.
Além disso, desde que a mamoplastia seja feita em um local adequado, com todas as precauções que garantem o cuidado com a paciente, os riscos são mínimos.
A prova disso é que ela é hoje a cirurgia plástica mais realizada no país. Se tantas mulheres passam pelo procedimento e não enfrentam nenhum tipo de problema, isso é uma evidência de que se trata de uma alternativa segura.
Mas para que a cirurgia aconteça tranquilamente e sem complicações, é necessário tomar alguns cuidados.
Sempre vale a pena lembrar que a razão para fazer esse tipo de cirurgia é a preocupação estética. No entanto, o desejo de ficar mais bonita e fazer as pazes com o espelho não pode ser mais importante que a saúde.
E então, colocar silicone faz mal à saúde?
As pesquisas mostram que não, que essa ideia não passa de um mito. Em alguns casos, algumas complicações podem acontecer. Porém, nenhuma delas é resultado do silicone.
Entre as complicações mais comuns, podemos destacar o risco de encapsulamento da prótese. Ou seja, o organismo da paciente tem uma reação exagerada do sistema de defesa, desencadeando um processo de rejeição.
Outra complicação possível é uma reação autoimune por conta de uma predisposição genética da própria mulher. Esse é o caso de quem fica com cicatrizes mais acentuadas, por exemplo.
No entanto, apesar dessas possibilidades, as próteses de silicone são extremamente seguras. A fabricação segue padrões rigorosos de qualidade para garantir a saúde da paciente.
Além disso, aqui no Brasil a fiscalização é intensa. Só podem chegar ao mercado as próteses certificadas pela Anvisa e que passam por uma série de testes no Inmetro.
Assim, as pacientes podem ficar tranquilas quanto à sua qualidade!
Finalizando
Entendeu que o silicone não traz nenhum risco às pacientes? Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários e nós teremos o prazer de responder!
Se você preferir, pode continuar navegando pelo nosso Blog. Por aqui, nossa equipe de especialistas publica, semanalmente, artigos exclusivos e cheios de informação sobre a cirurgia plástica mais famosa do mundo.
Você também pode nos encontrar no Facebook e no Instagram. Em ambas as redes, compartilhamos com as nossas seguidoras novidades, dicas e as últimas tendências do universo da prótese de silicone.
E aí, curtiu? Então, não perca mais tempo! Dê o próximo passo em direção da realização do seu sonho. Nós, do Silicone Center, teremos o maior prazer de contribuir e fazer parte da construção da sua nova história.
Deixe um comentário