Como ser mais atraente? O que parecia um mistério inexplicável foi decifrado pela Ciência, por meio de estudos que mostram como nosso cérebro interpreta o que vemos.
Provavelmente, ao conhecer esses fatos, você vai se surpreender. Afinal, por mais que todos nós já tenhamos feito esse tipo de interpretação, ela ocorre de maneira inconsciente.
Então, pode ser que você considere muitas pessoas atraentes, mas não tenha ideia do porquê! Neste post, você vai desvendar este mistério. Continue a leitura!
Como ser mais atraente, de acordo com a Ciência?
Não podemos negar que a atração vai muito além da beleza. Atitudes, comportamentos e estilo estão entre os fatores que interferem nessa percepção.
Afinal, quem nunca conheceu uma pessoa que, a princípio, nem parecia tão bonita, mas que atraía as pessoas com sua segurança, simpatia e carisma?
No entanto, a verdade é que todos tentamos ser mais atraentes, pelo menos em algum momento da vida.
Uma prova disso é como tentamos nos vestir melhor, caprichamos no cabelo e na maquiagem antes daquele encontro ou mesmo de compromissos profissionais.
Tudo isso confirma o fato de que todos sabemos, de forma consciente ou inconsciente, que a aparência importa.
E muitas vezes, como a primeira impressão se forma nos primeiros segundos depois que vemos uma pessoa, nem sempre temos uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.
Por isso, nós decidimos trazer para vocês um pouco do que a Ciência fala sobre o que torna uma pessoa atraente.
Assim, você conseguirá identificar qual dessas características você já possui e destacá-las. Ou, se preferir, fazer pequenas alterações para adquiri-las.
Como ser mais atraente usando a naturalidade?
Talvez você tenha imaginado que o que torna a pessoa mais atraente é um corpo perfeito ou um rosto completamente simétrico.
Ninguém discorda que tudo isso é muito bonito, mas só funciona quando, além dessas características isoladas, existe uma percepção de harmonia e naturalidade.
Um estudo realizado pela Queen’s University, no Canadá, demonstrou isso. Os participantes da pesquisa eram expostos a imagens de pessoas bonitas.
A partir daí, os pesquisadores concluíram que os voluntários consideraram mais atraentes aquelas pessoas que formavam um todo harmônico, tanto na aparência quanto em atitudes.
Até mesmo uma pessoa bonita, quando era apresentada com uma forma de caminhar (isso mesmo, forma de caminhar) que não combinava com seu tipo físico, caía alguns pontos na avaliação.
Eles descobriram que o nosso cérebro tem um detector muito apurado quando se trata de detectar artificialidade ou mentira.
Por isso, quando uma pessoa tenta caminhar como uma modelo de passarela, por exemplo, o cérebro não identifica isso como altamente atrativo, justamente por não ser natural.
Desdobramentos desta teoria explicariam, inclusive, por que algumas pessoas que quebram seu contraste natural podem ser vistas como menos atraentes, visto que essa quebra torna a aparência artificial.
E o que isso nos ensina? O que os cirurgiões plásticos já entenderam há muito tempo: beleza é harmonia!
Por isso, ao fazer cirurgias ou procedimentos, não exagere! Procure profissionais qualificados, com senso estético impecável que entendam a importância de preservar a naturalidade das feições.
Como ser mais atraente melhorando a simetria facial?
Estudos mostram que o nosso cérebro considera rostos mais simétricos igualmente mais atraentes.
Porém, isso não significa que um rosto precisa ser milimetricamente simétrico. Basta que ele tenha uma certa equivalência entre um lado e outro.
Um nariz muito torto, que faz um lado do rosto parecer bem mais largo que o outro, pode prejudicar essa percepção de atratividade.
Isso também pode acontecer com diferenças bastante perceptíveis na altura dos olhos e sobrancelhas, ou mesmo em uma boca que parece ascendente de um lado e descendente do outro.
Felizmente, hoje em dia, é possível corrigir a maioria dessas diferenças. Em alguns casos, a pessoa precisa recorrer às cirurgias plásticas.
Porém, em muitos outros casos, procedimentos pouco invasivos são suficientes para fazer esta correção.
Assim, a pessoa pode fazer uma rinomodelação, ou preencher o lado do maxilar que é apresenta assimetria em relação ao outro, além de correções com Botox na altura das sobrancelhas.
Enfim, para saber quais são as opções disponíveis para corrigir a assimetria do seu rosto, consulte sempre um especialista. Ele é a pessoa mais preparada para identificar os procedimentos mais adequados.
Como aumentar a atratividade explorando as características do seu gênero?
As pesquisas científicas também mostram que as mulheres consideradas mais atraentes são aquelas que não possuem (ou possuem menos) traços considerados masculinos.
Portanto, maxilares muito quadrados, narizes menos delicados e sobrancelhas mais retas, sem um arqueamento considerado feminino, estão entre os fatores que poderiam reduzir a atratividade.
