Blog Silicone Center
  • Início
  • Quem somos
  • Categorias
    • Dicas e Truques
    • Pós-Operatório
    • Pré-Operatório
    • Próteses de Silicone
    • Temas Variados
  • Contato
  • Conheça o site
dez 26, 2023

|

Temas variados

Pequenos lábios: para que servem? Como saber se são normais?

Se fizéssemos um quiz sobre as diferentes partes da sua região íntima, quantos pontos você marcaria? Se você tem convicção de que tiraria 10, parabéns, porque a maioria das mulheres não sabe onde fica a vagina, pequenos lábios, clitóris…

Sim, esses números podem parecer absurdos, mas eles correspondem ao resultado de pesquisas feitas lá no Reino Unido. Na terra dos reis, rainhas e princesas, metade das mulheres não aponta o local correto da vagina em uma ilustração.

No Brasil, a situação não é muito diferente, embora faltem pesquisas mais extensas. A pesquisa mais recente foi feita em 2020. Nela, 400 mulheres de 16 a 45 anos precisavam responder algumas perguntas. Metade delas identificou de forma errada a vagina, confundindo-a com a vulva.

Se a vagina é tão pouco conhecida, imagine outras estruturas desta região como os pequenos lábios, grandes lábios, entrada da uretra e o tão negligenciado clitóris?

Por isso, neste blog, nós também falamos deste assunto. Neste post, por exemplo, você vai conhecer melhor os pequenos lábios, vai descobrir se eles são normais e o que acontece quando eles são alterados.

Ficou curiosa? Então, continue a leitura!

O que são os pequenos lábios?

Os pequenos lábios recebem o nome científico de labia minora. Eles são duas dobras estreitas de pele que se iniciam abaixo do prepúcio do clitóris e se estendem em direção à parte anterior do corpo.

Neste trajeto, eles circundam a entrada da uretra e também da vagina. Portanto, eles são extensos e uma estrutura importante da vulva.

Uma das características dos pequenos lábios é sua vascularização. Eles possuem uma quantidade imensa de vasos sanguíneos estreitos, os capilares, por onde circula muito sangue.

A aparência dos pequenos lábios varia bastante. Enquanto alguns são lisos, outros se mostram enrugados. A coloração também pode ser bem diferente e inclusive se modifica ao longo do tempo por influência de fatores hormonais.

Em algumas mulheres, os pequenos lábios têm realmente um tamanho reduzido, tornando-se pouco perceptíveis. Outras mulheres têm pequenos lábios volumosos e essa variação é bem-vinda, desde que não cause problemas funcionais.

Qual é a função dos pequenos lábios?

Os pequenos lábios têm diversas funções no aparelho genital. Veja a seguir:

Pequenos lábios protegem a entrada da vagina e uretra

A função principal dos pequenos lábios é proteger a abertura da vagina e da uretra. Assim, eles dificultam a entrada de bactérias e outros corpos estranhos.

Por isso, essa estrutura ajuda a evitar muitas infecções que poderiam atingir a vagina (e através dela, todo o sistema reprodutor) e a uretra (e por meio dela, todo o sistema urinário).

Pequenos lábios contribuem para a lubrificação

Os pequenos lábios estão ainda próximos das glândulas de Bartholin e Skene. Desta forma, eles ajudam a distribuir fluídos lubrificantes que mantêm o pH mais adequado a esta região, bem como a umidade equilibrada.

Durante a relação sexual, esses fluidos são ainda mais importantes. Afinal, sem lubrificação, o contato sexual seria doloroso, pois haveria um atrito muito grande entre o órgão masculino e a vagina.

Portanto, os pequenos lábios não são os únicos responsáveis pela lubrificação, mas eles contribuem para que ela ocorra, proporcionando mais conforto durante a relação sexual.

Pequenos lábios contribuem para o prazer sexual

Nós comentamos que os pequenos lábios são muito vascularizados, ou seja, possuem muitos vasos sanguíneos. Porém, não é só isso, eles também têm uma rica inervação.

Isso significa que, sob sua superfície, existe uma rede imensa de nervos, o que os torna muito sensíveis ao toque, pressão e temperatura.

