Para quem não nasceu com o privilégio de um narizinho arrebitado, resta a pergunta: como empinar o nariz?
Até pouco tempo atrás, a única solução era a cirurgia plástica e não podemos negar que, em muitos casos, ela continua sendo a melhor alternativa.
Porém, se você não quer um procedimento definitivo ou deseja testar opções antes de mergulhar de cabeça em mudanças permanentes no rosto, também existem alternativas.
Vamos falar sobre as principais neste post, explicando quais são os prós e contras de cada uma delas. Continue a leitura e confira!
Como empinar o nariz com rinomodelação
A rinomodelação é um procedimento estético, com resultado temporário. Portanto, ele é ideal para quem quer fazer uma espécie de “test-drive” com um novo modelo de nariz.
Neste procedimento, o profissional utiliza preenchedores, principalmente o ácido hialurônico, para volumizar o nariz de forma estratégica, proporcionando harmonia e melhorando seu contorno.
Para fazer a rinomodelação, o paciente não precisa passar por uma cirurgia. Aliás, esse é uma das principais vantagens do procedimento. A aplicação acontece no próprio consultório, com anestesia tópica.
Após a anestesia, o profissional utiliza seringas e cânulas para injetar ácido hialurônico no nariz do paciente.
Então, se ele tem aquele osso saltado no meio do nariz, por exemplo, aplica-se o preenchedor a partir deste local até a ponta, nivelando o dorso.
Para que a ponta fique mais empinada ou para formar uma leve curvatura ascendente, basta ir aplicando o ácido hialurônico ponto a ponto e modelando, até chegar ao resultado esperado.
Assim que o profissional termina a aplicação, a pessoa retorna às suas atividades normais. O nariz fica um pouco inchado nos primeiros dias e pode apresentar vermelhidão, mas logo esses incômodos passam.
Parece um milagre alterar o nariz desta forma, não é mesmo? Um procedimento rápido, sem anestesias, internações e pós-operatório… Quem não deseja esses benefícios?
No entanto, este procedimento também tem algumas desvantagens. Uma delas é que não é possível reduzir nenhuma parte do nariz. A harmonização se faz pelo aumento, e não pela diminuição.
Portanto, se a pessoa tem um nariz pequeno e curvado para baixo, é possível nivelar o dorso e até deixá-lo levemente ascendente sem desequilibrar a proporção com o rosto.
Porém, se o nariz é grande, este procedimento o deixaria maior ainda. Então, neste caso, não seria uma boa indicação.
Outra desvantagem deste procedimento é sua duração. Ao longo dos meses, o organismo absorve o ácido hialurônico e, para manter o resultado, é necessário reaplicar o produto periodicamente.
Como empinar o nariz com lifting de fios de PDO
A técnica de lifting de nariz com fios foi desenvolvida recentemente. Seu objetivo é justamente se tornar uma alternativa para quem deseja remodelar o nariz, mas foge de anestesia e bisturi.
Neste procedimento, a proposta é alterar o formato do nariz por meio de tração e também de contrações do tecido causadas por uma inflamação controlada.
Imagine, por exemplo, que um paciente queira empinar o nariz. Sua ponta é um pouco caída e o objetivo é, novamente, formar uma curva levemente ascendente.
Inclusive, antes de continuarmos, é importante fazermos uma observação sobre o nariz empinado e a curvatura ascendente. Esse é um formato de nariz tipicamente feminino. Os homens sempre pedem um dorso reto, que passa essa ideia de masculinidade.
Voltando ao procedimento, o profissional analisa o nariz da cliente e identifica de que forma ela poderia tracionar a região próxima à ponta para cima.
Ele desenha uma espécie de rede e, com uma cânula, passa os fios por baixo da pele, tracionando os tecidos para cima até chegar ao resultado desejado.
Assim como a rinomodelação, o paciente volta às suas atividades logo após o lifting de nariz com fios de PDO. Não há pós-operatório, embora a região fique inchada e possa apresentar pequenos hematomas.
Os profissionais adeptos a esta técnica destacam ainda que este procedimento pode afinar o nariz. Isso ocorreria porque os fios, ao atravessarem os tecidos, provocam uma inflamação controlada.
Como resposta a esta inflamação, o corpo desencadearia uma série de reações no local, incluindo a contração da pele e outros tecidos, afinando a área.
Mais uma vez, essa alternativa parece vantajosa. No entanto, precisamos destacar que, assim como o preenchedor, o efeito dos fios de PDO também é temporário, pois o corpo absorve os fios.
Além disso, existe a possibilidade de eventos adversos, como a formação de fibroses, bem como uma margem de imprevisibilidade para os resultados.
Como empinar o nariz com fios de nylon
Agora que você já entendeu como empinar o nariz com rinomodelação e também com fios de PDO, chegou a hora de conhecer uma terceira alternativa: o lifting de nariz com fios de nylon.
O princípio é o mesmo do lifting com fios de PDO: tracionar determinadas partes do nariz, alterando seu formato e, além disso, causar uma contração por meio de um processo inflamatório intencional.
