Do contrário que muitas pessoas pensam, a cirurgia para colocar silicone e dar volume aos seios é um procedimento bastante simples e com poucas chances de complicações.
Inclusive, seguindo à risca todas as recomendações médicas, a recuperação costuma ser muito rápida, se comparada a outras cirurgias plásticas, e pouco tempo após a cirurgia você poderá sair para exibir seu novo corpo!
Duvida? Entenda em nosso artigo de hoje um pouco mais sobre como funciona a cirurgia de aumento de mama e em quanto tempo você terá alta para voltar para casa.
O que é mamoplastia de aumento?
A mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica que tem como objetivo dar mais volume aos seios.
Então, para isso, o médico insere próteses de silicone nas mamas da paciente, proporcionando um resultado previsível e definitivo.
Onde a cirurgia de aumento de mama é realizada?
A cirurgia para colocar silicone é considerada como um procedimento de pequeno porte e de curta duração. Isso significa que ela pode ser realizada tanto no ambiente hospitalar quanto na modalidade hospital-dia.
Logo, a grande diferença da realização da mamoplastia de aumento nos dois locais é a segurança do paciente, já que na modalidade hospital-dia não é necessário um tempo longo de internação. Isso reduz o risco de infecção hospitalar e a possibilidade de complicações.
Além disso, é importante se certificar de que a opção escolhida conte com médicos capacitados, equipamentos e infraestrutura para casos de emergências.
Quanto tempo dura uma mamoplastia de aumento?
Como dissemos, o implante de silicone é uma cirurgia bastante rápida e tranquila.
Então, de forma geral, ela dura entre 60 e 90 minutos apenas, o que significa que a sua alta do hospital ou da clínica também não vai demorar muito!
Quanto tempo depois poderei voltar para casa?
Quando falamos que a realização do procedimento é simples e rápida, não estávamos exagerando!
Isso porque a grande maioria das pacientes que passam pelo procedimento recebe alta após 6 horas do fim da cirurgia.
Isso acontece porque a tecnologia está muito evoluída, assim como os procedimentos para a colocação das próteses.
Deste modo, os médicos especializados conseguem colocar o silicone e modelar as mamas de maneira rápida e sem complicações, possibilitando que você possa voltar para casa no mesmo dia.
Além disso, é importante dizer que seguir todas as recomendações do seu médico para que o seu pós-operatório seja tranquilo é de extrema importância.
Então, mesmo que você se sinta bem o suficiente para sair para jantar, tome cuidado com os movimentos e sempre prefira ficar de repouso para que a cicatrização seja rápida e as mamas desinchem o mais breve possível.
Terei dores no pós-operatório da mamoplastia de aumento?
Atualmente, a paciente tem uma série de recursos para não sentir dor na mama no pós-operatório da mamoplastia de aumento.
Primeiramente, o médico receitará analgésicos que minimizam o desconforto. Dessa maneira, ele possibilita uma boa recuperação.
Além disso, existem outros cuidados para prevenir dores. Veja a seguir:
Uso do sutiã pós-cirúrgico
A paciente deve estar consciente de que precisará utilizar o sutiã pós-cirúrgico.
Afinal, esta peça exerce uma compressão moderada sobre os seios e deve ser usada o tempo inteiro, até mesmo para dormir. A única exceção é o momento do banho.
Isso porque o sutiã pós-cirúrgico tem vários benefícios: ele reduz o inchaço e minimiza o desconforto.
Ainda é importante destacar outra vantagem. A peça ajuda a modelar as mamas nesse período de recuperação.
Finalmente, o fato de exercer compressão faz com que as mamas recém-operadas fiquem estabilizadas o tempo inteiro.
Deste modo, os tecidos que foram descolados durante a cirurgia permanecem unidos mesmo quando a paciente executa os movimentos do dia a dia.
Portanto, o sutiã evita dores e facilita a cicatrização, tornando a recuperação muito mais rápida.
Repouso durante o pós-operatório
Também não podemos nos esquecer dos cuidados relativos a esse período. A volta às atividades deve ser gradual, respeitando o tempo do pós-operatório.
Inclusive, nos 15 primeiros dias, a paciente não deve levantar os braços acima da altura do ombro.
A paciente só pode voltar a dirigir depois de 20 dias. Também não deve carregar peso, realizar esforço e praticar exercícios.
É fundamental, portanto, que a paciente se programe com antecedência para fazer a cirurgia em um período em que possa cumprir o repouso.
Assim, ela poderá se afastar do trabalho e atividades que exigem esforço, além de contar com ajuda para tarefas domésticas e para higiene pessoal durante a mamoplastia de aumento pós-operatório.