Entre os homens, os estudos não são tão conclusivos. Existem algumas pesquisas que dizem que as mulheres até gostam de homens com traços femininos ou infantis, enquanto outros refutam essa premissa.
O fato é que, já há muito tempo, mesmo sem a comprovação científica, as mulheres sabem disso.
Por isso, a moda sempre mostrou tendências de maquiagem que destacavam o olhar, levantavam os cantos do olho e da boca, disfarçavam narizes mais robustos e sombreavam o contorno da face, tornando o rosto mais longo.
Todos esses traços ― mais uma vez, de forma inconsciente ― são mais comuns em mulheres do que homens. Portanto, se tornaram um símbolo de feminilidade.
Recentemente, além da maquiagem, muitos procedimentos e cirurgias plásticas repetem esses padrões. Na rinoplastia masculina, por exemplo, o dorso do nariz é construído para ser mais reto.
Por outro lado, quando uma mulher faz a rinoplastia ou a rinomodelação, o profissional faz com que o dorso do nariz forme uma curvatura levemente ascendente, com a ponta arrebitada.
Portanto, atualmente, é possível fazer essas e outras alterações com preenchedores, Botox e outros procedimentos que arqueiam sobrancelhas, dão volume aos lábios, e assim por diante.
Como se tornar mais atraente projetando o queixo?
Desde o momento em que nascemos até a fase adulta, nosso rosto muda bastante. Assim, algumas características esperadas nos primeiros anos não permanecem.
Em crianças, por exemplo, é normal que o queixo seja mais retraído em comparação à boca. Isso é bem visível quando elas estão de perfil e traçamos uma linha a partir do nariz.
Porém, à medida que nos tornamos adultos, essa característica tende a mudar. Embora algumas pessoas permaneçam com o queixo retraído, na maioria das vezes, ele se torna mais projetado.
Essa falta de projeção do queixo pode ser vista como um fator que reduz o potencial de atratividade. Mais que isso, ele pode ser associado a outras características infantis, como falta de assertividade e até mesmo menor capacidade de raciocínio lógico.
Nós sabemos que esse julgamento a partir da aparência não é justo. No entanto, independentemente da nossa opinião, ele acontece. Inclusive, é algo inconsciente.
Por isso, muitas pessoas que estão conscientes do poder que sua imagem exerce sobre os outros muitas vezes preferem fazer procedimentos que equilibram estes traços, como o preenchimento do queixo e maxilar.
Elas sabem que é mais fácil mudar a própria aparência do que uma questão que permeia o subconsciente nas outras pessoas. Então, para alcançar seus objetivos, elas estão dispostas a fazer pequenas adaptações.
Como aumentar a atratividade com o volume dos lábios?
Mais uma vez, o que vale não é a nossa opinião, e sim a Ciência. E os estudos demonstram que, quando a mulher apresenta alguns traços de jovialidade, as pessoas a avaliam como mais atraente.
Um desses traços de jovialidade é justamente um maior volume dos lábios. Ao longo dos anos, esse volume diminui, aumentando a percepção de idade.
Além disso, é comum mulheres mais jovens terem menos flacidez entre o nariz e o lábio, naquela extensão de pele que recebe o nome de filtro nasal.
Por isso, durante a juventude, é comum o filtro nasal puxar o lábio volumoso mais para cima, deixando a boca levemente entreaberta, revelando de relance os dentes.
Mais uma vez, com a idade, a pele desse filtro nasal se torna flácida. Portanto, ela já não puxa os lábios para cima. E eles, já não tão volumosos, acabam cobrindo completamente os dentes.
Por esse motivo, um dos procedimentos que pode tornar o rosto mais jovial e, consequentemente, mais atrativo, é o preenchimento labial.
Com o preenchimento, esse lábio recupera o volume e tem seu contorno superior destacado, o que reverte, em parte, o efeito do tempo.
Mesmo para quem ainda não sofre os efeitos da idade, o lábio fino e sem volume pode envelhecer a aparência e prejudicar a atratividade.
Então, nesses casos, mesmo que a falta de volume ocorra por razões genéticas, pode ser interessante realizar o preenchimento.
Você precisa ficar mais atraente?
Antes de terminarmos, é importante destacar que ninguém é obrigado a fazer nada para se tornar mais atraente. Afinal, a aparência não é o fator mais importante da vida.
Porém, o nosso papel é mostrar o que a Ciência indica. É sua escolha destacar e alterar determinadas características ou não.
No entanto, como já dizia John Wood, as coisas funcionam melhor para aqueles que tiram o melhor proveito de como as coisas funcionam.
Quem opta por não fazer nenhuma adaptação está em seu pleno direito, mas não vale reclamar de não obter o resultado que deseja.
E você, já fez algum desses procedimentos? Quer entender melhor o universo da beleza, estética e cirurgia plástica?
Então, não deixe de seguir os nossos perfis no Facebook e no Instagram. Assim, você não perde nenhuma das nossas publicações e novidades!
Deixe um comentário