Esta técnica também costuma ser chamada de rinoplastia com fios e rinomodelação estruturada. Ela promete um resultado duradouro, pois os fios de nylon não são absorvidos pelo corpo, como acontece com os de PDO.
Porém, será que este tipo de lifting é realmente vantajoso? Aparentemente, sim. Novamente, a promessa é remodelar o nariz sem cortes, sem cirurgia, sem anestesia e sem pós-operatório.
No entanto, o procedimento tem uma série de limitações. A primeira delas é o fato de que não se aplica a pessoas com narizes grandes, que precisam de uma redução significativa de largura ou altura deste traço.
O segundo ponto é a imprevisibilidade dos resultados. É fato que a aplicação dos fios causa uma contração nos tecidos, mas é impossível saber qual será a extensão desta retração.
Assim, uma pessoa pode ter uma contração muito pequena, insuficiente para chegar ao resultado que ela deseja. Em outras, a contração pode ser exagerada, causando uma alteração inesperada no nariz.
Finalmente, assim como os fios de PDO, os fios de nylon podem causar uma fibrose no local da aplicação. Isso ocorre porque, ao formar uma cicatriz nesta lesão, o corpo pode produzir colágeno em excesso e de forma desordenada.
E como você pode imaginar, ficar com a pele do nariz irregular, ondulada e com nódulos causa um incômodo estético muito grande, visto que este traço ocupa uma posição de grande destaque no rosto.
Como empinar o nariz com cirurgia plástica
Finalmente, vamos falar sobre como empinar o nariz com a rinoplastia, a cirurgia plástica que corrige este órgão tanto no aspecto estético quanto funcional.
Afinal, existem pessoas que fazem rinoplastia para deixar o nariz mais bonito. Outras, por sua vez, corrigem problemas como desvio de septo, que causam impacto à sua saúde e qualidade de vida.
Diferentemente das alternativas anteriores, a rinoplastia é definitiva. Depois da cirurgia, a pessoa não precisa retocar o procedimento periodicamente.
Também de forma diferente dos outros procedimentos, a rinoplastia mexe com a estrutura do nariz. Portanto, o médico pode colocar, retirar ou remodelar ossos, cartilagens, pele e assim por diante.
Justamente por alterar a estrutura do nariz, a rinoplastia atende tanto pessoas com narizes pequenos, que podem aumentá-lo para chegar a uma imagem harmônica, quanto pacientes com narizes grandes, que precisam reduzi-los.
Portanto, enquanto a rinomodelação adiciona volume à ponta do nariz para deixar seu dorso reto, a rinoplastia retira o trecho de osso que torna o nariz curvo, sempre mantendo a proporção mais adequada ao rosto do paciente.
A única desvantagem da rinoplastia é o fato de ser uma cirurgia. Então, tem anestesia, tem incisão e pós-operatório. No entanto, o resultado é bastante satisfatório, principalmente para quem deseja saber como empinar o nariz com segurança.
A cirurgia costuma ter um resultado tão satisfatório que é uma das mais realizadas no mundo, proporcionando autoestima tanto para homens quanto mulheres.
Qual desses procedimentos escolher para empinar o nariz?
A princípio, não existe um certo ou errado, exceto quando o problema estético do paciente não corresponde à indicação daquele procedimento.
Então, se a pessoa tem um nariz grande, como já mencionamos em outros exemplos, não adianta tentar corrigir sua curvatura com rinomodelação. Neste caso, o nariz ficará ainda maior.
Havendo indicação para o procedimento, o critério de escolha está relacionado às vantagens e desvantagens interessantes para cada pessoa. Portanto, esse critério é muito individual.
Para alguns, a prioridade é uma alteração momentânea no nariz, que possa desaparecer com o tempo ou ser revertida por meio de procedimentos estéticos, caso ela se frustre com o resultado.
Neste caso, um preenchimento com ácido hialurônico ou fios de PDO poderia atender esta necessidade, pois ambos são temporários. Tanto um quanto outro são absorvidos e, no caso do ácido hialurônico, é possível eliminá-lo com hialuronidase.
Já para uma pessoa que deseja um resultado permanente e previsível, a melhor opção é, sem dúvida, a cirurgia plástica. Somente ela proporciona este nível de segurança.
Seja qual for a sua escolha a respeito de como empinar o nariz, o mais importante é escolher um profissional qualificado para orientar sua decisão e realizar o procedimento.
Afinal, se você tiver um profissional sério e competente nesta jornada, ele apontará todos os caminhos possíveis de acordo com suas necessidades e a indicação do procedimento.
Além disso, você terá a certeza de que a técnica utilizada será impecável e que o ambiente do procedimento estará adequado a todas as normas indispensáveis para a segurança e bem-estar do paciente.
E então, se você tivesse que decidir como empinar o nariz, qual desses procedimentos escolheria? Conta pra gente nos comentários.
Deixe um comentário