Você também vive antenada às tendências em estética? Este é um mercado que cresce a cada ano, e no qual o Brasil sempre ocupa uma posição de destaque.
Com a evolução deste mercado, pudemos realizar grandes conquistas. O gerenciamento do envelhecimento está se tornando cada vez mais comum, ajustes corporais agora são mais acessíveis, entre tantos outros benefícios para o nosso bem-estar.
Mas, afinal, o que está bombando no mercado de estética agora em 2024? Isso é o que você vai descobrir neste post! Então, se você gosta de usar esses recursos para se sentir ainda mais bonita, não perca este artigo!
Tendências na estética: o que as pessoas querem em 2024?
Nós vamos, sim, falar dos procedimentos que estão em alta. Porém, antes de chegarmos a eles, precisamos destacar que aconteceram algumas mudanças relacionadas ao que as pessoas esperam dos serviços de estética.
Portanto, nós tivemos um momento em que muitas técnicas surgiram, foram testadas e se tornaram tendência, mesmo sem um grau de refinamento mais apurado.
Rostos muito modificados em harmonizações faciais, lábios de tamanhos exagerados devido ao preenchimento, efeito pillow face e sobrancelhas excessivamente arqueadas são alguns dos exemplos desses excessos que ocorreram no período de desenvolvimento dessas técnicas.
Hoje, com mais conhecimento sobre esses procedimentos, refinamento de técnicas e análise dos efeitos a longo prazo, as pessoas passam a buscar um resultado um pouco diferente.
Então, selecionamos algumas tendências em estética que se referem às mudanças na forma como os pacientes veem esses procedimentos:
Tendências em estética que corrigem com naturalidade
Nos últimos anos, diversos procedimentos estéticos se tornaram muito mais acessíveis. Isso teve um aspecto bastante positivo. Mas, por outro lado, muitas vezes era fácil perceber quem tinha realizado esses procedimentos.
Lábios exagerados, maxilares extremamente destacados e, principalmente, o pillow face se tornaram rapidamente alvo de críticas. Na cirurgia plástica, isso também aconteceu bastante, com rostos, olhos, bochechas e cantos de boca excessivamente esticados.
Atualmente, as principais tendências em estética vão no sentido contrário: corrigir o que incomoda o paciente, mas de forma natural.
Tendências em estética que mantêm a individualidade
Uma das principais críticas dos últimos anos, em relação aos procedimentos estéticos, foi a perda de características individuais.
As correções geralmente se baseiam em uma máscara de Phi, baseada no conceito de proporções áureas. Assim, os procedimentos deixavam os pacientes cada vez mais parecidos uns com os outros.
Hoje, os pacientes já não querem sair de um procedimento estético sentindo que se tornaram pessoas completamente diferentes. Eles desejam manter suas características individuais ou étnicas.
A harmonização facial, por exemplo, está deixando de inevitavelmente destacar as mandíbulas, deixando o rosto quadrado. Os pacientes querem manter a estrutura geral da face, seja o seu formato de rosto redondo, oval, hexagonal, em forma de coração….
Os profissionais também têm buscado não alterar traços herdados que caracterizam determinados grupos familiares. Assim, mesmo que o paciente tenha um aprimoramento da face, ele sai do consultório se parecendo consigo mesmo.
Por isso, neste momento, o refinamento das técnicas para que os traços sejam corrigidos sem perder suas características principais está entre as principais tendências em estética.
Aperfeiçoamento tecnológico para adequação individual
Nessa esteira da individualidade e personalização, também precisamos destacar que há necessidade de aperfeiçoamento tecnológico. Afinal, nem sempre é possível chegar ao resultado esperado se as técnicas ou tecnologias não permitem este grau de precisão.
Um bom exemplo de aperfeiçoamento tecnológico para respeitar as características individuais é a da indústria de próteses de silicone. Décadas atrás, o implante tinha tamanhos diferentes, mas possuía o mesmo formato.
Esta realidade ficou no passado. Hoje, existem diversos perfis de próteses diferentes, ou seja, formatos que possibilitam chegar ao resultado desejado por pacientes com os mais diferentes tipos de corpo.
Portanto, há perfis de próteses adequados para mulheres altas e de tronco largo, que precisam de um implante que se distribua horizontalmente na região peitoral.
Também há perfis de próteses que atendem às necessidades de mulheres com tronco bem estreito, que projetam os seios para a frente, mas possuem um diâmetro de base menor.
Existem até próteses como as de perfil super alto distendido, que adicionam um volume extra no polo superior da mama. Por isso, mulheres que desejam um colo mais marcado podem se beneficiar com este formato.
Este é um exemplo da área de cirurgia plástica. No entanto, trata-se de uma das tendências em estéticas mais importantes e tende a ser aplicadas a muitos outros procedimentos.
Gerenciamento do envelhecimento
Se, em algum momento, você acreditou no conceito de anti-aging, desculpe — você foi enganada! A única forma de não “ter idade”, que é não estar vivo e, definitivamente, isso não é o que queremos!
Hoje, de forma muito mais realista, as tendências em estética apontam para outro conceito: o gerenciamento do envelhecimento.
