Qual é a relação entre o anticoncepcional e prótese de silicone? Você sabe? Na verdade, essa é a pergunta que muitas pacientes fazem depois que o médico pede que elas suspendam temporariamente o uso de alguns medicamentos, incluindo contraceptivos, no pré-operatório da mamoplastia de aumento.
Então, se você também quer saber a resposta para essa e outras perguntas que envolvem o assunto, continue a leitura! Vamos explicar em que casos o médico solicita a suspensão e que razões ele tem para isso.
Ah, e depois conta pra gente nos comentários o que você achou desse conteúdo. Assim, mais mulheres como você poderão ter acesso a ele e sanar suas dúvidas também. Vamos lá?
Anticoncepcional e prótese de silicone: por que é importante informar ao seu médico?
Veja, na primeira consulta com o especialista, que fará sua cirurgia de próteses de silicone, é o momento de você tirar todas as suas dúvidas, mas também de dizer a ele absolutamente tudo sobre sua saúde, inclusive o histórico de saúde da sua família.
Nesta consulta de avaliação para a mamoplastia de aumento, o médico fará várias perguntas. Em uma delas, ele questionará quais são os remédios que você utiliza no dia a dia, incluindo os anticoncepcionais.
O principal motivo para isso é o fato de que alguns anticoncepcionais aumentam o risco de ter trombose. Então, essa é uma medida que visa a segurança da paciente.
Então, não se esqueça de dizer nada a ele, ok? Afinal, é com base nessas informações, que o cirurgião vai planejar toda a sua cirurgia. Por isso, não tenha medo de pecar por excesso. Conte tudo a ele.
Como o anticoncepcional interfere na circulação sanguínea?
Não é nenhuma novidade que já faz um bom tempo que os estudos mostram que os hormônios dos anticoncepcionais interferem no funcionamento do sistema circulatório.
Assim, eles demonstram que o sangue se torna mais viscoso e os vasos podem ficar mais dilatados. Também existem alterações no processo de coagulação.
Consequentemente, o anticoncepcional aumenta as chances de formação de coágulos em veias profundas. Isso pode acontecer com toda mulher que utiliza as pílulas.
A questão é que qualquer cirurgia também gera um risco de trombose. Embora a incidência desse problema seja muito rara, os médicos entendem que é melhor reduzir essa possibilidade ao máximo. Por isso, eles podem pedir a suspensão do uso de anticoncepcionais.
Quando o médico pede a suspensão do anticoncepcional?
Porém, quando o médico define que anticoncepcional e prótese de silicone são incompatíveis? Para chegar a essa conclusão, ele avalia o caso de cada paciente, de forma individual.
Por isso, o cirurgião verifica o histórico de saúde da paciente. Ele também utiliza exames laboratoriais, inclusive o de coagulação, para avaliar possíveis riscos.
Por quanto tempo é necessário suspender o anticoncepcional?
Atualmente, os médicos entendem que não adianta parar de usar o anticoncepcional um ou dois dias antes da cirurgia. Afinal, os hormônios ainda estão atuando no organismo da paciente.
Por isso, na maioria das vezes eles recomendam que essa suspensão comece pelo menos 30 dias antes do procedimento. Assim, o organismo teria tempo para eliminar toda essa carga hormonal e reduzir os riscos de trombose. A retomada pode acontecer 15 dias após a cirurgia.
Então, é importante destacar que, durante esse período, a paciente deve utilizar outros métodos para prevenir a gravidez.
Também é fundamental que a paciente converse com seu médico sobre o melhor momento para a suspensão. A data pode e deve ser programada com cuidado caso o objetivo seja evitar que ela menstrue no dia do procedimento.
Como você pode perceber, cada etapa da cirurgia plástica é planejada com total cuidado e responsabilidade. Por isso, o cirurgião avalia o histórico da paciente e todos os dados ao seu alcance para minimizar riscos e garantir o excelente resultado do procedimento.
Veja outros medicamentos que podem ser suspensos pelo médico
Há alguns tipos de remédios que devem ser suspensos antes da mamoplastia. Confira a lista e veja quais são:
Antiagregantes
Os antiagregantes afinam o sangue. Por isso, se a paciente toma esse tipo de remédio e tem sua pele cortada durante a cirurgia, o sangramento é maior. Assim, para evitar hemorragias, o médico suspende o uso dessas substâncias.
Anticoagulantes
Parecidos com os antiagregantes, os anticoagulantes impedem a formação de coágulos. Portanto, o processo para fechar cortes também fica mais difícil, aumentando a probabilidade de sangramentos durante a cirurgia.
Anti-inflamatórios
Embora os anti-inflamatórios sejam muito utilizados no dia a dia, vários deles também têm efeito anticoagulante. Então, para evitar sangramentos, o médico orienta a paciente a suspendê-los.
É preciso ficar atento, porque nessa categoria estão muitos remédios amplamente utilizados. Alguns exemplos são o AAS (ácido acetil-salicílico), o ibuprofeno e diclofenado, entre outros.
Fitoterápicos e estimulantes
Os medicamentos fitoterápicos são feitos com plantas como ginseng, valeriana, passiflora, ginkgo biloba, entre outros.
Porém, mesmo sendo naturais, esses medicamentos afetam o funcionamento do organismo. Em alguns casos, eles interferem na ação da anestesia. Também há vários deles que atuam como anticoagulantes e podem causar sangramento.
Embora não sejam consideradas fitoterápicas, há outras substâncias “naturais” que devem ser suspensas antes da cirurgia. Elas são estimulantes bastante usados como chá verde, capsulas de cafeína ou de guaraná.
Medicamentos para diabetes
O principal objetivo dos medicamentos para diabetes é reduzir a quantidade de açúcar no sangue. Porém, no dia da cirurgia a paciente ficará em jejum e, nesse caso, o nível de glicose pode ficar baixo demais (hipoglicemia).
Assim, para evitar esse problema, os médicos preferem suspender esses medicamentos. Quando a pessoa é dependente de insulina, o cirurgião pode orientar apenas a redução da dose.
Vitamina E
A vitamina E é outra substância que aumenta a possibilidade de sangramentos. Por isso, os médicos também orientam sua suspensão antes da mamoplastia.
Finalizando
Gostou do post? Quer saber mais sobre a mamoplastia de aumento? Então, continue navegando pelo nosso Blog. Por aqui, nossa equipe de especialistas publica, periodicamente, os mais variados temas que englobam a cirurgia de prótese de silicone.
E mais! Siga nossas páginas no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade! Em ambos os canais, compartilhamos com os nossos seguidores dicas, curiosidades e as informações mais relevantes sobre o universo da cirurgia plástica, em especial a que mais é realizada no mundo: as próteses mamárias.
Curtiu? Então, não perca mais tempo. Corre, curta e compartilhe para que mais mulheres como você possam se aprofundar no assunto e finalmente realizar o sonho dos seios perfeitos e empinados.
Deixe um comentário