Se pedissem para você fazer um ranking com as cirurgias plásticas mais realizadas no mundo, quais você imaginaria que são as campeãs?
No Brasil, realmente nós ouvimos muito a respeito de cirurgia plástica para colocar silicone, abdominoplastia, lifting de mamas… mas será que elas são, realmente, as campeãs?
Para trazer esta resposta, nós vamos mostrar a você quais são os procedimentos mais realizados, de acordo com uma pesquisa mundial feita pela Sociedade Internacional de Estética e Cirurgia Plástica (ISAPS).
E mais que isso: vamos explicar a você como são feitos alguns desses procedimentos e destacar algumas novidades que deixarão você surpresa.
Quer saber mais? Ficou curiosa para ver o ranking? Então, continue a leitura!
Ranking das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo
A última pesquisa divulgada a respeito deste tema foi publicada em janeiro de 2023. Porém, como leva tempo para conseguir e compilar dados, ela diz respeito aos procedimentos realizados em 2021. Veja a seguir:
Cirurgias plásticas mais realizadas no mundo
As cirurgias plásticas mais realizadas no mundo são:
- Lipoaspiração
- Aumento dos seios
- Blefaroplastia (cirurgia plástica nas pálpebras)
- Rinoplastia (cirurgia plástica no nariz)
- Abdominoplastia
Cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil
No Brasil, a tendência não é muito diferente do que acontece no mundo. Porém, embora as primeiras posições sejam iguais, existem algumas mudanças no final do Top 5.
Então, veja quais são as cirurgias plásticas mais realizadas em nosso país:
- Lipoaspiração (258 mil cirurgias realizadas em 2021)
- Aumento dos seios (177 mil procedimentos em 2021)
- Blefaroplastia (177 mil procedimentos em 2021)
- Abdominoplastia (128 mil cirurgias em 2021)
- Lifting de mamas (105 mil cirurgias em 2021)
Ranking dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil e no mundo
Mas o relatório da ISAPS não mostra apenas quais são as cirurgias plásticas mais realizadas no mundo. Afinal, ele também revela os procedimentos estéticos que estão conquistando cada vez mais espaço.
Procedimentos estéticos mais realizados no mundo
Saiba quais são os procedimentos estéticos mais realizados no mundo:
- Aplicação de Botox (toxina botulínica)
- Preenchimento com ácido hialurônico
- Depilação
- Liftings não cirúrgicos
- Procedimentos não cirúrgicos para eliminação de gordura
Procedimentos estéticos mais realizados no Brasil
No Brasil, os procedimentos estéticos mais realizados foram:
- Botox (542 mil procedimentos em 2021)
- Preenchimento com ácido hialurônico (348 mil procedimentos em 2021)
- Liftings não cirúrgicos (44 mil procedimentos em 2021)
- Tratamento para celulite (38 mil procedimentos em 2021)
- Hidroxiapatita de cálcio (34 mil procedimentos em 2021)
Entenda o que são as cirurgias plásticas mais realizadas
E você, conhece todas as cirurgias plásticas mais realizadas? Para você não ficar com nenhuma dúvida, vamos fazer uma breve explicação sobre elas:
Lipoaspiração
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico estético que tem como objetivo remover depósitos de gordura indesejados em determinadas áreas do corpo.
Portanto, trata-se de uma cirurgia para eliminar a gordura localizada do abdômen, coxas, nádegas, braços e pescoço, entre outras regiões.
Neste procedimento, o médico aspira a gordura por meio de um tubo fino (cânula) inserido através de pequenas incisões na pele.
Então, a gordura aspirada é descartada ou pode ser processada e injetada em outras áreas do corpo para fins estéticos, como preencher áreas com depressões ou sulcos.
Aumento dos seios
Colocar silicone é a melhor maneira de aumentar os seios. Afinal, é o único procedimento definitivo para preencher, projetar e remodelar a mama.
Este é o procedimento mais realizado entre as pacientes do sexo feminino, já que a lipoaspiração pode ser realizada tanto por homens quanto por mulheres.
É importante destacar que o procedimento para colocar silicone é rápido, seguro e com um pós-operatório tranquilo.
Portanto, mulheres que sonham em aumentar os seios logo percebem que vale a pena investir no silicone, pois seu efeito na autoestima e a satisfação são muito maiores que o pouco tempo necessário para se recuperar.
Blefaroplastia
A blefaroplastia é a correção cirúrgica das pálpebras, o que proporciona o rejuvenescimento da área dos olhos e, consequentemente, do rosto.
Por isso, os médicos geralmente indicam esta cirurgia para tratar a flacidez de pele, excesso de gordura, bolsas sob os olhos e alguns tipos de olheira.
Essas características podem fazer com que uma pessoa pareça cansada, triste ou envelhecida.
Durante a cirurgia, o cirurgião remove o excesso de pele, gordura e músculo das pálpebras para produzir uma aparência mais suave e jovem.
Abdominoplastia
A abdominoplastia é a cirurgia plástica que melhora a aparência do abdômen, removendo o excesso de pele, restaurando a firmeza dos músculos abdominais enfraquecidos ou separados.
Trata-se de um procedimento muito indicado após uma perda significativa de peso, bem como para mulheres com excesso de pele e flacidez muscular depois da gestação.
