Honestamente, quem já experimentou o Botox sabe que é um caminho sem volta. Depois de aplicar, não é possível viver sem!
Brincadeiras à parte, a toxina botulínica tem todos os motivos imagináveis para ser o procedimento estético mais amado.
Porém, da mesma forma que não faltam pessoas para atestar o milagre que o Botox faz pelo rejuvenescimento, existem muitos mitos a respeito do assunto.
Quer saber o que é mito, o que é verdade e se vale a pena aplicar Botox? Então continue a leitura!
Entenda o que é o Botox
O Botox é um nome comercial registrado que se refere à toxina botulínica.
Trata-se de uma substância que pode ser aplicada em diversas partes do corpo, algumas vezes por razões estéticas e outras para tratamento médico.
Quando aplicamos a toxina botulínica em uma região do corpo ou rosto, ela atua sobre as terminações nervosas do local.
Ela faz com que as áreas do nervo que fazem conexão com músculos, glândulas e outras estruturas reduzam a liberação de neurotransmissores.
Assim, os músculos ou glândulas ligados a esses nervos ainda recebem a ordem para se movimentar, mas com uma intensidade menor.
Portanto, a região onde o Botox foi aplicado fica paralisada, total ou parcialmente, devido à falta ou enfraquecimento da contração muscular.
Essa capacidade de bloquear ou reduzir o estímulo que os músculos e glândulas recebem fez com que o Botox tivesse várias aplicações.
Na Medicina, por exemplo, ele é aplicado em casos como sudorese excessiva e realização de movimentos involuntários, entre outros problemas.
Já na área estética, o Botox se popularizou principalmente por sua capacidade para combater as rugas.
Veja nos próximos tópicos como ele funciona, bem como os principais mitos e verdades sobre esse procedimento.
Mitos e verdades sobre o Botox
Botox trata os pés de galinha
Verdade. O Botox paralisa parcial ou totalmente diversos músculos, inclusive os da região onde se formam os pés de galinha.
Portanto, quando a pessoa sorri, ela não consegue fazer uma contração muito forte, o que ameniza as ruguinhas.
Dá para tratar todas as rugas com Botox
Mito. O Botox é quase um milagre mesmo, mas não chega a eliminar todas as rugas. Isso acontece porque ele apenas paralisa os músculos.
Então enquanto a pessoa ainda tem rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que só aparecem quando fazemos algum movimento (sorrir, ficar bravo, surpresa), o resultado é espetacular.
Porém, se a pessoa não fez o tratamento enquanto essas rugas ainda eram dinâmicas e elas se tornaram estáticas, o Botox se torna um pouco menos eficiente.
À medida que nós repetimos um mesmo movimento uma vez após outra, a pele vai ficando marcada. Ela forma uma espécie de vinco.
Com o tempo, esse vinco se torna tão profundo que forma uma ruga estática, ou seja, uma ruga que aparece mesmo quando nossa face está em repouso.
Nesses casos, o Botox pode não ser tão eficiente. Ele consegue manter a pele mais lisa e evita o aprofundamento do vinco, mas ainda pode aparecer uma marca leve.
O mesmo acontece com as rugas que se formam devido à flacidez de pele. Neste caso, para eliminar a dobra, é preciso retirar o excesso por meio de outros recursos.
O Botox serve para aumentar os lábios
Mito. Essa é uma das principais mentiras que as pessoas falam sobre o Botox.
Não, a toxina botulínica não é um preenchedor labial. Ela apenas paralisa um grupo de músculos de uma determinada região.
Portanto, caso você queira deixar a boca carnuda e os lábios sensuais, o procedimento correto é o preenchimento com ácido hialurônico.
A toxina botulínica tem efeito temporário
Verdade. Realmente, o efeito da toxina botulínica desaparece com o tempo. Portanto, é preciso reaplicá-la periodicamente.
Isso acontece porque a própria substância é eliminada pelo corpo e, além disso, existe uma renovação de células e fluidos normal no organismo.
O tempo de duração da toxina botulínica varia bastante. Afinal, cada organismo é único.
Além disso, determinados hábitos influenciam na duração do Botox.
Quem frequenta a academia e pratica exercícios intensos, por exemplo, costuma ter uma duração menor no Botox.
Outro fator que influencia na duração da toxina botulínica é a expressividade da própria pessoa.
Afinal, alguns são mais “careteiros”, ou seja, têm uma expressão facial mais exagerada e acabam estimulando mais os músculos a se contraírem.
O fato é que, para a maioria das pessoas, a toxina botulínica tem uma duração média que varia entre 3 e 6 meses.
A toxina botulínica não exige repouso
Verdade. Depois de aplicar Botox, o paciente volta para suas atividades normais. Em muitos casos, isso inclui até o trabalho.
Existem algumas recomendações médicas para as horas seguintes à aplicação de toxina botulínica.
Os médicos recomendam que o paciente não fique deitado, nem com a cabeça inclinada para a frente e também não realize esforços.
Portanto, se você consegue trabalhar normalmente com sua cadeira ou poltrona levemente inclinada para trás ou mesmo ereta, não há restrições.
Durante as primeiras 48 horas, os médicos também não recomendam a prática de exercícios físicos.
Afinal, caso a pessoa pratique exercícios, ela facilitará que o Botox se espalhe para outros músculos, o que pode causar efeitos adversos.
