Diante de tantos novos procedimentos estéticos, é comum as pessoas confundirem a ação do botox com o preenchimento labial.
Afinal, o botox consegue dar volume aos lábios? Qual é sua indicação estética e o motivo de sua aplicação nesta região?
O botox deixa as pessoas com “boca de pato”? Se você tem essas e outras dúvidas ou apenas quer deixar seus lábios mais bonitos, continue a leitura!
O botox aumenta os lábios?
Não, o botox não volumiza a boca e nenhuma outra parte do corpo onde ele é aplicado.
Portanto, esta na verdade é uma confusão que as pessoas fazem, demonstrando que não conhecem a função desta substância.
Mas você sabe o que é o botox? Quer saber mais sobre este procedimento estético? Então veja a explicação no próximo tópico.
O que é o botox?
Botox é o nome comercial da toxina botulínica. Essa substância é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Na verdade, esta bactéria produz sete sorotipos diferentes de toxinas e o sorotipo A é o mais poderoso.
Quando esta bactéria contamina um alimento, por exemplo, e a pessoa consome esta toxina, isso causa uma doença, o botulismo.
No corpo humano ou de animais, a neurotoxina bloqueia a ação dos nervos sobre os músculos.
Então a pessoa ou o animal tem uma paralisação dos músculos esqueléticos (responsáveis pelos movimentos) e lisos (responsáveis pelos sistemas internos).
Porém, como você sabe, a ciência muitas vezes utiliza algo que a natureza apresenta com efeito destrutivo e reverte em benefícios para as pessoas.
Por isso, eles conseguiram isolar a neurotoxina e aplicá-la em doses seguras para relaxar a musculatura de determinados locais.
Desta forma, pessoas com diversas doenças passaram a ter tratamentos efetivos para:
- Doença de Parkinson;
- Esclerose múltipla;
- Sequelas de lesões cerebrais;
- Sequelas de AVC.
Até mesmo pessoas que sofrem com bruxismo (ranger dos dentes durante o sono) e hiperidrose (transpiração excessiva) são tratadas com botox.
Quais são os tratamentos estéticos com toxina botulínica?
Portanto, como você pode ver, o botox tem diversas aplicações médicas e traz vários benefícios à saúde e recuperação das pessoas.
E a área da medicina estética começou a perceber que os efeitos do botox poderiam ajudar as pessoas a ficarem mais belas também.
Assim, eles desenvolveram uma série de aplicações estéticas. A principal delas é amenizar as rugas e linhas de expressão.
Então sabe quando uma pessoa tem aquelas rugas muito fortes no centro do rosto, entre as sobrancelhas, deixando-a com cara de brava?
A solução para isso é a aplicação de botox na glabela, que é o nome desta região.
Os médicos também aplicam botox na própria testa, nas têmporas, que é a região dos pés de galinha, no queixo, nas laterais do nariz, no pescoço etc.
Por que aplicar botox na boca?
Um desses locais onde os médicos aplicam botox é a própria boca. Porém, diferentemente do que as pessoas pensam, não é para preenchimento labial.
O botox não consegue dar volume a nenhuma região do corpo. Ele apenas paralisa temporariamente os músculos daquele local.
Portanto, a aplicação de botox na boca ou em volta dela tem outros objetivos:
Botox para correção do código de barras
Em mulheres jovens, não é frequente haver rugas ao redor da boca. Porém, à medida que a idade passa, essas linhas começam a se manifestar.
Na estética, nós chamamos as rugas finas e paralelas que aparecem ao redor dos lábios de “código de barras”.
A princípio, elas aparecem apenas quando nós contraímos os lábios, fazendo um biquinho.
Porém, com o passar dos anos, elas se manifestam até no momento em que a pessoa vai falar.
Assim, quando o médico aplica botox nesta região, os músculos que ficam em volta da boca deixam de se contrair, acabando com o problema.
Toxina botulínica para levantar o canto da boca
Também à medida que os anos passam, muitas pacientes chegam ao consultório com a queixa de queda nos cantos da boca.
Segundo elas, o que seria uma expressão serena e tranquila passa a parecer triste, justamente porque os cantinhos da boca apontam para baixo.
Isso acontece devido à perda do volume no canto dos lábios inferiores.
Então o médico aplica botox em um músculo que puxa o ângulo da boca para baixo. Com este músculo menos ativo, o canto da boca sobe novamente.
Toxina botulínica para correção do sorriso gengival
Finalmente, o sorriso gengival é outro problema que o botox consegue corrigir.
Ele acontece quando a pessoa sorri e os músculos desta região puxam os lábios muito para cima, ultrapassando a linha dos dentes.
Assim, a gengiva superior fica descoberta, o que incomoda muitos pacientes.
Então, ao aplicar botox nesta região, o médico reduz a força da contração dos músculos envolvidos neste movimento, impedindo que os lábios subam muito.
Desta forma, o sorriso fica mais harmônico, expondo realmente só os dentes.
Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?
Os efeitos do botox podem durar de 3 meses a 1 ano, pois cada organismo leva um tempo diferente para que a substância deixe de agir sobre o músculo.
Porém, existem outros fatores que podem interferir no tempo de duração deste procedimento.