Portanto, sabemos que envelhecer é inevitável, mas é possível manejar uma série de fatores para adiar o surgimento de flacidez, rugas e outros sinais do tempo. Além de postergá-los, conseguimos reduzir o impacto da idade sobre a nossa aparência.
Tudo isso, ao contrário do que se pensava, não é um processo de fora para dentro. Existem procedimentos que atuam justamente em camadas mais profundas do rosto, restaurando a estrutura e promovendo a síntese de colágeno.
Não se trata de apenas disfarçar o prejuízo que o tempo causou, mas de gerenciar fatores que realmente tornam esse processo mais lento e menos degenerativo.
Tendências em estética para 2024: procedimentos em alta
Vamos, então, falar do que vocês mais gostam — os procedimentos em alta? Nós selecionamos algumas opções muito interessantes, tanto em termos de cirurgia plástica quanto de procedimentos. Confira!
Lifting sem cicatrizes aparentes
Existe uma nova técnica de lifting facial chegando ao Brasil: o Deep Plane Endoscópico. O cirurgião faz uma incisão na região temporal, dentro da área do cabelo. A partir desta abertura, ele desloca os ligamentos em plano profundo, usando a videocirurgia.
O fato de reposicionar as estruturas da face em um plano profundo torna os resultados mais naturais. Então, você percebe como a técnica está alinhada ao que falamos sobre a busca por naturalidade?
Com esta técnica, o médico não simplesmente estica a pele do paciente. Ocorre uma restauração do volume facial e um reposicionamento de tecidos. Assim, o rosto não fica repuxado, o que era um sinal bastante característico de liftings faciais.
Em alguns anos, é possível que este procedimento seja considerado uma evolução da cirurgia plástica facial, o que o coloca entre uma das principais tendências em estética.
Harmonização glútea tridimensional
Nos últimos anos, a harmonização glútea com bioestimuladores de colágeno se tornou uma realidade. Agora, com o conhecimento que se desenvolveu sobre esse procedimento, os profissionais estão se aperfeiçoando na obtenção de uma projeção, forma e simetria harmônicas, conforme o corpo de cada paciente.
Existe a expectativa tanto de novas formulações de preenchimentos quanto de associação de tecnologias. Ultrassom e laser são algumas das opções para estimular a produção de colágeno nos glúteos, deixando a região mais firme, projetada e empinada.
Depilação definitiva
Houve uma geração que se deparou, pela primeira vez, com a depilação a laser. Ela realmente destrói o folículo de muitos pelos, mas geralmente é preciso fazer algumas manutenções esporádicas.
Agora, é a vez da depilação definitiva usando a tecnologia do laser de diodo. Ela é uma das principais tendências em estética, pois promete um nível maior de eficácia, inclusive com mais segurança para pessoas com peles e pelos de cores mais variadas.
Hoje, a depilação a laser pode ser contraindicada para pessoas de pele preta, loiras ou ruivas, devido ao baixo contraste entre pele e pelo. O laser de diodo se propõe a solucionar este problema.
Uso de inteligência artificial
Diversos sistemas que utilizam a inteligência artificial para analisar a estrutura facial e as necessidades específicas de cada pessoa estão em desenvolvimento.
Portanto, a partir desta ferramenta, será possível orientar a realização dos procedimentos mais adequados para atingir o resultado desejado de forma personalizada, o que a torna uma das mais promissoras tendências em estética.
Foco em procedimentos não invasivos
Procedimentos não invasivos ou minimamente invasivos estão em alta e continuarão entre as principais tendências em estética. Portanto, criolipólise, radiofrequência e carboxiterapia tendem a ser cada vez mais utilizados para esculpir o corpo sem necessidade de cirurgia.
Bioestimuladores de colágeno
Eles não são uma novidade, mas continuam em alta. Afinal, hoje, sabemos que manter a pele produzindo colágeno melhora sua textura, espessura, evita a flacidez e torna a superfície mais firme e uniforme.
Os benefícios dos bioestimuladores estão se tornando cada vez mais claros e as opções de aplicação se aperfeiçoaram, levando a resultados de maior precisão.
Hoje, existem técnicas para utilizar bioestimuladores na face para melhorar a qualidade da pele da bochecha, têmporas e lateral do rosto. Também é possível melhorar o aspecto da pálpebra inferior com fios, volumizar discretamente e até alterar um pouco o formato do bumbum, entre muitas outras opções.
Tendências em estéticas: o que não é possível fazer
Apesar as muitas tendências em estética e dos grandes avanços desta área, existem algumas partes do corpo que continuam sem uma solução não-invasiva. Uma delas e, provavelmente, a principal, é a região dos seios.
A única solução para corrigir os seios — seja aumentar o volume ou deixá-los mais firmes — continua sendo a cirurgia plástica. É possível hidratar a pele e melhorar sua espessura com procedimentos estéticos, mas não fazer alterações realmente significativas.
E você, já conhecia essas tendências em estética? Gosta de saber mais sobre esta área? Então, siga nosso perfil no Instagram e acompanhe todas as novidades sobre beleza, saúde feminina, cirurgia plástica e silicone!
Deixe um comentário