O que evitar no pós-operatório da mamoplastia de aumento
Excesso de esforço físico
Se a paciente não cumpre o repouso corretamente e realiza esforço físico, ela prejudica sua recuperação de várias formas. Isso porque pode haver uma tensão na região da incisão, provocando a ruptura dos pontos.
Além disso, o esforço prejudica a cicatrização interna dos tecidos e a aderência da prótese. Assim, a paciente terá uma recuperação demorada e dolorida, além de riscos como o deslocamento do implante.
Permanecer na mesma posição por muito tempo
Embora a paciente precise de repouso, ela deve se movimentar com cuidado dentro de casa.
Afinal, o movimento é fundamental. Ficar em uma mesma posição por muito tempo provoca dores em outras partes do corpo e dificulta a circulação sanguínea, acarretando complicações.
Dormir de lado ou de bruços
Para facilitar a cicatrização, as mamas precisam ficar muito estáveis durante a recuperação mamoplastia de aumento.
Assim, a paciente precisa evitar posições em que os tecidos internos e externos se descolem, prejudicando a cicatrização.
Isso é o que acontece quando a paciente se deita de lado, por exemplo. A força da gravidade promoverá um deslocamento lateral tanto dos tecidos quanto da prótese.
Quando ela fica de bruços, a situação é ainda pior. O peso do corpo pressiona a região operada, podendo causar uma série de transtornos como o rompimento dos pontos, deslocamento da prótese, etc.
Exposição ao sol após a mamoplastia de aumento
Para colocar a prótese, o médico precisará realizar alguns cortes internos e externos. Por isso, a paciente fica com alguns hematomas depois da cirurgia, que passam com o tempo.
No entanto, a luz funciona como um “revelador fotográfico”, que fixa as manchas na pele. Assim, a exposição ao sol pode tornar essas marcas permanentes.
Além disso, o excesso de calor provocará inchaço nas mamas e pode facilitar sangramentos.
Consumo de bebidas alcoólicas
O álcool provoca inchaço no corpo, sendo que sua prioridade no pós-operatório é promover a eliminação de líquidos.
Além disso, o álcool aumenta as possibilidades de sangramento, a sensibilidade à dor física e resseca a pele.
Dessa forma, a região que foi esticada para abrigar a prótese de silicone pode ser prejudicada e aumentar as chances de desenvolver estrias.
Finalmente, a interação do álcool com medicamentos é extremamente perigosa. Ele corta o efeito de algumas substâncias e pode até torná-las prejudiciais à saúde.
Consumo de cigarros
Além de conter muitas toxinas e favorecer o surgimento da trombose, o cigarro dificulta a circulação sanguínea. Ele reduz a quantidade de oxigênio e nutrientes que as células recebem, prejudicando a cicatrização.
Alimentação desbalanceada após a mamoplastia de aumento
O corpo precisa de nutrientes que ajudem na recomposição dos tecidos e cicatrização. Por isso, é fundamental consumir proteínas saudáveis, além de muitos vegetais e frutas que ajudam a combater o inchaço.
Por outro lado, a paciente deve evitar comidas gordurosas, açúcar, café e refrigerantes. Eles facilitam a retenção de líquidos (inchaço) e dificultam a nutrição celular.
Higiene inadequada
Higiene inadequada cria a oportunidade para o surgimento de infecções. Elas podem tomar uma proporção grave e comprometer a cicatrização e o resultado da cirurgia.
Por isso, é fundamental seguir as orientações do seu médico quanto ao banho, troca de curativos, etc.
Medicações que podem interferir na recuperação ou em associação à anestesia
Existem medicamentos que podem dificultar a coagulação do sangue ou gerar uma interação perigosa com a anestesia.
Por essa razão, eles devem ser suspensos antes e depois da cirurgia de silicone. Converse com seu médico e siga as orientações dele.
Em que casos os médicos não recomendam a mamoplastia de aumento?
O único objetivo desta cirurgia é o aumento da mama. Portanto, ela é altamente indicada para mulheres cujo único incômodo estético é o tamanho dos seios.
Porém, essa cirurgia não é indicada quando a mulher possui outros tipos de seios, como seios caídos. Nesses casos, o médico precisa retirar o excesso de pele para eliminar a flacidez..
Ficou com alguma dúvida sobre como funciona a cirurgia para colocar silicone? Quer saber mais sobre como aumentar os seios de forma definitiva? Deixe sua pergunta abaixo e teremos prazer em lhe responder.
Gostou deste post ? Leia mais no Blog da Silicone Center sobre o assunto ou visite nossa página no Facebook.
Deixe um comentário