Assim, entre os exemplos, podemos destacar:
- Uso de anti-inflamatórios e antibióticos;
- Exposição à luz solar sem proteção e em excesso;
- Atividade física muito intensa;
- Uso excessivo de álcool e cigarro;
- Em casos raros, a pessoa desenvolve uma resistência ao produto e ele não faz efeito.
Como regra geral, a maioria das pessoas que faz o tratamento costuma realizar novas aplicações entre 4 e 6 meses após a anterior.
No entanto, em alguns casos, é necessário reaplicar a cada 3 meses. Converse com seu médico para definirem o melhor período.
Existe risco em aplicar toxina botulínica?
O botox não costuma gerar reações adversas. Porém, como cada organismo é único, algumas pessoas podem apresentar alguns sintomas após a aplicação.
Algumas dessas reações são:
- Hematomas no local da injeção;
- Inchaço;
- Sensibilidade acentuada ou dormência no local;
- Dores de cabeça;
- Náuseas.
Além de raras, caso essas reações aconteçam elas desaparecem em algumas horas ou, no máximo, em poucos dias.
Porém, o paciente precisa ficar atento à orientação médica para as horas após a aplicação.
As principais recomendações são não ficar com a cabeça baixa, como geralmente ficamos mexendo no celular, e nem deitar-se.
O ideal é manter a cabeça erguida durante as horas seguintes ou sentar-se em um local que tenha uma leve inclinação para trás.
A pessoa também não deve fazer exercícios após a aplicação, devendo esperar pelo menos 48 horas para retomar à atividade física.
Caso o paciente não siga essas orientações, a toxina pode se deslocar do local onde aconteceu a aplicação e paralisar outros músculos.
Um exemplo é o de pacientes que aplicam o botox na testa ou na glabela e que, por não seguirem as recomendações, ficam com a pálpebra caída.
Em que situações existe indicação para aplicação de toxina botulínica?
É possível corrigir ou amenizar todos os problemas que nós falamos com toxina botulínica.
Porém, neste tópico, vamos falar sobre a aplicação preventiva e corretiva.
Botox preventivo
Trata-se da aplicação da toxina botulínica em diferentes regiões do rosto para evitar a formação de rugas mais profundas e até mesmo estáticas.
Portanto, o profissional estuda o rosto do paciente, suas expressões faciais e, de forma estratégica, previne a formação de rugas.
As rugas dinâmicas são aquelas que aparecem quando nós fazemos algum movimento.
Então, por exemplo, ao sorrir você provavelmente fica cheia de ruguinhas na lateral dos olhos, certo? Também chamamos de linhas de expressão.
No botox preventivo, o profissional aplica a toxina para reduzir a movimentação dessas regiões, evitando que as rugas se tornem estáticas.
As rugas estáticas são aquelas que nós observamos mesmo com o rosto sem expressão nenhuma.
Geralmente elas se fixam porque as rugas dinâmicas acontecem ao longo de um período prolongado, causando uma fratura da pele do local.
Assim, ao evitar a expressão das rugas dinâmicas, nós evitamos que elas se tornem estáticas.
Botox corretivo
Mesmo para quem já formou rugas estáticas, o botox pode ajudar a deixar o rosto mais liso e evitar o agravamento do problema.
Então, apenas como exemplo, vamos pensar nas rugas da glabela, entre as sobrancelhas, que deixam a pessoa com cara de brava.
Ao aplicar botox nesta região, o profissional paralisa esses músculos. A pele já está fraturada e por isso, quem olha atentamente vê algumas linhas verticais.
Porém, como a região está paralisada, essas linhas ficam muito suaves, quase imperceptíveis e não formam a ruga profunda que seria natural.
Portanto, a diferença entre o botox preventivo e o corretivo é o fato de que este último acontece quando a ruga já existe.
O resultado é bom, mas seria ainda melhor se antes mesmo de a ruga se formar o paciente já realizasse o botox preventivo.
Mas eu quero aumentar o volume dos lábios, o que fazer?
A verdade é que a maioria das pessoas que procura por “botox na boca” deseja, na verdade, aumentar o volume dos lábios.
Então se você também é uma dessas pessoas, fique tranquila. Agora nós vamos falar sobre o procedimento que realmente promove este resultado.
O preenchimento labial é o procedimento ideal para quem tem lábios finos e deseja deixá-los mais volumosos e sensuais.
Neste caso, o médico aplica uma outra substância na boca dos pacientes, que é o ácido hialurônico.
Esta substância é completamente diferente do botox. Trata-se de um ativo viscoso, um gel moldável que realmente dá volume e forma.
Primeiro o paciente recebe um anestésico tópico na boca, para que todo o procedimento aconteça de forma confortável.
Então o profissional aplica o ácido hialurônico por meio de uma microcânula nas quantidades ideais para diferentes locais da boca.
Essa distribuição varia de acordo com o tipo de lábio que a pessoa tem. Afinal, o objetivo é levar a um resultado harmônico e proporcional.
Agora você já sabe qual é a verdadeira indicação do botox, inclusive na boca, e qual é o procedimento que realmente dá volume aos lábios.
Quer ficar com uma boca volumosa, bem hidratada e linda? Então entre em contato com a nossa equipe e agende agora mesmo seu preenchimento labial!
Deixe um comentário