Durante a cirurgia, o médico faz uma incisão horizontal na área do abdômen, remove o excesso de pele e gordura e aperta os músculos abdominais para criar uma aparência mais suave e firme.
Lifting de mamas
O lifting de mamas, ou mastopexia, é a cirurgia plástica para levantar e remodelar as mamas. Portanto, ele corrige os seios flácidos.
Neste procedimento, o cirurgião faz incisões ao redor da aréola e/ou abaixo da mama e remove o excesso de pele.
É possível que, para modelar e dar volume à mama, o médico coloque também uma prótese de silicone. Neste caso, trata-se da mastopexia com prótese.
Rinoplastia
Como você viu, a rinoplastia não aparece no top 5 do Brasil, mas ocupa um dos primeiros lugares do ranking no mundo.
Trata-se da correção cirúrgica do nariz, seja para alterar seu tamanho ou formato. Portanto, o procedimento torna este traço mais harmônico e proporcional ao rosto.
Cirurgias plásticas na região íntima
Embora as cirurgias plásticas íntimas não apareçam no top 5, elas tiveram um grande aumento nos últimos anos.
Segundo o relatório da ISAPS, entre 2021 e 2017, houve um aumento de 23% no procedimento de labioplastia, que é a cirurgia para remodelar os lábios, na região genital.
Já o rejuvenescimento vaginal nem aparecia nas pesquisas dos anos de 2017 e 2020. Atualmente, são mais de 71 mil cirurgias realizadas anualmente no mundo.
Isso mostra que as mulheres estão percebendo que, muito além da aparência, a cirurgia íntima melhora sua qualidade de vida e o relacionamento sexual.
Entenda os benefícios dos procedimentos estéticos mais realizados
Além de todas as cirurgias plásticas, esses relatórios demonstram também o crescimento dos procedimentos estéticos.
Afinal, quem não deseja melhorar a aparência sabendo que é possível fazer isso sem tomar anestesia e passar por um pós-operatório complexo?
Por isso, os procedimentos estéticos estão se tornando cada vez mais populares. Conheça mais sobre os principais:
Botox
Como você viu, o Botox é o campeão em procedimentos estéticos. E esse sucesso tem um motivo: ele é excelente para o tratamento de rugas.
Afinal, a toxina botulínica é uma neurotoxina que relaxa os músculos onde é aplicada, fazendo com que eles não se contraiam e, desta forma, não marquem a pele.
Quem aplica Botox uma vez não consegue mais viver sem ele, pois seu resultado é muito rápido e bastante satisfatório.
Além disso, em pessoas jovens que querem adiar ao máximo o surgimento de rugas, o Botox preventivo está se tornando cada vez mais frequente.
Assim, elas relaxam a musculatura antes mesmo que as rugas se formam, prolongando a jovialidade do rosto.
Preenchimento com ácido hialurônico
O preenchimento com ácido hialurônico é o segundo procedimento estético mais realizado, perdendo apenas para o Botox.
E essa adesão ao tratamento não é sem motivo. Além de dar mais volume a regiões específicas, como a boca, a ponta do nariz, queixo e maxilar, ele tem um efeito de longo prazo.
Alguns dos procedimentos mais realizados com ácido hialurônico são o preenchimento labial, a rinomodelação e a harmonização facial.
O ácido hialurônico, ao ser aplicado na pele, estimula o organismo a produzir colágeno, uma proteína muito importante para a sustentação da pele.
Portanto, além do efeito estético imediato visto nos preenchimentos, ele promove o rejuvenescimento a médio e longo prazos.
Liftings sem realização de cirurgias plásticas
Atualmente, existem diversos tratamentos que conseguem promover o efeito lifting e rejuvenescer o rosto sem cirurgia plástica.
Alguns exemplos desses liftings são os fios de sustentação, que puxam a pele em direção ascendente. No entanto, eles ainda apresentam um benefício adicional: estimulam a produção de colágeno.
Existem diferentes fios de sustentação. Alguns são feitos de polidioxanona (PDO), outros de ácido polilático (PLLA), fio de ouro, fio búlgaro…
Além disso, existem outros equipamentos que promovem o efeito lifting não cirúrgico. Um bom exemplo é o ultrassom microfocado.
Porém, é importante destacar que o efeito desses procedimentos pode ser mais leve ou mais acentuado, de acordo com a resposta individual do organismo e do grau de flacidez da pele.
Afinal, quanto maior é o grau de flacidez, mais o paciente precisa ter consciência de que nem sempre os procedimentos terão a eficácia que deseja.
Portanto, é sempre importante consultar um profissional extremamente qualificado para que ele prescreva um protocolo adequado às suas necessidades.
Muitas vezes, este protocolo para lifting não cirúrgico envolve não apenas um procedimento, mas uma combinação de técnicas para promover o rejuvenescimento.
Tratamento para celulite
Porém, além desses cuidados, existem alguns procedimentos que ajudam a deixar a pele da região mais lisinha, amenizando o efeito casca de laranja.
Assim, alguns desses procedimentos são a radiofrequência, ultrassom, criolipólise e endermologia.
Geralmente, uma combinação entre o estilo de vida saudável e procedimentos estéticos leva a bons resultados.
E você, tinha ideia de que esses são os procedimentos e cirurgias estéticas mais realizados?
Você faz algum deles? Então, compartilhe essa experiência e conta pra gente os benefícios que você já teve nos comentários!
Deixe um comentário