É só ficar quietinho, com a cabeça levantada ou levemente inclinada para trás, que tudo dá certo!
A toxina botulínica deixa o rosto congelado
Mito. A toxina botulínica não deixa o rosto congelado. O que pode produzir este efeito é uma aplicação inadequada do Botox.
Quando o profissional aplica a toxina botulínica corretamente, seus efeitos são positivos. As expressões faciais são suavizadas, mas preservadas.
O congelamento da face só acontece quando a aplicação é exagerada ou em pontos inadequados.
Portanto, procure sempre um profissional qualificado, que saiba alcançar um resultado excelente e ao mesmo tempo natural com o procedimento.
O Botox abre o olhar
Verdade. Todos nós sabemos que, à medida que os anos passam, nós ficamos com o olhar mais caído.
Isso acontece por vários motivos, mas um deles é a queda de estruturas da região da testa, sobrancelhas etc.
Quando o profissional aplica Botox nos pontos certos, ele paralisa alguns músculos do centro da testa e os músculos das laterais ficam mais ativos.
Assim, eles puxam o canto da sobrancelha para cima, abrindo levemente o olhar.
Porém, mais uma vez, é importante que você busque um profissional qualificado para realizar o procedimento.
Afinal, se ele não souber equilibrar a quantidade de Botox e os pontos ideais de aplicação, a sobrancelha sobe demais, deixando um olhar malévolo.
A toxina botulínica corrige assimetrias
Parcialmente verdadeiro. Em alguns casos, o médico consegue corrigir algumas pequenas assimetrias com a toxina botulínica.
Então se a pessoa tem uma sobrancelha levemente mais alta que a outra, por exemplo, ele pode ajustar essa altura.
Os profissionais da odontologia também utilizam bastante a toxina botulínica para corrigir assimetrias.
No entanto, é preciso entender que o procedimento tem algumas limitações e nem todos os casos podem ser solucionados desta forma.
Portanto, é muito importante consultar um médico para que ele avalie os procedimentos mais efetivos de acordo com suas necessidades.
A pessoa pode ter resistência à toxina botulínica
Verdade. Embora sejam casos muito raros, isso pode acontecer. Em algumas pessoas que nunca aplicaram Botox, ele simplesmente não faz efeito.
Porém, como a resistência à toxina botulínica é extremamente rara, os médicos recomendam que o paciente investigue a falta de efeito.
É importante entender se a dosagem utilizada foi correta, se os pontos de aplicação estavam adequados aos objetivos do paciente e até mesmo as condições em que os frascos de Botox foram mantidos.
O segundo caso de resistência ao Botox pode acontecer quando a pessoa já aplicou várias vezes e teve o efeito que desejava.
No entanto, depois de muitas aplicações, ela percebe que o efeito da toxina botulínica se torna menos intenso, além de ocorrer uma redução na duração.
Isso pode acontecer porque o corpo cria anticorpos que atuam contra o efeito da toxina botulínica.
Por isso, um bom profissional sempre orienta seus pacientes a respeitar o intervalo máximo possível entre as aplicações.
Ainda assim, essa resistência à toxina botulínica pode levar anos para se desenvolver.
Só quem já tem rugas pode aplicar Botox
Mito. Atualmente, as pessoas aplicam Botox cada vez mais cedo. Trata-se de um tratamento realmente preventivo.
Vamos voltar ao conceito de rugas dinâmicas e estáticas. Enquanto as rugas são dinâmicas, a aplicação do Botox é mais eficiente.
Portanto, quando pessoas jovens aplicam a toxina botulínica, elas suavizam as suas linhas de expressão.
Assim, elas evitam que os vincos se tornem profundos e permanentes, adiando o surgimento de rugas estáticas.
Então, atualmente a toxina botulínica deixou de ser simplesmente um tratamento para quem quer amenizar as rugas que já tem.
O Botox hoje faz parte de um checklist de cuidados preventivos para quem quer envelhecer melhor.
Botox é melhor que cirurgia plástica
Polêmica. Essa afirmação não é mito e nem verdade, pois depende principalmente do estágio de envelhecimento do paciente.
Se a pessoa já tem uma flacidez de pele mais acentuada e rugas estáticas profundas, dificilmente ela terá o resultado desejado com o Botox.
No entanto, se as rugas ainda são dinâmicas ou estáticas em estágio inicial, se a pele ainda não está flácida, o Botox é a melhor opção.
Quem começa a usar toxina botulínica desde cedo evita que a pele fique fraturada pelas rugas.
Assim, sua aparência fica não só jovem por um período prolongado, mas também muito mais natural.
E também não podemos nos esquecer que, na estética, os procedimentos são complementares e não concorrentes.
Quem faz Botox desde novo adia a cirurgia plástica e pode fazê-la até 10 ou 20 anos depois do previsto.
Quem já precisa fazer cirurgia plástica agora pode usar toxina botulínica depois para manter os resultados por mais tempo.
E você, já sabia tudo isso sobre o Botox? Ficou com alguma dúvida? Quer saber como criar uma estratégia para manter o rosto jovem por mais tempo?
Então não perca tempo! Marque sua avaliação com nossos especialistas agora mesmo e deixe os sinais do tempo para bem depois!
Deixe um comentário