Diferentemente de outras partes da vulva, os pequenos lábios não são cobertos por pele, e sim por uma mucosa. Os vasos sanguíneos presentes ali ficam cheios de sangue durante a estimulação sexual e por isso eles se dilatam (como o pênis) e se tornam ainda mais sensíveis ao prazer.

Essa sensibilidade faz com que os pequenos lábios sejam importantíssimos para o prazer sexual feminino, pois eles podem ser estimulados, produzindo excitação e até mesmo o orgasmo.

Qual é o tamanho ideal dos pequenos lábios?

Não existe um tamanho ideal para os pequenos lábios. Afinal, as variações são totalmente normais e não devem ser guiadas por um padrão.

Existem pequenos lábios finíssimos enquanto, em outras mulheres, eles podem alcançar até 5 cm de largura.

O que determina se o tamanho dos pequenos lábios é adequado ou se a mulher deve pensar em alterá-los se relaciona muito mais às questões funcionais do que estéticas.

Quando ocorre um crescimento realmente anormal dessas estruturas, a paciente pode receber o diagnóstico de hipertrofia dos pequenos lábios.

Para chegar a esse diagnóstico, o médico realiza uma avaliação extremamente criteriosa, que se baseia tanto em aspectos clínicos quanto nas preocupações pessoais da paciente.

Alguns sintomas que podem levar a esse diagnóstico são:

Desconforto ou dor

Muitas mulheres chegam ao consultório sem ter ideia de seu diagnóstico de hipertrofia dos pequenos lábios. Inclusive, várias delas não descobrem o problema na clínica de cirurgia plástica, e sim no ginecologista.

Essas mulheres, durante a anamneses, relatam problemas como dor e desconforto na região genital, e esses sintomas podem aparecer tanto no momento da relação sexual quanto em atividades cotidianas.

Algumas vezes, o desconforto aparece durante o exercício físico ou ao apenas usar uma calça justa, por exemplo. Não é incomum esse atrito frequente causar irritações crônicas e lesões, que podem servir de porta de entrada para bactérias, causando infecções.

Dificuldades na higiene íntima

Desde bebês, as mulheres têm dificuldade com a higiene da região íntima. Afinal, sua vulva possui muitas dobrinhas, retém umidade e está mais sujeita a infecções por fungos e bactérias.

Quem já trocou bebês de sexos diferentes sabe muito bem do que estamos falando. A limpeza do menino é muito mais fácil. A da menina, exige mais atenção e cuidado com os detalhes.

Na vida adulta, essa dificuldade permanece. Porém, com mais conhecimento sobre sua região íntima, a mulher consegue fazer uma limpeza eficiente.

No entanto, se ela tem atrofia dos pequenos lábios, os sulcos se tornam mais profundos, o que favorece a retenção de umidade e proliferação de bactérias.

Problemas funcionais

A hipertrofia dos pequenos lábios pode interferir na funcionalidade da região genital. Assim, a mulher pode ter alguns desconfortos ao urinar, bem como durante o sexo.

Como o médico diagnostica a hipertrofia dos pequenos lábios?

Quando a paciente apresenta algumas das dificuldades funcionais que mencionamos no tópico anterior, o médico levanta a hipótese de uma possível hipertrofia nos pequenos lábios.

Para confirmar ou descartar esta hipótese, ele realiza alguns procedimentos e utiliza determinados critérios de avaliação:

Avaliação Clínica

Inspeção visual e medição

Durante o exame físico, o médico realiza uma inspeção visual dos pequenos lábios. Ele observa a forma dessas estruturas e, muitas vezes, mede sua extensão e largura.

Em alguns casos, as medidas são anotadas para documentar o tamanho e a forma dos lábios. Esse registro é importante caso o médico e a paciente decidam observar a evolução do quadro antes de definirem um tratamento.

Afinal, o tamanho dos pequenos lábios pode variar em algumas situações específicas, em que os hormônios atuam e geram desde pequenas alterações até mudanças mais significativas.

Alguns desses eventos são a puberdade, gravidez, uso de anticoncepcionais, terapias hormonais e menopausa.

Outras vezes, essas medições têm o objetivo de comparação com médias populacionais que ajudarão a definir um diagnóstico. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Comparação com médias populacionais

Como já falamos, não existe um tamanho padrão para os pequenos lábios. Porém, a comparação com a média populacional pode ajudar a definir um diagnóstico.

Com a análise desses dados, é possível estabelecer um intervalo médio. Volumes que saem muito desta curva de normalidade e causam prejuízo funcional à paciente talvez sejam um indicativo da necessidade de cirurgia.

Assimetria

A assimetria entre os pequenos lábios pode ser considerada normal. Aliás, a assimetria está presente em todo o nosso corpo.

Porém, quando a diferença é excessiva, causa desconforto físico ou preocupações estéticas à paciente, isso pode ser um fator contribuinte para o diagnóstico de hipertrofia.

Fatores psicológicos

Além das características físicas, alguns fatores psicológicos podem determinar o diagnóstico da hipertrofia dos pequenos lábios:

No diagnóstico de hipertrofia, o médico não pode negligenciar a avaliação psicológica. Afinal, algumas mulheres sentem um impacto negativo na autoestima, imagem corporal e bem-estar devido a esta diferença.

Motivação para a cirurgia

Quando uma paciente procura o médico para realizar esta cirurgia, o médico deve conversar abertamente e procurar descobrir suas motivações e expectativas.

Aliás, isso faz parte do protocolo para a realização de qualquer cirurgia plástica. O médico não opera pacientes que tenham expectativas irreais quanto ao resultado da cirurgia ou de seus efeitos em sua vida.

Portanto, a paciente pode querer reduzir o tamanho dos pequenos lábios porque eles causam dor durante o sexo, mas o médico não promete que ela chegará ao orgasmo em todas as relações, pois isso depende de inúmeros fatores.

E quando a paciente não tem hipertrofia, mas outros problemas?

Embora a hipertrofia dos pequenos lábios seja a causa mais comum da busca por cirurgia íntima para correção desta região, ela não é o único problema possível.

Algumas mulheres, seja devido à idade ou por passarem por processos de grande emagrecimento, têm uma flacidez significativa na vulva, causando tantos prejuízos funcionais quanto a hipertrofia.

Portanto, nesses casos, a indicação também pode ser a cirurgia plástica íntima. A labioplastia ou ninfoplastia costuma ser a solução, pois elimina tanto o excesso de tecido quanto de pele dos pequenos lábios.

E você, identificou algum desses sinais? Sente desconforto, dores durante o sexo e talvez uma dificuldade de acesso ao clitóris e outras estruturas da vulva?

Então, não perca tempo. Procure um médico especialista para uma avaliação completa e restaure seu bem-estar. Acesse nossos canais e agende agora mesmo a sua consulta.

Posts Relacionados:

  • mulher loira sorrindo com as mãos no rosto
    Estética facial: 7 novidades imperdíveis!
  • Ilustração mostrando o orgão reprodutor feminino
    Anatomia genital: verdades e mentiras sobre a região íntima
  • Imagem de uma mulher com uma expressão pensativa
    Plástica íntima: quais são as indicações?
  • higiene-intima
    Higiene íntima: fatos e mitos sobre tudo que você…

Categorias

  • Dicas e Truques
  • Pós-Operatório
  • Pré-Operatório
  • Próteses de Silicone
  • Temas Variados

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Assine nossa Newsletter

    • Facebook
    • Instagram
    • TikTok
    • YouTube

Conteúdo

  • Dicas e Truques
  • Pós-Operatório
  • Pré-Operatório
  • Próteses de Silicone
  • Temas Variados
  • Glossário

Sobre a empresa

  • Site oficial
  • Quem somos
  • Nossas unidades
  • Entre em contato

Com mais de 20 anos de experiência, a clínica Silicone Center foi fundada por profissionais com o objetivo de oferecer o procedimento de inserção de prótese de silicone com valores mais acessíveis. Por essa razão, a Clínica Silicone Center se destaca pela modernidade de suas técnicas que possibilitam um procedimento de qualidade, uma rápida recuperação e transforma o seu sonho em realidade! Clique AQUI e saiba como a Silicone Center pode tornar seu sonho realidade!

Responsável Técnico:

Dr Wagner Montenegro | CRM 51.769 | RQE 14.692/14.693

Venha conhecer o Silicone Center

Conheça todas as unidades

Agende sua consulta

Copyright © 2024 Silicone Center

Desenvolvido por